CASE DE SUCESSO - VALE S.A.

Case de Sucesso Vale SA Projeto de Combate a Incêndio vale logo 1 e1615231412418

ESTUDO DE CASO

A Vale é uma mineradora multinacional brasileira e uma das maiores operadoras de logística do país. É uma das maiores empresas de mineração do mundo e também a maior produtora de minério de ferro, de pelotas e de níquel.
A empresa também produz manganês, ferroliga, cobre, bauxita, potássio, caulim, alumina e alumínio. Um dos valores da Vale é “A vida em primeiro lugar” e “Fazer acontecer“ e é aqui que a Chamatex em parceria com a Elfire entra na história dessa multinacional: salvando vidas, protegendo patrimônio e consequentemente mantendo o ritmo de produção.

Case de Sucesso Vale SA Projeto de Combate a Incêndio salobo release2

Soluções em Engenharia de Incêndios

Todo avanço que já tivemos na área de incêndios, se deve ao uso de inteligência, melhoria e inovação na fase de projeto. Um projeto bem feito, protegerá contra as tragédias de um incêndio (mortes e perdas materiais) e também economizara uma grande quantidade de recursos para a empresa. A Chamatex em parceria com a Elfire já desenvolveu para a Vale S.A., 59 projetos de detecção, alarme e supressão de incêndios, agregando eficiência e custo benefício com inteligência e inovação para subestações elétricas em alvenaria, estrutura metálica, eletro-centros e data centers espalhados por toda área de mineração, equipamentos responsáveis por toda alimentação de energia da produção de minério e gestão de informação.

mapa-para

Informações

Tipo de edificação: subestações elétricas, eletro-centros e data centers;
Quantidade: 59;
Área construída: de até 1200 m²;
Altura: entre 3 e 5 m;
Riscos de incêndio: riscos elétricos, curto circuito e arco elétrico;
Equipamentos a serem protegidos: painéis elétricos de alta, média e baixa tensão, cabos elétricos, capacitores, nobreaks, transformadores, servidores, PLCs;
Pacote de projetos fornecidos: layout dos equipamentos, diagrama de interligação, isométricos e detalhes de instalação;
Pacote de documentos fornecidos: relatório de análise das soluções, memorial descritivo, memorial de cálculo, especificação técnica dos serviços e dos equipamentos, folhas de dados, lista de materiais e de equipamentos e estimativa de investimento;
Softwares utilizados: AutoCad, FDS (Fire Dynamics Simulation), softwares de dimensionamento dos agentes de supressão de incêndios.

Salobo

Principais necessidades da Vale

🗁 Minimizar os riscos de disparo acidental do agente de supressão;
🗁 Minimizar os transtornos com paradas de equipamentos devido a ocorrência de incêndios;
🗁 Ter um sistema otimizado e eficiente para o cenário de cada edificação;
🗁 Desenvolvimento de Projetos de Detecção e Supressão de incêndios;
🗁 Evitar a dano aos equipamentos principais, reduzindo custo com reposição e paralisação da produção.

normal_00518194_00-xs

Soluções

Diante do cenário e da necessidade, trabalhando dentro das normas nacionais e internacionais de engenharia de incêndios, a Elfire desenvolveu e apresentou a Vale as soluções descritas abaixo:
🗁
Análise dos históricos de incêndios e dos riscos, a fim de mapear as falhas do processo e corrigi-las ainda na fase de projeto, TUDO COMEÇA COM PROJETO;
🗁 Análise das soluções existentes no mercado buscando eficiência e custo benefício;;
🗁 Desenvolvimento dos Projetos de Detecção, alarme e Supressão de incêndios com qualidade e inteligência em proteção;
🗁 Estudo e validação da solução para minimizar os riscos com disparo acidental do agente de supressão.

CASES DE SUCESSO