
Sendo a cozinha um dos locais que mais exigem proteção em centros comerciais, centro de alimentações, hospitais, escolas, hotéis e principalmente restaurantes.
Devido ao ritmo acelerado de trabalho, e por existir diversos fatores de risco, como chamas, equipamentos que funcionam em altas temperaturas, utilização de gorduras e materiais combustíveis, as cozinhas acabam se tornando um ambiente perigoso e constantemente suscetível ao incêndio.
O fogo pode ter início em um pequeno aparelho ou duto de uma das coifas e espalhar-se rapidamente por todo o ambiente sem que seja percebido, causando sérios transtornos.
O sistema de extinção para cozinhas assegura a proteção contra incêndio em toda a cozinha, incluindo os dutos de exaustão e filtros dos exaustores.
Mas como escolher o sistema ideal para a proteção da sua cozinha?
Aqui vamos lhes apresentar e comparar as diferenças entre dois sistemas de supressão com agente extintor Saponificante: Ansul R-102 e o Ansul Kitchen Knight II.
Sistema Kichen Kninght II
Sobre o sistema
O Sistema de supressão de incêndio KITCHEN KNIGHT II, do fabricante Ansul, é uma solução pré-projetada para proteção em coifas e dutos de ventilação. O sistema é projetado para maximizar a proteção contra riscos, a confiabilidade e a eficiência da instalação.
A ativação automática ou manual do sistema libera um acelerador e ocorre a descarga da solução de carbonato de potássio protegendo a área na forma de gotículas finas para suprimir o fogo e ajudar a evitar nova ignição após a conclusão da descarga.
Características
- UL e ULC aprovado
- Está em conformidade com o padrão NFPA 17A e 96
- Atende aos requisitos dos Oficiais de Construção e Código Administradores (BOCA)
- Atende aos requisitos do Código Internacional de Construção (IBC)
- Aprovado pelo Corpo de Bombeiros de Nova York por Certificado de Aprovação (COA) # 5719
- Marcado CE
Operação de sistema
O sistema de supressão de incêndio KITCHEN KNIGHT II foi projetado para proteger o exaustor da cozinha, o plenum, duto de exaustão, filtros de gordura e utensílios de cozinha (como fritadeiras, grelhadores, fogões, fornos e grelhadores) de incêndios em óleos e gorduras.
O versátil e moderno sistema conta com ligação fusível automática com capacidade de ativação dupla e independente ou liberação manual, fornece proteção eficiente e confiável no momento em que um incêndio é detectado.
Uma vez iniciado, o produto químico úmido pressurizado do agente extintor descarrega uma solução de carbonato de potássio, através de uma rede de tubulação pré-projetada e fora do bocal de descarga.
O padrão de descarga de produto químico úmido é mantida por um período de tempo para garantir a supressão e inibir re-ignição. A capacidade expandida fornece atuação manual remota, desligamento do equipamento de gás e desligamento do sistema elétrico.
Um cartucho de dióxido de carbono deve ser usado como dispositivo de liberação pneumática para o sistema. O cartucho deve ser uma parte integrante do conjunto da cabeça de controle.
O cilindro de armazenamento de produtos químicos deve ser com classificação DOT para pressão armazenada de 225 psig (15,5 bar) e um manômetro deve ser fornecido na válvula do cilindro para inspeção visual.
O sistema deve ser capaz de atuação automática e manual. A atuação automática deve ser fornecida por um número apropriado de detectores de ligação fusível montados em série em uma linha de entrada de fio de aço inoxidável para a cabeça de controle.
A atuação manual deve ser fornecida girando uma alça na tampa da cabeça de controle do cilindro, se disponível, e / ou remotamente por uma estação manual operada por cabo com uma linha de aço inoxidável, dedicada, conectada entre a estação manual e o mecanismo da cabeça de controle.
O sistema deve ter sido testado de acordo com o Padrão UL para Sistemas de Extinção de Incêndio para Proteção de Área de Cozinha de Restaurante, UL300, e listado por Underwriters Laboratories, Inc.
Ele deve ser instalado de acordo com os padrões da National Fire Protection Association, NFPA 17A Standard for Wet Chemical Systems e NFPA 96 Standard para Controle de Ventilação e Proteção contra Incêndio de Operações de Cozinha Comercial, e está em conformidade com todos os códigos e padrões locais e / ou estaduais.
A faixa de temperatura de operação da PYRO-CHEM KITCHEN O sistema KNIGHT II é de 32 ° F a 120 ° F (0 ° C a 49 ° C).
Ansul R-102
O sistema de supressão de chamas para restaurante ANSUL R-102 é um sistema automático, pré-projetado e fixo, indicado para proteger as áreas associadas a equipamentos de ventilação, como coifas, dutos, plenum e filtros.
O sistema também protege os equipamentos de extração de gordura auxiliar e os equipamentos de cozinha, como fritadeiras, grelhas, fogões; grelhas verticais, a carvão natural ou assadeiras; e grelhas elétricas, de pedra vulcânica, à lenha ou a gás.
O sistema é ideal para uso em restaurantes, hospitais, casas de repouso, hotéis, escolas, aeroportos e outras instalações similares.
O uso do sistema R-102 é limitado a aplicações internas ou locais que fornecem proteção contra intempéries, dentro das limitações de temperatura testadas. Os conjuntos regulados de liberação e tanque devem ser montados em uma área onde a temperatura do ar não fique abaixo de 0 °C (32 °F) ou exceda 54 °C (130 °F).
O sistema deve ser projetado e instalado dentro das diretrizes do Manual de projeto, instalação, recarga e manutenção listados na UL/ULC.
Características:
- Agente de pH baixo
- Design comprovado
- Operação de cartucho de gás confiável
- Aparência atraente
- Listados na UL – Atende aos requisitos da UL 300
- Listados na ULC – Atende aos requisitos de ULC/ORD-C1254.6
- Marcação CE
Operação de sistema:
O sistema de supressão de chamas para restaurantes é regulado por pressão, operado por cartucho, com agente químico úmido e pré-projetado, com uma rede de distribuição de bocais fixos. Ele está listado em Underwriters Laboratories (UL/ULC).
O sistema é capaz de detecção e atuação automáticas, bem como acionamento manual remoto. Equipamentos adicionais estão disponíveis para a construção de conexões de painel de alarme de incêndio, desligamento elétrico e/ou interface, e aplicações de fechamento de linha de gás mecânica ou elétrica.
A parte de detecção do sistema de supressão de chamas permite a detecção automática por meio de conexões de fusível específicas de liga com classificação de temperatura, que se separam quando a temperatura excede a classificação da conexão, permitindo uma liberação regulada.
Um guia do proprietário do sistema está disponível contendo informações básicas relativas à operação e à manutenção do sistema. Um manual técnico detalhado, incluindo descrição do sistema, projeto, instalação, instruções de recarga e reinicialização e procedimentos de manutenção, está disponível para pessoas qualificadas.
A instalação e a manutenção do sistema são feitas por distribuidores autorizados treinados pelo fabricante.
O sistema básico consiste em um conjunto de liberação regulada AUTOMAN, que inclui um mecanismo de liberação regulada e um tanque de armazenamento de agentes químicos úmidos alojado dentro de um único gabinete. Bocais com tampas de descarga, detectores, cartuchos, agentes e cotovelos de polia são fornecidos em pacotes separados e nas quantidades necessárias para arranjos do sistema de supressão de chamas.
O equipamento adicional inclui uma estação de acionamento manual remota, válvulas de gás mecânicas e elétricas e interruptores elétricos para equipamentos automáticos e fechamento de linha de gás. Quando necessário, acessórios podem ser adicionados, como alarmes, luzes de advertência, às instalações.
Tanques adicionais e equipamentos correspondentes podem ser usados em vários arranjos para permitir uma cobertura de risco
maior. Cada tanque é limitado a uma quantidade máxima listada de números de fluxo.
Conclusão:
Através das características apontadas acima, concluímos que ambos os sistemas têm sua eficácia garantida para a detecção e supressão, os dois atendem os requisitos da UL-300, NFPA 17A e 96.
Podemos notar algumas diferenças pontuais, como por exemplo, quando comparamos a faixa de temperatura de operação, sendo:
Kitchen Knight II = de 0 ° C à 49 ° C
ANSUL R-102 = de 0 °C à 54 °C.
O Kitchen Knight II tem um custo benefício de aquisição um pouco melhor, em torno de 25% mais barato que o R-102.
Essa diferença se deve a alguns pontos importantes:
- Os cilindros do Kitchen Knight II, são pressurizados de fábrica e carregados com saponificante a base de carbono de potássio, que por sua vez, é um agente químico NÃO biodegradável, ou seja, não se decompõem naturalmente;
- O carbono de potássio é um agente químico um pouco mais alcalino que o acetato de potássio, agente que compõe o Ansul R-102;
- O Acetato de potássio é biodegradável em até 5 dias.
Essas particularidades entre os sistemas justificam a diferença de valores entre os produtos.