
O líquido gerador de espuma (LGE)
O líquido gerador de espuma (LGE) é um concentrado de espuma sintética que atua como uma espécie de detergente no combate a incêndios de classe A e B, especialmente em hidrocarbonetos e solventes polares.
Não tóxico, biodegradável, resistente a altas temperaturas e com longa vida útil, ele possui baixa densidade e expansão.
Uma das vantagens do LGE e que o torna indispensável no combate a determinados tipos de incêndio é que ele age de maneira efetiva na superfície do líquido inflamado, criando uma barreira protetora e evitando que gases aquecidos se dissipem. Misturado com água doce ou salobra, o LGE pode ser utilizado em equipamentos com ou sem aspiração de ar.
A Espuma
Durante anos, a espuma tem sido usada como um meio de extinção de incêndios para líquidos inflamáveis e combustíveis.
Ao contrário de outros agentes extintores, como água, pó químico, CO2 e etc., uma espuma aquosa estável pode extinguir um incêndio líquido inflamável ou combustível pelos mecanismos combinados de resfriamento, separando a fonte de chama / ignição da superfície do produto, suprimindo vapores e sufocando.
Também pode proteger por longos períodos de tempo contra reflash ou reignição.
A água, se usada em um combustível de hidrocarboneto padrão, é mais pesada que a maioria desses líquidos e, se aplicada diretamente à superfície do combustível, afundará no fundo, com pouco ou nenhum efeito na extinção ou na supressão de vapor.
Se o combustível líquido aquecer acima de 212 °F, a água pode ferver abaixo da superfície do combustível jogando o combustível para fora da área contida e espalhando o fogo.
Por esse motivo, a espuma é o principal agente de extinção de incêndios para todos os perigos em potencial ou áreas em que líquidos inflamáveis são transportados e/ou processados.
PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS DO LGE (Líquido gerador de espuma)
Devido a densidade e expansão, o LGE (líquido gerador de espuma) atua na superfície do líquido inflamado, diante disso, o material forma uma proteção e impede a passagem de gases em alta temperatura, o que impede o contato do ar com o produto inflamável.
O LGE pode apresentar característica doce, salgada ou salobra, lembrando que a proporção e modo de uso de equipamento será definido conforme o tipo de fogo a ser combatido.
Tipos de Líquido Gerador de Espuma
Todos os tipos de LGE devem ser aprovados pela ABNT, que certifica seu correto funcionamento e a preservação da saúde das pessoas que lidam com essa substância.
É possível encontrar LGEs nas dosagens de 1,3 ou 6%, que são indicadas de acordo com a aplicação. Alguns são específicos para combater incêndios de classe B, já outros são específicos para solventes polares, hidrocarbonetos ou incêndios de classe A.
MODO DE USO LGE
O produto LGE (líquido gerador de espuma) é utilizado conforme a classificação do incêndio, diante disso, as chamas decorrentes da classe B, as quais envolvem petróleo, gasolina, óleo diesel e demais combustíveis podem ser detidas com o auxílio da espuma.
O equipamento age também no combate a incêndios da classe A, os quais são decorrentes de madeira, papel, algodão e tecidos. Para facilitar o desempenho do LGE, existem mecanismos que podem auxiliar no trabalho do LGE.
A primeira etapa para o equipamento agir com alto desempenho é impedir a liberação de gases, sendo assim o produto cria uma camada de proteção.
O segundo procedimento visa retirar o oxigênio da superfície inflamável, por meio de espuma de elevada categoria.
Por fim, a espuma drena o líquido, indicado para resfriar as superfícies metálicas. Funcionando da seguinte forma:
- Cobrindo a área das chamas e isolando o contato com vapores inflamáveis;
- Resfria aos combustíveis;
- Supre os vapores inflamáveis para não espalhar-se ao ar.
Como é Feita a Dosagem do Líquido Gerador de Espuma
A dosagem do líquido gerador de espuma é feita pelo proporcionador de espuma ou por meio do dosador de espuma.
Por exemplo: se for utilizada uma dosagem de 6% de LGE, a mistura terá 6 partes de LGE (líquido gerador de espuma) e 94 partes de água em contato com o ar após o lançamento. Assim, haverá uma expansão de 1 para 10.
INSTALAÇÃO DO LGE
O LGE (líquido gerador de espuma) é um produto de alta potência, instalado estrategicamente em locais de diferentes áreas de risco como armazéns, barragens, hangares de aviões e costumam apresentar embalagem especificada como características tridimensionais.
Os concentrados, chamados de AFFF produzem espumas as quais formam um fino filme aquoso sobre as chamas. A presença da proteção permite o resfriamento do combustível e na supressão dos vapores.
As espumas AFFF são compatíveis com o pó químico e o equipamento funciona como um escape em caso de chamas, assim a espuma detém ao fogo de forma suficiente.
As espumas AFFF também podem ser aplicadas em incêndios da Classe A e de madeira, plásticos, tecidos e materiais secos em geral, uma vez que a baixa tensão superficial do líquido drenado (filme aquoso) permite umedecer os materiais que estão sendo queimados, penetrando nas superfícies expostas e extinguir os surtos do fogo.
Principais Aplicações
– Aeroportos;
– Hangares;
– Almofadas de helicóptero;
– Plataformas e navios offshore;
– Usinas de álcool
– Refinarias, empresas químicas e petroquímicas em geral;
– Tanques de armazenamento, barragens de contenção.
Para saber mais sobre o líquido gerador de espuma (LGE) clique no link abaixo:
https://www.bombeirocaetano.com.br/lge/
Para outras informações clique no link : https://www.elfire.com.br/

Luigo Pereira
Projetista especialista em projetos de prevenção e combate a incêndio nas empresas Elfire e Chamatex, participa do grupo de pesquisa em segurança contra incêndio Fire Masters – MF, acadêmico de engenharia civil, gerente de tráfego, analista de marketing, web designer.