detector linear de temperatura

Detector linear de temperatura

Detector linear de temperatura como solução

Incêndios normalmente são devastadores e para evitá-los precisamos escolher bem o tipo e a solução adequada para cada aplicação.

Para conhecer mais sobre sistemas de detecção:

Detecção e alarme

A linha de sistemas de detecção com certificação UL/FM com melhor custo beneficio hoje no Brasil

Sistemas de deteção precoce

Quando devo utilizar um sistema de detecção e alarme

Conceito de Detector linear de temperatura

Introduzimos então o conceito de Detector linear de temperatura, chamado também de cabo sensor, protectowire ou LHS e pode ser uma ótima solução.

Normalmente as informações de como dimensionar um sistema de detecção com sensores corretos passa por uma análise de risco. A maioria dos detectores escolhidos em sua função focado em fumaça ou temperatura o primeiro normalmente é detectado muito mais rápido pois pouca quantidade de fumaça é facilmente detectada nos primeiros estágios de um incêndio.

Para detecção do calor é necessario um tempo maior pois a transferência de calor acontece pelo movimento da subida do ar quente até o teto e há um resfriamento quanto mais alto ele for, sendo necessário uma grande quantidade de calor em um tempo maior para ser ativado .

Note que os 2 modelos de detectores pontuais precisam de um anteparo para absorver tanto a fumaça quando o calor no teto ao ser criada uma camada e essa camada ativa.

Os respectivos detectores são dimensionado pontualmente como um raio de cobertura o detector de fumaça tem um raio de cobertura de 6,3 m  e um detector térmico tem um raio de 4.2 m.

Agora introduzindo a ideia do detector linear de fumaça permite uma cobertura 4.2 m de distancia da linha por onde o cabo é lançado promovendo uma cobertura maior, detecção mais rapida e mais confiável.

Outra vantagem do detector linear é que ele pode ser lançado em locais onde eu não tenho o anteparo para absorver a camada de calor ou de fumaça, sendo indispensável em locais de riscos externos isolados como um transformador, veículos e máquinas industriais, bandejamentos de cabos elétricos, correias transportadoras, silos e áreas similares.

Cansado de alarmes falsos que custam seu tempo e dinheiro?

Está  frustrado com o seu sistema de detecção atual, que não é capaz  de diferenciar uma emergência real e um alarme falso?

Detector linear de temperatura Screenshot 28

Linha Digital de detector linear de temperatura

A inovação tecnologica hoje para detector linear de temperatura ou cabo sensor é a tecnologia da série CTI que confirma uma condição real de incêndio antes de iniciar um alarme, reduzindo os incidentes de alarmes falsos. 

A linha digital de detector de calor linear convencionais opera usando um único modo de detecção sem confirmação, o CTI adiciona um segundo modo de detecção medindo a temperatura no ponto ativado no detector linear de temperatura. 

Um detector da série CTI confirma se existe ou não uma condição de alarme verdadeira, mas como funciona o detector da série CTI?

Como funciona o detector linear de temperatura da série CTI

 

 

Detector linear de temperatura Screenshot 29

O detector linear de temperatura também chamado de cabo sensor, protectowire ou LHS é um par trançado de condutores de mola diferentes isolados com o material sensível ao calor, este material foi projetado para amolecer e permitir que os condutores atinjam um ao outro quando expostos a uma temperatura de alarme específica, os condutores diferentes

Detector linear de temperatura Screenshot 32

Quando em curto formam uma medição de temperatura Junc chamado termopar, o módulo de controle da série CTI monitora continuamente a continuidade dos detectores no caso de um circuito aberto; o módulo relata uma condição de falha aberta quando ocorre um curto-circuito; 

O módulo de controle da série CTI detecta o curto e mede sua temperatura, a danos mecânicos resultam em uma temperatura abaixo do que é necessário para um alarme, esses curtos são relatados como condição de falha, um curto de calor resultará em uma temperatura igual ou superior ao necessário para um alarme; estes são relatados como uma condição de alarme de incêndio. 

Diferencial do modelo digital de detector linear de temperatura

Único detector de calor linear do tipo digital capaz de distinguir entre curtos-circuitos para danos mecânicos e condições de alarme iniciadas por temperatura, isso faz do CTI um detector de calor ideal para ativar sistemas de extinção. 

O módulo de controle da série CTI exibirá automaticamente o status dos detectores de calor lineares e identificará a localização de um visão térmica ou danos mecânicos. 

Os detectores da série CTI estão disponível em uma ampla faixa de temperaturas operacionais e revestimentos externos, são de fácil instalação e testes, minimizando as despesas e o agravamento de alarmes falsos. Confira abaixo os tipos de detectores lineares disponíveis:

Detector linear de temperatura Screenshot 30

Detector linear de temperatura é Indicado para instalações em: 

  • Baía de transformadores de subestações: geralmente são abertas, impossibilitando o uso de detectores pontuais;

  • Canaletas de cabos e bandejamento de cabos;

  • Motores;

  • Transformadores de pequeno e médio porte.

Listado UL e FM.
Detector linear de temperatura Screenshot 34

Ligue e conte com o mais confiável e eficiente distribuidor para: 

O detector linear de temperatura, cabo sensor, protectowire ou LHS

Para mais informações sobre como estabelecer com o melhor distribuidor, ligue para a Elfire no seguinte número: (11) 3280.8097. Caso prefira, escreva para: contato@elfire.com.br, Somos:

  • Distribuidor de detector linear de temperatura, cabo sensor, protectowire ou LHS para empresas;

  • Distribuidor de detector linear de temperatura, cabo sensor, protectowire ou LHS para residencias;

  • Distribuidor de detector linear de temperatura, cabo sensor, protectowire ou LHS para galpões;

  • Distribuidor de detector linear de temperatura, cabo sensor, protectowire ou LHS para edificios;

  • Distribuidor de detector linear de temperatura, cabo sensor, protectowire ou LHS para comercio;

  • Distribuidor de detector linear de temperatura, cabo sensor, protectowire ou LHS para shopings;

  • Distribuidor de detector linear de temperatura, cabo sensor, protectowire ou LHS para hospitais;

  • Distribuidor de detector linear de temperatura, cabo sensor, protectowire ou LHS para instituições de ensino;

Thaís Sales
Thaís Sales

Engenheira civil e especialista de projetos de combate ao incêndio.

Contato

Entre em contato com um de nossos especialistas.

  • +55 (11) 3280-8097
  • contato@elfire.com.br
  • Av.Reg. Feijó.944 - Vila Formosa, São Paulo - SP,
Localização

Av. Reg. Feijó, 944 – Vila Formosa, São Paulo – SP, 03342-000

Horários

08:00  – 18.00 
Segunda – Sexta

Contato

Phone: (11) 3280-8097
Email: contato@elfire.com.br