Deletion

Você sabe qual a diferença entre um sistema de supressão local, como painéis, de um sistema por inundação total? E sabe identificar qual é a melhor solução para a sua necessidade?

Aqui nós te explicamos melhor, supressão por  inundação é o tipo de sistema que foi projetado para que em caso de detecção de incêndio, geradores de aerossol condensado são ativados, liberando o agente de supressão no ambiente inteiro, para isso o sistema é dimensionado de acordo com a metragem cúbica do local, considerando entrepiso e entreforro. Já o sistema de supressão local, é o sistema que mantém o mesmo conceito do sistema por inundação, mas que por sua vez, são compactos, pois sua instalação ocorre dentro de equipamentos, como painéis elétricos, CCM’s, centrais elétricas, entre outros.

O que se torna uma ótima solução, para quem necessita proteger somente aparelhos, principalmente equipamentos de grande valor ou que sejam primordial para o faturamento de sua empresa, ao invés de instalar um sistema maior na mesma sala em que o mesmo está localizado, e também, em situações, como por exemplo: em uma sala em que há vários CCM’s, em caso de início de incêndio em somente um deles, esse fogo é combatido pontualmente, que por sua vez, impede de que os outros aparelhos sejam atingidos pela chama, evitando assim um prejuízo maior.

Agora que já conhecemos o sistema de supressão local, apresentamos 5 opções do sistema FirePro para te auxiliar na melhor solução para sua empresa. Veja abaixo:

Solução 1:

FirePro FPC-1

Sistema de Supressão em Aerossol para painéis - 4 soluções firepro 1

O controlador de proteção contra incêndio FPC-1 é um módulo de detecção e ativação de aerossol independente. Ele inclui um sensor de calor embutido, uma entrada para cabo de detecção de calor linear ou chave de ativação manual e a capacidade de supervisionar e ativar um ou dois geradores de aerossol condensado FirePro Xtinguish de qualquer tamanho. As saídas de coletor aberto fornecem uma interface que pode ser monitorada por outros sistemas. O FPC-1 é alimentado por (4) pilhas alcalinas “AA”, e os LEDs na parte frontal do controlador indicam operação, alarme e problemas normais. A instalação é rápida e simples, sem necessidade de programação, e a manutenção é mínima. As aplicações incluem armários elétricos e máquinas.

Sistema de Supressão em Aerossol para painéis - 4 soluções fireproo 2
Sistema de Supressão em Aerossol para painéis - 4 soluções firepro 3

Solução 2:

FirePro Sigma FPC-2

. FPC2 é um painel de zona única que pode controlar e monitorar até 4 geradores de aerossol FirePro.

Projetado para sistemas de supressão de incêndio no gabinete, ele pode receber uma única entrada da maioria dos tipos de tecnologia de detecção de incêndio.

Relés para incêndio e falha são fornecidos para sinalização remota.

É necessária uma fonte remota de 24 Vcc.

Sistema de Supressão em Aerossol para painéis - 4 soluções firepro 4
Sistema de Supressão em Aerossol para painéis - 4 soluções firepro 5
Sistema de Supressão em Aerossol para painéis - 4 soluções firepro 6

Visão geral

O controlador de proteção de painel FirePro FPC2 permite monitorar a detecção e a extinção automática de um incêndio em um armário elétrico usando um cabo linear de detecção de calor ou detectores automáticos de fumaça e geradores de aerossóis FirePro.

O FPC2 possui uma entrada de detecção para conexão de cabos lineares de detecção de calor, detectores de fumaça ou uma combinação de ambos, que é monitorada quanto à desconexão dos dispositivos de detecção.

São fornecidas quatro saídas para a conexão dos Geradores de Aerossol FirePro e a desconexão de qualquer uma dessas opções anunciará uma condição de falha.

O FPC2 requer uma fonte de alimentação de 24V DC suportada por bateria capaz de fornecer 3A por um curto período para operar os geradores de aerossol. São fornecidos terminais para conexão de entrada e saída da fonte de alimentação de 24V DC.

Contatos livres de voltagem estão disponíveis para sinalizar condições de incêndio e falha para a planta ou outro equipamento de monitoramento. Ao selecionar o arranjo apropriado do link de jumper, é possível sinalizar um módulo de entrada endereçável por meio de uma conexão simples.

Especificação:

Tamanho único: 188mm x 132mm x 47mm

Construção Chapa de aço de 1/2 mm

Terminar Revestimento em pó epóxi

Cor BS OO A 05 cinza claro texturizado

Tensão operacional 19 a 30 Volts DC

Corrente em espera 18 miliamperes

Corrente máxima 3 Amps

Monitoramento de falhas Circuitos de detecção e atuador (somente circuito aberto

monitorado)

Entradas de cabo Nocautes de 20mm

Capacidade terminal 2,52 mm no máximo

Solução 3: 

FirePro FPC-4

O módulo FirePro FPC-4 foi desenvolvido para substituir o uso de termocord e é adequado para pequenos volumes como painéis elétricos.

O módulo de proteção do painel elétrico, FirePro FPC-4, permite a detecção e extinção automática de incêndios em armário elétrico com o uso de um cabo linear de detecção de calor e geradores de aerossol.

Dois terminais de entrada LHD1 e LHD2 estão disponíveis para os cabos lineares do detector de calor. Dois terminais de saída AG1 e AG2 estão disponíveis para os geradores de aerossol.

Sistema de Supressão em Aerossol para painéis - 4 soluções firepro 7
Sistema de Supressão em Aerossol para painéis - 4 soluções firepro 8

Solução 4:

FirePro FPC-5

Série FPC-5, com bateria substituível incorporada, você pode usar os geradores de aerossol FirePro Xtinguish sem um painel de controle e dispositivos associados para fornecer proteção usando um cabo externo de detecção linear de calor (LHD) ou um dispositivo térmico selecionado elemento como ativador:

Sistema de Supressão em Aerossol para painéis - 4 soluções firepro 9
Sistema de Supressão em Aerossol para painéis - 4 soluções firepro 10

Entre as soluções apresentadas, se ainda tem dúvidas de qual é a melhor aplicação para sua empresa, conte com a Elfire. Temos um time de especialistas prontos para te atender, entre em contato conosco que faremos a análise técnica da sua empresa e te apresentaremos a melhor solução.