O Grande Problema das Saidas de Emergência
  • Entenda o que é AVCB e descubra porque o seu prédio precisa desse documento

A Fiscalização Vai Bater Aí e Você Vai Precisar Reconstruir Seu Prédio Por Causa Das Saidas De Emergências.

Que susto hein! Já pensou nessa história, alguém chegar aí e falar que você será obrigado a modificar algo na estrutura do seu prédio.

Eu mesmo já tive que dar essa notícia para várias pessoas e isso porque o prédio não tinha quase nada de segurança mínima para a população sair com segurança, estou falando de saidas de emergência, é… é sério por causa disso você pode ter um dos maiores prejuízos causados pela segurança, quebrar várias paredes ou fazer uma nova escada porque não foram dimensionadas as Saídas corretamente.

Neste  item é onde  encontrei os maiores  erros da área de proteção contra incêndios: corredores com tamanhos onde não passam 2 pessoas, escadas que atrasam em 3 vezes mais o tempo para a evacuação, alarmes ao abrir portas sem sentido, distâncias enormes para se sair por caminhos em contramão, labirintos disfarçados de edificação.

A última vez que me lembro que isso aconteceu foi em uma Empresa na cidade de Parauapebas -PA, estava fazendo o projeto de incêndios e infelizmente o dono da edificação só se preocupou em fazer o processo de segurança por último (isso é problema de cultura brasileira) e quando entrei no prédio e caminhando no 2° pavimento logo depois da escada havia um corredor principal com menos de 1m de largura … era evidente que nenhum bombeiro iria aprovar isso, o corredor mínimo em qualquer norma teria que ser maior que 1,10 …ali foi uma luta para poder aprovar o projeto e a vistoria daquele jeito…

Encontramos um imenso número de edificações que não atendem o mínimo para promover  as saídas de emergência, o maior número  devido serem edificações antigas, as normas não eram conhecidas ou divulgadas também devido os projetistas não terem o foco ou a preocupação com área de incêndios… e depois do prédio construído como  mudar a geometria das paredes? Só reformando, e é um investimento bem alto ou o mais caro da área de incêndios.

90% das vezes que isso acontece é necessário refazer a obra. É a pior consequência de um erro nos projetos é nas saídas de emergência e isso acontece porque vai ter que reconstruir paredes em sua edificação.

No meu ver, sim faz todo sentido esse rigor para quem não atende as saídas de emergência pare para refletir se você tem um prédio comercial esse prédio vai habitar pessoas essas pessoas devem estar seguras e salvas no seu prédio, essa premissa é universal e é assim no mundo todo.

Se você se viu enquadrado nessa situação não se desespere há ainda uma maneira para você resolver esse problema.

Em algumas ocasiões seu prédio pode ter uma tolerância para não atender a norma e não precisar ser reconstruído e estar ok com a segurança destas pessoas; Isso seria uma defesa em um projeto que chamamos projeto baseado em desempenho, é um conceito novo no Brasil e funciona assim toda a norma tem um objetivo para ser atendido por exemplo a norma de saídas tem o objetivo de fazer fazer a população sair em um tempo mínimo e a norma delimita uma maneira de alcançar esse objetivo a realidade é que não existe apenas uma maneira, aqui está o X da questão.

Veja como a Elfire usou o projeto baseado em desempenho para resolver o problema da Academia Machida (academia do lutador do UFC Lyoto Machida).

 

Para saber mais sobre os grandes problemas das saídas de emergência clique no link abaixo : https://fb.watch/3J4__CPnPn/

Para mais informações acerca do tema abordado ou entre outros e etc, Clique neste link abaixo :  https://www.elfire.com.br/