Prevenção de incêndio em Usinas Hidrelétricas Cópia de Cópia de Segurança Elétrica ao Redor de Piscinas Banheiras de Hidromassagem e Spas

O Brasil possui atualmente quase 7.500 usinas geradoras de energia elétrica, espalhadas por todo o território. Em 2019, são exatamente 7.429 usinas, segundo dados da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL).

Dentre as usinas que temos no Brasil, destacam-se algumas categorias: as hidrelétricas (divididas em 3 subcategorias – pequenas centrais, micro centrais elétricas e as hidrelétricas de grande porte); térmicas; nucleares; eólicas e solares.

PRINCIPAIS USINAS HIDRELÉTRICAS DO BRASIL

·         Usina Hidrelétrica de Itaipu com Capacidade: 14.000 MW

·         Usina Hidrelétrica de Belo Monte com Capacidade: 11.233 MW

·         Usina Hidrelétrica São Luíz do Tapajós com Capacidade: 8.381 MW

·         Usina Hidrelétrica de Tucuruí com Capacidade: 8.370 MW

·         Usina Hidrelétrica de Santo Antônio com Capacidade: 3.300 MW

·         Usina Hidrelétrica de Ilha Solteira com Capacidade: 3.444 MW

·         Usina Hidrelétrica de Jirau com Capacidade: 3.300 MW

·         Usina Hidrelétrica de Xingó com Capacidade: 3.162 MW

·         Usina Hidrelétrica de Paulo Afonso com Capacidade: 2.462 MW

·         Usina Hidrelétrica Jatobá com Capacidade: 2.338 MW

OS PRINCIPAIS RISCOS DE INCÊNDIO EM USINAS HIDRELÉTRICAS

A NFPA 851, Prática Recomendada para a Proteção Contra Incêndios para Usinas Hidrelétricas. A problemática da segurança contra incêndios numa instalação de geração elétrica é quase idêntica duma central a outra para o mesmo tipo de instalação.

Podemos afirmar que são os mesmos problemas que acontecem na Usina de Paulo Afonso acontece são os mesmos nos Estados Unidos, na Europa ou na América Latina.

É de extrema relevância lembrar que dificilmente se realiza uma análise da segurança contra incêndios em Usinas Hidrelétricas.

O que NFPA recomenda que se faça plano diretor de segurança contra incêndios, que tem por objetivo fornecer um registro do processo de tomada das decisões durante a determinação das melhores soluções para os riscos de incêndio presentes na instalação (NFPA 850: Art: 4.1.4).

Os principais riscos de incêndios são avaliados por um métodos que devem ser seguindo criteriosamente para melhor assertividade do processo, segue como por exemplos:

  • Setorizar os riscos de incêndio com o propósito de limitar a propagação do fogo e o dano resultante para usina hidrelétrica;
  • Avaliação do sistema de evacuação do pessoal de acordo com a NFPA 101, Código de Proteção da Vida;
  • Estudo da necessidade de ventilar a fumaça e o calor. É um assunto de importância crítica em instalações hidrelétricas em cavernas onde os produtos da combustão dum incêndio não só podem afetar imediatamente a vida dos ocupantes como também ter um impacto no longo prazo nas operações de todo o equipamento eletrônico.
  • Avaliação dos riscos dos produtos inflamáveis e combustíveis utilizados como a fonte energética para a produção de energia. Deve-se incluir também nessa análise os equipamentos que usam óleo hidráulico presentes na central.
  • Avaliação dos Sistemas de alarme e notificação, Sistema de detecção de fumaça e calor e Sistemas Supressão de incêndios tanto manual como automática, com o objetivo de mitigar os principais riscos de incêndios.

COMO PROTEGER OS RISCOS ESPECÍFICOS CONTRA INCÊNDIOS

Uma boa avaliação dos riscos, realizada por um Empresa de Engenharia de A avaliação de onde e com que proteger os principais riscos de incêndios na instalação elétrica requer uma avaliação de custo-benefício, efetividade, manutenção, ciclo de vida e outros critérios de engenharia contra incêndios. Alguns exemplos são incluídos a seguir:

TRANSFORMADORES

Incluindo a distância das estruturas adjacentes, as consequências dum derramamento de óleo proveniente do transformador; a necessidade de protegê-los com sistemas ativos de proteção contra incêndios como sistemas de aspersão, quando esse equipamento não cumpra os requisitos de separação/setorização estabelecidos na norma ou tenha uma alta criticidade.

Proteção Indicada: Sistema com CO2.

Os sistemas de combate a incêndio podem ser projetados para aplicações locais ou por inundação total de ambientes com o agente extintor CO2, nas concentrações necessárias para a extinção previstas na Norma NFPA-2.

Os sistemas de inundação total são projetados para riscos de incêndio em áreas fechadas. Neste tipo de aplicação, o ar da área de risco é diluído com CO até que a concentração atinja índices que a combustão não possa ser alimentada.

A concentração de dióxido de carbono é mantida por um período de tempo específico para garantir uma perfeita extinção.

SALAS  E TÚNEIS DE CABOS

Os túneis de Cabos e salas onde é muito arriscado entrar e controlar um incêndio por métodos manuais. Deve-se avaliar a instalação de sistemas de sprinklers automáticos nesses recintos.

Proteção Indicada:

Sistema com Sprinklers: . sprinkler é um dispositivo comumente utilizado no combate a incêndios. Ele é composto de uma “armadura”, um elemento sensível, chamado bulbo. O bico de sprinkler é rosqueado a uma tubulação pressurizada e permanece fechado por tampa travada pelo bulbo.

No interior do bulbo um líquido se expande a uma determinada temperatura de maneira que a cápsula seja rompida, quando um incêndio for iniciado, liberando a água para atuar no combate.

EQUIPAMENTOS DE GERAÇÃO ELÉTRICA

Existem múltiplas opções de extinção, mas pela natureza crítica do equipamento a definição requer uma avaliação profunda.

Proteção Indicada: Sistema com FM-200: O extintor de incêndio FM-200 (HFC-227ea) é um gás comprimido limpo, armazenado como líquido (sob pressão) que vaporiza após a descarga e absorve o calor rapidamente suprimir o fogo.  

O sistema ANSUL FM-200 fornece um agente inovador e limpo solução que ajuda a garantir a continuidade das operações e fornece ativos eficazes proteção para a equipamento de geração elétrica.

SISTEMAS DE ÓLEO LUBRIFICANTE

Nas áreas de geração/transformação e como parte da operação de grandes válvulas em usinas hidrelétricas, que nem sempre é óleo de baixa combustibilidade.

Proteção Indicada: Sistema Water Mist

O sistema Water Mist é a tecnologia que utiliza água como agente extintor mais efetiva no combate a incêndios. Diferentemente de métodos mais convencionais, como os sprinklers, o Water Mist impede a evolução de um acidente com fogo por meio de gotículas de água mais otimizadas.

As gotas saem do sistema em tamanhos diferentes, facilitando, assim, o processo de formação de névoa e diminuindo a quantidade de água necessária para apagar um incêndio.

PROTEÇÃO DE SALAS DE CONTROLE E GABINETES ELÉTRICOS:

No caso de Salas de Controle e gabinetes elétricos importantes, onde um incêndio poderia afetar a continuidade da operação da central e onde o risco de arco elétrico torna muito perigosos os trabalhos de investigação e extinção do incêndio.

Proteção Indicada: Agente limpo – (NOVEC, FM200 FIREPRO e INERGEN)

Imagem de barragem de Usinas Hidreletricas

Call and count on the most reliable and efficient distributor for: 

O Sistema de Proteção contra Incêndio para Usinas Hidrelétricas.

Para mais informações sobre como estabelecer com o melhor distribuidor, ligue para a Elfire no seguinte número: (11) 3280.8097.

Caso prefira, escreva para: contato@elfire.com.br, somos distribuidores:

  • Sistema de Proteção contra Incêndio: para Salas Elétricas
  • Sistema de Proteção contra Incêndio para Usinas de Geração de Energia;
  • Sistema de Proteção contra Incêndio: para salas/tuneis de cabos;
  • Sistema de Proteção contra Incêndio; para Sistemas de Óleos Lubrificantes;
  • Sistema de Proteção contra Incêndio: para transformadores.
  • Para saber mais: https://elfire.com.br/firepro 
  •  https://www.firepro.com/
Marcia Suellem
Marcia Suellem

Engenheira Mecânica, especialista em Gestão de Projetos.

TELEFONE PARA CONTATO:
+55 (11) 3280-8097
E-MAIL:
contato@elfire.com.br