SPDA, Projetos SPDA, Sistema de proteçao contra descarga;

SPDA (Sistema De Proteção Contra Descargas Atmosféricas)

Você sabia que o Brasil é o país com maior incidência de raios no mundo? Sabe quais são os efeitos que podem acarretar à sua edificação? Não? Aqui explicaremos os danos e prejuízos causados pelas descargas atmosféricas e como evitá-las e sobre SPDA (Sistema De Proteção Contra Descargas Atmosféricas).

O que são as descargas atmosféricas?

Definida na NBR 5419 como descarga elétrica de origem atmosférica, entre nuvem e a terra ou entre nuvens, consistindo em um ou mais impulsos de vários quiloampères. Popularmente conhecido como raios, essa gigantesca faísca elétrica ao ser dissipada sobre a terra, pode causar diversos efeitos danosos.

Os principais danos e prejuízos causados pelas descargas atmosféricas:

Devido a sua magnitude de corrente, os raios podem causar incêndios em florestas, campos e prédio; Destruição de estrutura e árvores; Colapso na rede de energia elétrica; Interferência na rádio transmissão; Acidentes na aviação e embarcações marítimas; Acidentes nas torres de poços e plataformas marítimas de petróleo e morte de seres humano e animais.

Além, dos danos citados acima, também há as perdas de patrimônio cultural, como edifícios tombados, objetos de valores históricos, esculturas e etc. e perda de valor econômico, quando há interrupção de atividades econômicas, em indústrias, ou quando há a morte de vários animais como em fazendas.

Suas consequências nas edificações, são:  

Danos na cobertura do prédio, processo de corrosão das estruturas, trincas profundas em vigas e pilares, abrindo espaços para a corrosão do aço e deterioração do concreto, além de avarias a equipamentos internos.

Como evitar?

Através do SPDA, Sistema de Proteção contra Descargas atmosféricas, conhecido como para-raios, que são medidas de proteção que, quando aplicadas juntas formam um sistema completo de proteção contra raios, que tem como objetivo:

  • Redução de lesões a seres vivos devido à choque elétrico;
  • Redução de danos físicos a edificações;
  • Redução de interferência à equipamentos elétricos.

Quem nunca ouviu falar naquele famoso ditado “Um raio nunca cai duas vezes no mesmo lugar…”, nesse sistema ocorre o oposto, o para-raios serve como “ponto de sacrifício” para receber a descarga, conduzir a corrente elétrica e distribuir adequadamente no solo.

O sistema conta com a Isolação adequada de componentes condutivos expostos; Equipotencialização através do sistema de malha de aterramento; Restrições físicas e avisos; Ligação equipotencial (LE); Subsistema de captores; Subsistema de decida, entre outros.

O projeto de SPDA deverá ser feito por um profissional/empresa especializado(a), para que o mesmo seja dimensionado e elaborado com estudo preliminar e um gerenciamento de risco apropriado de acordo com as normas vigentes que atenda as necessidades da edificação. 

FAÇA SEU PROJETO DE SPDA (Sistema De Proteção Contra Descargas Atmosféricas) CONOSCO

A empresa Elfire hoje tem simplificado tudo no gerenciamento de proteção de incêndios, um processo muitas vezes confuso e burocrático para as empresas em todo o Brasil.

Trabalhamos com todos os tipos de AVCB, Projeto de incêndio e SPDA do básico ao mais avançado, visando o melhor custo benefício e mantendo o nível de proteção contra incêndios.

All our projects are developed based on the technical standards in force, both national and international, aiming at both protection and savings for the client, in a detailed risk analysis tailored to each situation.

A Elfire é uma empresa internacional, especializada em engenharia de incêndios, situada nos Estados Unidos e no Brasil, com experiência de defesa e soluções críticas para empresas e riscos especiais em mais de 300 projetos.

The company also has over 100 designers throughout Brazil, led by the CEO Marcio Ferreira, mestre em engenharia de incêndios.

Para saber mais sobre o SPDA:https://elfire.com.br/

Para outras informações: https://www.marcioferreira.eng.br/