O Que é Projeto Baseado em Desempenho?

O Que é Projeto Baseado em Desempenho?

Nosso Trabalho

Começamos o nosso trabalho com uma empresa famílias, onde trabalhamos hoje,com o nível básico, intermediário e avançado. O Intermediário seria um projeto até a aprovação do corpo de bombeiros, o intermediário seria um sistema de supressão, e o avançado seria um sistema de Projeto Baseado em Desempenho (Performasse Base Designe – PBD).

Estamos trabalhando nesses últimos dois anos, incluindo, o desenvolvimento do Brasil, tais trabalhos são desenvolvidos como: compartilhamento de informações, ajudas para projetistas… Hoje é nos proposto identificar, o treinamento que é feito a exatamente dois anos, para o nível básico, que é a aprovação para o corpo de bombeiro.
No curso que nos esforçamos para construir, é envolvido as ITs de todos os Estados, pois nós temos um código, e cada estado possui uma legislação. Por exemplo, pessoas que fazem projetos de melhoria de proteção para um Estado não conseguem fazer para outro, os projetos que são feitos para Mias Gerais, não podem ser feitos para o Pará, ou para o Maranhão. E pelo fato de cada um possuir um código, é rapidamente dificultado o serviço de melhoria para essa área. Hoje nós temos o fire

Workshop internacional de combate a incêndio, que nos dar muita informação e nos ajuda entender mais sobre essa área. Pois o que é nos propostos entender hoje? Que a nossa maior dificuldade é a falta de informação.

Para simplificar, hoje quem está procurando por oportunidades, normalmente tem dificuldade de encontrar informações.

Possuímos um contexto internacional devidamente promissor, que está evoluindo a muito tempo, porém, ainda assim no Brasil, temos muitas faltas de informações.

Em um artigo do Dr. Ualfrido Del Carlo é compartilhado a nós, um artigo que o mesmo fala de uma associação internacional que o mesmo fala, que havia exatamente a quinze anos atrás, então podemos observar que o desenvolvimento internacional de uma associação para engenharia de incêndio, está sendo muito lenta.

Hoje nós temos no Brasil, onze membros dessa organização, assim como também, são feitos vídeos, que os mesmos são devidamente publicados na internet, para ajudar a transmitir o máximo de conhecimento, e ajudar fazer projetos melhor.

Então a quinze anos, o Dr. Ualfrido Del Carlo fala, “os nossos prédios, as nossas edificações já são tão complexas que não poderão ser mais protegidas somente com o código de bombeiro, com códigos prescritivos ou tradicionais”.

O código prescritivo: É baseado em padronização do gerenciamento de riscos, basicamente em prédios altos que possuem uma similaridade. Digamos que você tenha um hotel. Esse hotel irá ser do mesmo jeito dos outros? Ele terá o mesmo material combustível que os outros possuem? Possuirá as mesmas características de ocupantes? Não. Então cada local possui uma particularidade. Então nasce a necessidade de fazer decisões baseadas em conhecimentos de causa.

O nosso primeiro projeto foi da Usina de Tucuruí construída em 2012, ela tinha 100 metros, possuía 30 acima do solo e menos 50 abaixo do solo. A maioria das edificações hoje, são bem complexas, algumas não é possível fazer pelo código estadual. E pelo código, nós teremos todas as proteções dento de um agrupamento de túneis, diárias confinadas, então todas as proteções teriam que estar presentes, sprinkler, escada pressurizada, gerenciamento de fumaça… Uma usina que já é construída a mais de 40 anos, é possível a necessidade de fazer um código, fazer uma proteção além da norma. E este é o PBD – Projeto Baseado em Desempenho, a ideia deste é, fazer um projeto além das normas, onde as mesmas não conseguem pontuar.

Estrutura do Código Brasil: Os riscos são protegidos com carga de incêndio, ou com calor de combustão. É preciso entender para fazer uma proteção, baseada no acontecimento, pois a base não pode ser apenas definida com carga de incêndio. Então nos nossos dimensionamentos, sprinkler pode ajudar a controlar para que o tempo se multiplique e seja maior. Por fim, o X da questão não é se tem muito combustível apenas, mas uma pequena quantidade de ser rápido e der um flashover.

Então nossa estrutura, é bem fragmentada, como possui juntamente, uma certe similaridade de códigos, pois possuímos um código da década de 80 que nunca foi atualizado, outro que foi atualizado apenas uma vez, e já temos algumas tabelas que tem um conhecimento de exigência mais estruturado.

Objetivos sem envolver ciência: Não é envolvida ciência, as normas prescritivas antigas, são baseadas em tragédias e não medem os objetivos. Nos dão uma maneira de proteção, mas não é deixado claro. Por exemplo, na saída de emergência, 1 minuto, sem falar do comportamento humano.

Os objetivos devem ser alcançados em níveis que possam ser medidos tanto quantitativamente, e quanto qualitativamente. A verdadeira engenharia de incêndio nos ensina a lidar com os verdadeiros vilões.

PBD de onde veio? E o porquê?

Foi criado para fazer um projeto sob medida, para melhorar com mais inteligência, que lidem com informações além do código presente envolvendo conhecimento de causa ciência e engenharia.

Como é possível proteger uma situação de incêndio em lugares distintos? O fogo é a mesma coisa em todo lugar, então eu não preciso do código de lugares diferentes para conseguir proteger o lugar. É preciso entender, as situações de fogo, e fazer a engenharia da maneira correta.

Onde as vantagens da mesma forma, tira a corresponsabilidade.

O que é?

O nome é em inglês, Performance Base Designer, que significa “Projeto Baseado em Desempenho”. São projetos desenvolvidos com um time, é necessário um grupo, todas as pessoas que estiverem envolvidas no processo da edificação, como por exemplo, técnico de segurança, engenheiro, o dono da edificação, a pessoa o qual faz a manutenção, ou seja, envolve todos os responsáveis. Para que possa ser encontrado um objetivo.

Então qual é a estratégia? A estratégia é conseguir salvar vidas, patrimônios, conseguir que a linha de produção não passe por um incêndio, em todas as situações.

Assim sendo, o objetivo á na base de diálogo, de combinados, onde é feito uma estratégia, ao qual é assinado e responsabilizado por todas as pessoas que votam no processo e escolhem o objetivo que gostariam de alcançar.

Resumindo, é um processo peculiar, para cada edificação, com entendimento de causa de engenharia e não apenas legal.

Prós e Contras

Possuímos as vantagens e desvantagens. É um projeto especificamente dirigido para edificações, que consegue desenvolver alternativas e soluções além do código tradicional.

Assim, quando o código tradicional não consegue fazer adequadamente, é permitido alcançar o nível de segurança adaptada. Onde pode promover soluções de melhor custo e benefício para assim, alcançar o nível de segurança contra incêndio.

O qual pode ser uma estratégia tão eficiente, assim quando se trabalha focado para isolar riscos. Onde é preciso muito conhecimento de causa para que isso possa ser feito, tanto em analistas, quanto engenheiros.

E esses cursos são necessariamente precisos no Brasil, pois nesse quadro precisamos de muito conhecimento, entender a engenharia, entender o fogo, saber o tempo para chegar em flashover.

Os candidatos

Os candidatos para fazer esse sistema das edificações complexas sobrevir com um cargo chefe. São formas e edificações existentes na segmentação, edificações históricas, hoje está havendo bastante.

Assim, é preciso um projeto com inteligência, a análise de risco jamais poderá faltar.

O sistema de supressão é importante, mas é preciso o mesmo entender uma estratégia e entender onde está sendo colocado. Sendo assim é necessária uma inteligência, estratégia, e a quantificação dessa estratégia.

A estrutura do Projeto Baseado em Desempenho

Tem que haver um código, existe um código. Não é simplesmente chegar e estudar o fogo, existe um código, onde o mesmo é como se fosse nacional, tradicional. O qual terá uma estrutura.

A primeira coisa é definir o Escopo e extensão do projeto. Vai até a aprovação do projeto, ao acompanhamento de compra dos materiais após as primeiras manutenções, escolher os envolvidos e as responsabilidades. As metas ou objetivos.

Fazer a prevenção de vida, minimizar o risco das características de vida em quadro histórico, os quais geralmente são três: vida, patrimônio, ou riscos especiais ou produções.

Critérios de performances. É ate o número de proteções, proteções de vidas, é preciso dar números. As vezes ocorre até morte, mas é uma estratégia com números, os quais são apresentados e registrados. A distância de visibilidade através da fumaça, limite de CO exposto, e máxima temperatura exposta, radiação.Em função assim, do tempo.

Desenvolvendo cenário de designer de fogo. Para julgar os números de cima é preciso ser calculados e validados para as várias possibilidades de cenário de fogo.

Desenvolver a estratégia do designer. Cenário de fogo tem sido estabelecido, encontrar a estratégia para limitar flashover (linha de produção e propriedade), tenabilidade (vidas humanas). Estratégia são métodos que podem ser usados para encontrar metas e objetivos para o projeto (sprinkles, limites de combustíveis, adicional caminho de saídas, etc.)

Primeiro Projeto Feito em PBD

Tal projeto foi a usina de Tucuruí, onde foi apresentado relatório em 2012, tínhamos a legislação paraense, pois o prédio era verticalizado, possuía mais de 100 metros de altura. Possuía limitações, e foi possível fazer a apresentação dos lugares da edificação.

Então as vezes o desejo de colocar algo inovador é grande, mas tem que cumprir as normas, então tem que ter um avisador, onde a sirene é validada para ser a própria avisadora.

Cursos

São feitos tipos de projetos, incluindo o interesse em ensinar cursos. É ensinado e proporcionalmente para uma ajuda, com compartilhamento de informações. Onde o curso é para entender a estrutura no código e não caducar o processo.

Organizações Internacionais

A ideia é unidade, então muitas pessoas tem trabalhado isoladamente em um lugar e essa unidade não está sendo conseguida, pois a mesma que irá fazer diferença, e por fim, cada pessoa precisar estar nesse movimento, nesse desenvolvimento fazendo o que é bom.

Uma homenagem aos pioneiros de Engenharia de
Incêndio

Todos merecem honra, mas essa parte talvez que tenha uma importância fundamental para o sucesso da missão de todos. Essa inteligência vem de conhecimento e de pessoas que investiram o que tinham, seu dinheiro e seu tempo, e em um quadro nada favorável contribuíram até hoje sem desistir da área… Os quais são nossos heróis por trás das cenas… Onde muitos já desistiram e falaram que a área nunca vai mudar, eles seguiram sempre acreditando que um dia mudará.

Temos o que temos hoje devido a eles, pois os mesmos passaram a ensinar uns aos outros.

Se houvéssemos ouvido-os e honrado-os, estaríamos andando em outro nível…Pessoas de bem, líderes natos que sempre achamos afinidade quando o assunto é engenharia de incêndio.

Nos últimos 20 anos não houve um aumento significativo no número de incêndios, e isso só foi possível por investimento e melhorias em fase de projeto, ou seja, o conhecimento e o uso da engenharia de prevenção de incêndios.

Embora ainda temos um quadro brasileiro atrasado, temos uma dívida enorme com estes que se mostraram responsáveis pelo desenvolvimento que temos hoje.

Marcio Ferreira
Marcio Ferreira

Pesquisador no grupo de pesquisa em segurança contra incêndio Mestres do Fogo
Representante comercial varias empresas internacionais (importador de tecnologia de segurança de Incêndio).
Engenheiro Civil e de Combate a Incêndios - CREA nº 151671823-2
Mestre em Engenharia de Combate a Incêndios, Worcester Polytechnic Institute
Membro internacional da NFPA / SFPE / IAFSS / IAAI
CEO Centro de Projetistas de Combate a Incêndio Fire Masters Academy (Brasil)
CEO Elfire Equipamentos de Segurança (Brasil)
Diretor de Engenharia na Empresa Chamatex (Brasil)
CEO - Elfire Technology LLC (Miami - FL)
Tel: +1 (781) 796-7286

4 Comments

  1. O Que é Projeto Baseado em Desempenho? 78f22736e5fd9cddb82b2fff0be8f870?s=38&d=mm&r=g ปั้มไลค์
    May 16, 2020 @ 11:04 pm

    Like!! I blog quite often and I genuinely thank you for your information. The article has truly peaked my interest.

    Reply

  2. O Que é Projeto Baseado em Desempenho? a2dabf0825aeb9ddf63019c82706f7dd?s=38&d=mm&r=g ทิชชู่เปียกแอลกอฮอล์
    May 16, 2020 @ 11:06 pm

    I like the valuable information you provide in your articles.

    Reply

  3. O Que é Projeto Baseado em Desempenho? 7d021ea47000e9e73828fa4cd6263061?s=38&d=mm&r=g แผ่นกรองหน้ากากอนามัย
    May 16, 2020 @ 11:10 pm

    I learn something new and challenging on blogs I stumbleupon everyday.

    Reply

  4. O Que é Projeto Baseado em Desempenho? bf4cf0de5aff8719e8aa8bd159fa33c5?s=38&d=mm&r=g ปั้มไลค์
    May 19, 2020 @ 2:41 pm

    Like!! Great article post.Really thank you! Really Cool.

    Reply

Leave a Reply

Contato

Entre em contato com um de nossos especialistas.

  • +55 (11) 3280-8097
  • contato@elfire.com.br
  • Av.Reg. Feijó.944 - Vila Formosa, São Paulo - SP,
Localização

Av. Reg. Feijó, 944 – Vila Formosa, São Paulo – SP, 03342-000

Horários

08:00  – 18.00 
Segunda – Sexta

Contato

Phone: (11) 3280-8097
Email: contato@elfire.com.br