Atualizada pela Portaria nº CCB 021/800/20 publicada no Diário Oficial do Estado, nº 132, de 04 de julho de 2020
Palavras chaves: IT 21/2019 Sistema de proteção por extintores de incêndios / IT21/ IT/21SP / IT-21 Extintor
1 OBJETIVO DA IT 21/2019
Estabelecer critérios para proteção contra incêndio em edificações e áreas de risco por meio de extintores de incêndio (portáteis ou sobrerrodas), para o combate a princípios de incêndios, atendendo ao previsto no Decreto Estadual nº 63.911/18 – Regulamento de segurança contra incêndio das edificações e áreas de risco do Estado de São Paulo.
2 APLICAÇÃO DA IT 21/2019
Esta Instrução Técnica (IT) aplica-se a todas as edificações e áreas de risco, com exceção de uso residencial unifamiliar.
3 REFERÊNCIAS NORMATIVAS E BIBLIOGRÁFICAS
Para mais esclarecimentos, consultar as seguintes normas:
ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS
(ABNT). NBR 12693 – Sistema de proteção por extintores de incêndio. Rio de Janeiro: ABNT;
.NBR 12962 – Inspeção, manutenção e recarga em extintores de incêndio. Rio de Janeiro: ABNT;
.NBR 15808 – Extintores de incêndio portáteis. Rio de Janeiro: ABNT;
.NBR 15809 – Extintores de incêndio sobrerrodas. Rio de Janeiro: ABNT;
Palavras chaves: IT 21/2019 Sistema de proteção por extintores de incêndios / IT21/ IT/21SP / IT-21 Extintor
4 DEFINIÇÕES
Para efeitos desta IT, aplicam-se as definições constantes da IT 03 – Terminologia de segurança contra incêndio.
5 PROCEDIMENTOS
A capacidade extintora mínima de cada tipo de extintor portátil, para que se constitua uma unidade extintora, deve ser:
carga d’água: extintor com capacidade extintora de, no mínimo, 2-A;
carga de espuma mecânica: extintor com capacidade extintora de, no mínimo, 2-A : 10-B;
carga de Dióxido de Carbono (CO2): extintor com capa- cidade extintora de, no mínimo, 5-B:C;carga de pó BC: extintor com capacidade extintora de, no mínimo, 20-B:C;
carga de pó ABC – extintor com capacidade extintora de, no mínimo, 2-A : 20-B:C;carga de halogenado: extintor com capacidade extintora de, no mínimo, 5-B:C.A capacidade extintora mínima de cada tipo de extintor sobrerrodas, para que se constitua uma unidade extintora, deve ser:carga d’água: extintor com capacidade extintora de, no mínimo, 10-A;
carga de espuma mecânica: extintor com capacidade extintora de, no mínimo, 6-A : 40-B;carga de Dióxido de Carbono (CO2): extintor com capacidade extintora de, no mínimo, 10-B:C;
Palavras chaves: IT 21/2019 Sistema de proteção por extintores de incêndios / IT21/ IT/21SP / IT-21 Extintor
carga de pó BC: extintor com capacidade extintora de, no mínimo, 80-B:C;
carga de pó ABC – extintor com capacidade extintora de, no mínimo, 6-A : 80-B:C.
Níveis mais elevados de capacidades extintoras po- dem ser exigidos em razão do risco a ser protegido.
Os extintores portáteis devem ser distribuídos de tal forma que o operador não percorra distância maior do que a estabelecida.
Tabela 1: Distância máxima de caminhamento.
As distâncias máximas de caminhamento para os extintores sobrerrodas devem ser acrescidas da metade dos valores estabelecidos na tabela 1.
Para proteção de líquidos inflamáveis deve-se atender a IT 25.
Recomenda-se a proteção de cozinhas profissionais por extintores de incêndio que utilizem agentes supressores, que produzam reação química de saponificação, com o obje- tivo de resfriar a gordura ou óleo vegetal comestível.
Palavras chaves: IT 21/2019 Sistema de proteção por extintores de incêndios / IT21/ IT/21SP / IT-21 Extintor
5.2 Instalação e sinalização
Extintores portáteisExtintores instalados em paredes ou divisórias devem ter altura máxima de fixação do suporte de 1,6 m do piso. A parte inferior do extintor deve permanecer, no mínimo, a 0,10 m do piso.É permitida a instalação de extintores em abrigo ou sobre o piso acabado, desde que permaneçam apoiados em suportes apropriados, com altura recomendada entre 0,10 m e 0,20 m do piso.Os extintores devem ser instalados em locais acessí- veis e disponíveis para o emprego imediato em princípios de incêndio.Os extintores não podem ser instalados em escadas. Os extintores devem permanecer desobstruídos e sinalizados de acordo com o estabelecido na IT 20.Todos os pavimentos devem ser protegidos por, no mínimo, dois extintores, na proporção de uma unidade para classe A e outra para classe B e C. É permitida a instalação de duas unidades extintoras iguais de pó ABC.O extintor de pó ABC pode substituir qualquer tipo de extintor de classes específicas A, B e C dentro de uma edifi- cação ou área de risco.É permitida a instalação de uma única unidade extin- tora de pó ABC em edificações, mezaninos e pavimentos com área construída inferior a 50 m².Os extintores de incêndio devem ser adequados à classe de incêndio predominante dentro da área de risco a ser protegida, de forma que sejam intercalados na proporção de dois extintores para o risco predominante e um para a proteção do risco secundário.
São aceitos extintores com acabamento externo em material cromado, latão ou metal polido, desde que possuam marca de conformidade expedida por órgão credenciado pelo Sistema Brasileiro de Certificação (Inmetro).
Os extintores instalados em edificações sujeitas a vandalismo podem permanecer trancados em abrigos especí- ficos. As chaves devem ser do tipo segredo único e permane- cer em local de fácil acesso e localização.
O serviço de segurança contra incêndio do Corpo de Bombeiros deverá avaliar as edificações sujeitas a vanda- lismo, mediante solicitação fundamentada dos responsáveis pela edificação.
As capacidades extintoras devem ser as correspon- dentes a um só extintor, não sendo aceitas combinações de dois ou mais extintores, à exceção dos extintores de água e de espuma mecânica.
Palavras chaves: IT 21/2019 Sistema de proteção por extintores de incêndios / IT21/ IT/21SP / IT-21 Extintor
Riscos específicos devem ser protegidos por extin- tores de incêndio, independente da proteção geral da edifica- ção ou área de risco, tais como:
casa de caldeira;
casa de bombas;
casa de força elétrica;
casa de máquinas;
galeria de transmissão;
incinerador;
elevador (casa de máquinas);
escada rolante (casa de máquinas);
quadros elétricos;
transformadores;
contêineres de telefonia;
áreas destinadas ao armazenamento ou manipulação de gases ou líquidos combustíveis ou inflamáveis;
locais com materiais metálicos pirofóricos;
cozinhas profissionais.
A proteção por extintores de incêndio em instala- ções de líquidos inflamáveis e combustíveis, gás liquefeito de petróleo, gás natural, pátio de contêineres, heliponto, helipor- tos e outras instalações específicas devem atender aos pa- râmetros das respectivas IT.
Deve ser instalado, pelo menos, um extintor de incêndio a não mais de 5 m da entrada principal da edificação e das escadas nos demais pavimentos.
Em locais de abastecimentos ou postos de abas- tecimento e serviços, onde os tanques de combustíveis são enterrados, além dos extintores instalados por percurso má- ximo e riscos específicos, devem ser instaladas mais duas unidades extintoras portáteis de pó químico (pó ABC ou BC) ou espuma mecânica em local de fácil acesso, próximo ao setor de abastecimento de veículos.
Nos pátios de contêineres, os extintores podem ser centralizados e localizados em abrigos sinalizados, no mínimo, em dois pontos distintos e opostos da área externa de armazenamento de contêineres, conforme prescreve a IT 36.
Palavras chaves: IT 21/2019 Sistema de proteção por extintores de incêndios / IT21/ IT/21SP / IT-21 Extintor
5.2.2 Extintores sobrerrodas (carretas)
Não é permitida a proteção de edificações ou áreas de risco unicamente por extintores sobrerrodas, admitindo-se, no máximo, a proteção da metade da área total correspon- dente ao risco, considerando o complemento por extintores portáteis, de forma alternada entre extintores portáteis e so- brerrodas na área de risco.
O emprego de extintores sobrerrodas é considerado como proteção efetiva em locais que permitam o livre acesso.
Os extintores sobrerrodas devem ser localizados em pontos estratégicos. Sua área de proteção deve ser restrita ao nível do piso que se encontra.
A proteção por extintores sobrerrodas deve ser obri- gatória nas edificações de risco alto onde houver manipulação e ou armazenamento de explosivos e líquidos inflamáveis ou combustíveis, exceto quando os reservatórios de inflamáveis ou combustíveis forem enterrrados.
Palavras chaves: IT 21/2019 Sistema de proteção por extintores de incêndios / IT21/ IT/21SP / IT-21 Extintor
5.3 Certificação, validade e garantia
Os extintores devem estar lacrados, com a pressão adequada e possuir selo de conformidade concedida por órgão credenciado pelo Sistema Brasileiro de Certificação (Inmetro).
O prazo de validade da carga e da garantia de funcio- namento dos extintores deve ser estabelecido pelo fabricante ou pela empresa responsável pela manutenção, certificada pelo Inmetro.
Palavras chaves: IT 21/2019 Sistema de proteção por extintores de incêndios / IT21/ IT/21SP / IT-21 Extintor
Conheça alguns dos clientes que estão protegidos contra incêndio
VALE S.A.
SOTREQ
KOMATSU
ELETROBRAS
WEG
E MUITAS OUTRAS
FAÇA SEU PROJETO COM A ELFIRE
A Elfire hoje tem simplificado tudo no gerenciamento de proteção de incêndios, um processo muitas vezes confuso e burocrático para as empresas em todo o Brasil.
Mestre em Engenharia de Combate a Incêndio pela WPI nos Estados Unidos.
- Curso WPI - Worcester Polytechnic Institute (WPI)
- Cursos: Técnicas e Analise Forense em sinistros de incêndios
- Dinâmica do Fogo
- Modelagem do Fogo
- Proteção em Incêndios industriais
- Praticas de negócios em Segurança contra incêndios
- Sistemas de Proteção contra incêndios;
- Supressão avançada de combate a incêndios, Detecção e controle de fumaça);
É pesquisador no grupo de pesquisa em segurança contra incêndio Mestres do Fogo
Gerente Executivo pela empresa Chamatex (empresa especializada e líder na área de incêndios e em instalações e manutenções).
CEO da Elfire (Projetos e consultoria em engenharia de incêndio)
Representante regional norte e Nordeste de varias empresas (importador de tecnologia de segurança de Incêndio).
Marcio Ferreira é Administrador, Especialista em incêndios, Projetos, Instalação, Manutenção, Consultoria e Treinamentos.
This website uses cookies to improve your experience while you navigate through the website. Out of these, the cookies that are categorized as necessary are stored on your browser as they are essential for the working of basic functionalities of the website. We also use third-party cookies that help us analyze and understand how you use this website. These cookies will be stored in your browser only with your consent. You also have the option to opt-out of these cookies. But opting out of some of these cookies may affect your browsing experience.
Os cookies necessários são absolutamente essenciais para o funcionamento adequado do site. Esta categoria inclui apenas cookies que garantem funcionalidades básicas e recursos de segurança do site. Esses cookies não armazenam nenhuma informação pessoal.
Quaisquer cookies que possam não ser particularmente necessários para o funcionamento do site e sejam usados especificamente para coletar dados pessoais do usuário por meio de análises, anúncios e outros conteúdos incorporados são denominados cookies não necessários. É obrigatório obter o consentimento do usuário antes de executar esses cookies no seu site.
IT 21/2019 Sistema de proteção por extintores de incêndio
Sumário
SUMÁRIO
Atualizada pela Portaria nº CCB 021/800/20 publicada no Diário Oficial do Estado, nº 132, de 04 de julho de 2020
Palavras chaves: IT 21/2019 Sistema de proteção por extintores de incêndios / IT21/ IT/21SP / IT-21 Extintor
1 OBJETIVO DA IT 21/2019
2 APLICAÇÃO DA IT 21/2019
3 REFERÊNCIAS NORMATIVAS E BIBLIOGRÁFICAS
ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS
(ABNT). NBR 12693 – Sistema de proteção por extintores de incêndio. Rio de Janeiro: ABNT;
.NBR 12962 – Inspeção, manutenção e recarga em extintores de incêndio. Rio de Janeiro: ABNT;
.NBR 15808 – Extintores de incêndio portáteis. Rio de Janeiro: ABNT;
.NBR 15809 – Extintores de incêndio sobrerrodas. Rio de Janeiro: ABNT;
Palavras chaves: IT 21/2019 Sistema de proteção por extintores de incêndios / IT21/ IT/21SP / IT-21 Extintor
4 DEFINIÇÕES
5 PROCEDIMENTOS
Palavras chaves: IT 21/2019 Sistema de proteção por extintores de incêndios / IT21/ IT/21SP / IT-21 Extintor
Tabela 1: Distância máxima de caminhamento.
Palavras chaves: IT 21/2019 Sistema de proteção por extintores de incêndios / IT21/ IT/21SP / IT-21 Extintor
5.2 Instalação e sinalização
Palavras chaves: IT 21/2019 Sistema de proteção por extintores de incêndios / IT21/ IT/21SP / IT-21 Extintor
5.2.2 Extintores sobrerrodas (carretas)
Palavras chaves: IT 21/2019 Sistema de proteção por extintores de incêndios / IT21/ IT/21SP / IT-21 Extintor
5.3 Certificação, validade e garantia
Palavras chaves: IT 21/2019 Sistema de proteção por extintores de incêndios / IT21/ IT/21SP / IT-21 Extintor
Faça o download desta norma ou demais estados : https://elfire.com.br/normas-tecnicas/
Consulte diretamente no site do Bombeiro de SP: http://www.corpodebombeiros.sp.gov.br/
Fale com um especialista
Converse com um especialista agora pelo WhatsApp