Projeto de iluminação de emergência

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram

Sumário

Capa do artigo com uma placa verde e iluminação verde em uma sala escura para evidenciar as saídas de emergencia. Logo da empresa elfire no canto direito.

Quando há um acidente com fogo, o corte de energia é uma das recomendações iniciais de proteção às vidas humanas e do patrimônio. A ausência de visibilidade humana nesta situação, em conjunto com a fumaça gerada, são ingredientes para a instalação do pânico das pessoas. Uma medida preventiva para evitar este pânico é o sistema de iluminação de emergência.

É preciso existir um sistema de iluminação de emergência de forma a clarear como resultado de emergência, direcionar a evacuação das pessoas das áreas de risco, auxiliar no reconhecimento de emergência e evitar acidentes na falta de iluminação normal. Ou seja, o sistema de iluminação de emergência auxilia as pessoas saírem com segurança da edificação ou área de risco.

Além disso, ela também facilita a ação do corpo de bombeiros dentro da edificação.
Por isso, a iluminação de emergência é importante e precisa ser dimensionada corretamente, inclusive para evitar o ofuscamento das pessoas por conta de emergência desajustada.

O projeto de iluminação de emergência é elaborado para garantir a existência de acordo com o sistema de iluminação, com sustentação de acordo com a norma NBR 10898/2013 e / ou da instrução específica de iluminação de emergência do corpo de bombeiros.

Nós utilizaremos neste artigo a Instrução Técnica (IT) Nº 18/2019 do corpo de bombeiros militar do estado de São Paulo como referência. Contudo, a IT faz seu estado para o dimensionamento do sistema de iluminação de emergência.

O projeto de iluminação de emergência deve prever dois tipos de iluminação: a iluminação de aclaramento e a iluminação de balizamento.

A iluminação de aclaramento tem como objetivo iluminar com intensidade suficiente a rota de fuga das pessoas na edificação em caso de emergência.

A iluminação de balizamento, ou de sinalização, serve para indicar todas as mudanças de direção, a existência de escada, resultado, entre outros. A iluminação de balizamento tem o objetivo de sinalizar a direção de abandono da edificação.

Além disso, o sistema de iluminação de emergência pode ser de três tipos principais de fontes de energia, são eles:

  • Conjunto de blocos autônomos
  • Sistema centralizado com baterias
  • Grupo monogerador

A escolha da fonte de energia vai depender da complexidade do projeto e tamanho da edificação ou área de risco. 

Para dimensionar o sistema de iluminação de emergência, os principais requisitos são:

  • O nível mínimo de iluminamento tem que ser de 3 lux em locais planos (corredores, halls, área de refúgio) e de 5 lux em locais com desnível (escadas ou passagens com obstáculos).
  • A distância máxima entre os pontos de iluminação de aclaramento não deve ultrapassar 15 m e entre o ponto de iluminação e a parede não ultrapassar 7,5 m.
  • As salas de área inferior ou igual a 50 m², população inferior a 50 pessoas e cuja saídas das salas sejam diretas para o corredor, estão isentas de instalação de iluminação de emergência de aclaramento. 
  • Para instalação aparente, a tubulação e as caixas de passagem devem ser metálicos ou em PVC rígido antichama.
  • A tensão das luminárias de aclaramento e balizamento para iluminação de emergência em áreas com carga de incêndio deve ser de, no máximo, 30 volts.
  • Se a luminária de emergência de balizamento atender o nível de aclaramento de 3 lux, é dispensado a instalação de uma luminária de aclaramento no mesmo local.
  • A distância máxima entre dois pontos de iluminação de emergência é equivalente a quatro vezes a altura de instalação deste em relação ao nível do piso.
  • A autonomia de iluminação deve ser, no mínimo, de 1 hora de funcionamento do sistema de iluminação de emergência.

Ligue e conte com o mais confiável e eficiente distribuidor para: 

Ficou com alguma dúvida? Envie-nos uma mensagem. Estamos à disposição.

Caso esteja precisando de uma consultoria na área, de um projeto de iluminação de emergência ou de um sistema de iluminação de emergência, fale conosco. Ficaremos felizes em lhe ajudar no que for preciso.

Ligue-nos através do número (11) 32808097 ou, se preferir, envie-nos um e-mail para contato@elfire.com.br.

 

Requisitos legais utilizados neste artigo:

  • ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS (ABNT). NBR 10898 – Sistemas de iluminação de emergência. 2013.
  • Instrução técnica Nº 18 do corpo de bombeiros militar do estado de São Paulo – Iluminação de emergência. 2019.
Compartilhe
Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no telegram
Telegram

Fale com um especialista

Converse com um especialista agora pelo WhatsApp

Obtenhas respostas imediatamente.
Clique aqui
CASES DE SUCESSO
Conheça alguns dos clientes que estão protegidos contra incêndio
VALE S.A.
SOTREQ
KOMATSU
ELETROBRAS
WEG
E MUITAS OUTRAS
FAÇA SEU PROJETO COM A ELFIRE
A Elfire hoje tem simplificado tudo no gerenciamento de proteção de incêndios, um processo muitas vezes confuso e burocrático para as empresas em todo o Brasil.
Fale com um agora!