LGE – Líquido Gerador de Espuma

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Summary
LGE - Líquido Gerador de Espuma

O líquido gerador de espuma (LGE)

O líquido gerador de espuma (LGE) é um concentrado de espuma sintética que atua como uma espécie de detergente no combate a incêndios de classe A e B, especialmente em hidrocarbonetos e solventes polares.

Não tóxico, biodegradável, resistente a altas temperaturas e com longa vida útil, ele possui baixa densidade e expansão.

Uma das vantagens do LGE e que o torna indispensável no combate a determinados tipos de incêndio é que ele age de maneira efetiva na superfície do líquido inflamado, criando uma barreira protetora e evitando que gases aquecidos se dissipem. Misturado com água doce ou salobra, o LGE pode ser utilizado em equipamentos com ou sem aspiração de ar.

A Espuma 

Durante anos, a espuma tem sido usada como um meio de extinção de incêndios para líquidos inflamáveis e combustíveis.

Ao contrário de outros agentes extintores, como água, pó químico, CO2 e etc., uma espuma aquosa estável pode extinguir um incêndio líquido inflamável ou combustível pelos mecanismos combinados de resfriamento, separando a fonte de chama / ignição da superfície do produto, suprimindo vapores e sufocando.

Também pode proteger por longos períodos de tempo contra reflash ou reignição. 

A água, se usada em um combustível de hidrocarboneto padrão, é mais pesada que a maioria desses líquidos e, se aplicada diretamente à superfície do combustível, afundará no fundo, com pouco ou nenhum efeito na extinção ou na supressão de vapor.

Se o combustível líquido aquecer acima de 212 °F, a água pode ferver abaixo da superfície do combustível jogando o combustível para fora da área contida e espalhando o fogo.

Por esse motivo, a espuma é o principal agente de extinção de incêndios para todos os perigos em potencial ou áreas em que líquidos inflamáveis são transportados e/ou processados.

PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS DO LGE (Líquido gerador de espuma)

Devido a densidade e expansão, o LGE (líquido gerador de espuma)  atua na superfície do líquido inflamado, diante disso, o material forma uma proteção e impede a passagem de gases em alta temperatura, o que impede o contato do ar com o produto inflamável.

O LGE pode apresentar característica doce, salgada ou salobra, lembrando que a proporção e modo de uso de equipamento será definido conforme o tipo de fogo a ser combatido.

Tipos de Líquido Gerador de Espuma

Todos os tipos de LGE devem ser aprovados pela ABNT, que certifica seu correto funcionamento e a preservação da saúde das pessoas que lidam com essa substância.

É possível encontrar LGEs nas dosagens de 1,3 ou 6%, que são indicadas de acordo com a aplicação. Alguns são específicos para combater incêndios de classe B, já outros são específicos para solventes polares, hidrocarbonetos ou incêndios de classe A.

MODO DE USO LGE

O produto LGE (líquido gerador de espuma) é utilizado conforme a classificação do incêndio, diante disso, as chamas decorrentes da classe B, as quais envolvem petróleo, gasolina, óleo diesel e demais combustíveis podem ser detidas com o auxílio da espuma.

O equipamento age também no combate a incêndios da classe A, os quais são decorrentes de madeira, papel, algodão e tecidos. Para facilitar o desempenho do LGE, existem mecanismos que podem auxiliar no trabalho do LGE.

A primeira etapa para o equipamento agir com alto desempenho é impedir a liberação de gases, sendo assim o produto cria uma camada de proteção.

O segundo procedimento visa retirar o oxigênio da superfície inflamável, por meio de espuma de elevada categoria.

Por fim, a espuma drena o líquido, indicado para resfriar as superfícies metálicas. Funcionando da seguinte forma:

  • Cobrindo a área das chamas e isolando o contato com vapores inflamáveis;
  • Resfria aos combustíveis;
  • Supre os vapores inflamáveis para não espalhar-se ao ar.

Como é Feita a Dosagem do Líquido Gerador de Espuma

A dosagem do líquido gerador de espuma é feita pelo proporcionador de espuma ou por meio do dosador de espuma.

Por exemplo: se for utilizada uma dosagem de 6% de LGE, a mistura terá 6 partes de LGE (líquido gerador de espuma) e 94 partes de água em contato com o ar após o lançamento. Assim, haverá uma expansão de 1 para 10.

INSTALAÇÃO DO LGE

O LGE (líquido gerador de espuma) é um produto de alta potência, instalado estrategicamente em locais de diferentes áreas de risco como armazéns, barragens, hangares de aviões e costumam apresentar embalagem especificada como características tridimensionais.

Os concentrados, chamados de AFFF produzem espumas as quais formam um fino filme aquoso sobre as chamas. A presença da proteção permite o resfriamento do combustível e na supressão dos vapores.

As espumas AFFF são compatíveis com o pó químico e o equipamento funciona como um escape em caso de chamas, assim a espuma detém ao fogo de forma suficiente.

As espumas AFFF também podem ser aplicadas em incêndios da Classe A e de madeira, plásticos, tecidos e materiais secos em geral, uma vez que a baixa tensão superficial do líquido drenado (filme aquoso) permite umedecer os materiais que estão sendo queimados, penetrando nas superfícies expostas e extinguir os surtos do fogo.

Principais Aplicações

– Aeroportos;

– Hangares;

– Almofadas de helicóptero;

– Plataformas e navios offshore;

– Usinas de álcool

– Refinarias, empresas químicas e petroquímicas em geral;

– Tanques de armazenamento, barragens de contenção.

Para saber mais sobre o líquido gerador de espuma (LGE) clique no link abaixo:

https://www.bombeirocaetano.com.br/lge/ 

Para outras informações clique no link : https://www.elfire.com.br/

Luigo Pereira
Luigo Pereira

Projetista especialista em projetos de prevenção e combate a incêndio nas empresas Elfire e Chamatex, participa do grupo de pesquisa em segurança contra incêndio Fire Masters – MF, acadêmico de engenharia civil, gerente de tráfego, analista de marketing, web designer.

Share
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram
TALK TO A SPECIALIST NOW
SUCCESS STORIES
Meet some of the clients who are protected against fire
VALE S.A.
SOTREQ
KOMATSU
ELETROBRAS
WEG
AND MANY OTHERS
MAKE YOUR PROJECT WITH ELFIRE
Elfire today has simplified everything in fire protection management, an often confusing and bureaucratic process for companies across Brazil.
Talk to a specialist now!