Segurança de shopping

Segurança de shopping: sistemas de prevenção e combate a incêndio

Um breve contexto sobre segurança de shopping

A Elfire tem uma vasta experiência em segurança de shopping, vem a mais de 10 anos desenvolvendo projetos de sistemas de prevenção e combate a incêndio em shopping. 

Inicialmente vale ressaltar que além das especificações interna de segurança de shopping, cada estado do Brasil tem a sua legislação específica.

Contudo as normas de prevenção e combate a incêndios dos estados tem muitos pontos em comum com a legislação do estado de São Paulo. A maioria é uma cópia mesmo ou é bem parecida. 

Um estado que vem se destacando quanto ao nível das normas técnicas é o estado Pará, principalmente no que tange as saídas de emergência, pois são baseadas nas NFPA’s.

Segurança de shopping: exigências de padronização

Na segurança de shopping, além da legislação de prevenção e combate a incêndio de cada estado e das normas técnica brasileiras – NBR’s, os shoppings possuem seu próprio caderno técnico de exigências e padrões a serem cumpridos. 

O caderno técnico específico do shopping tem como objetivo definir e padronizar os fabricantes e marcas dos sistemas de prevenção e combate a incêndio a serem projetados e instalados nas lojas e no mall do shopping. 

Por exemplo, se no caderno técnico o sistema de detecção e alarme de incêndio está definido como SIMPLEX, então todas as lojas deverão instalar o sistema de  detecção e alarme de incêndio da marca SIMPLEX, sendo responsáveis pelo projeto, instalação e manutenção desse sistema. 

As lojas também são responsáveis por manter a manutenção e o perfeito funcionamento dos equipamentos dos sistemas de prevenção e combate a incêndio em dias, conforme a legislação e o caderno técnico, bem como treinar os colaboradores para a correta e eficaz utilização dos equipamentos.

Afinal, de que adianta ter um sistema bem projetado, instalado corretamente e em perfeito funcionamento, se não tiver ninguém no local apto a utilizá – los com segurança e eficácia?

Segurança de shopping: o projeto de incêndio

Assim como na fase de instalação e manutenção deve se ficar atento aos parâmetros de análise de projeto de prevenção e combate a incêndio do shopping.

Pois a primeiro análise é feita pelo shopping, somente posterior a essa aprovação interna, o projeto de prevenção e combate a incêndios é liberado para protocolo no Corpo de Bombeiros. se aplicando também esse mesmo padrão aos projetos de incêndio das lojas. 

Para sistemas de prevenção e combate a incêndio em shopping temos que estar sempre alinhados com a legislação do Corpo de Bombeiros do Estado  e com o caderno técnico específico de segurança do shopping. 

Os parâmetros e critérios variam de um shopping para o outro, alguns requerem cálculo da tubulação, outros especificam tabelas para a tubulação de sprinklers, desse modo o profissional que está fazendo o projeto de prevenção e combate a incêndios deve estar atento a essas mudanças. 

Vistoria e o papel do Bombeiro Civil

As definições e padrões especificadas no caderno técnico visam garantir a compatibilidade entre os sistema de prevenção e combate a incêndios instalados nas áreas de mall do shopping, ou seja, áreas comuns de responsabilidade do shopping, e nas áreas das lojas. Evitando retrabalhos na etapa de comissionamento e start up dos sistemas. 

Em geral, o bombeiro civil é o profissional responsável por fazer essa vistoria interna no shopping, antes da vistoria do Corpo de Bombeiros Militar do Estado.

Podendo ser feita também por técnicos de segurança, engenheiros e gestores de segurança, dependendo da forma de trabalho do shopping. 

O caderno técnico serve também para facilitar essa vistoria, reunindo em um só documento quais são as exigências para que aquele sistema funcione em perfeita união com todos os sistemas instalados no shopping. 

Ligue e conte com a mais confiável e eficiente empresa para: 

Desenvolver projeto de segurança de shopping, prevenção e combate a incêndio

Para obter mais informações sobre como estabelecer contato com o melhor  distribuidor , ligue para o Elfire no seguinte número: (11) 3280 – 8097. Caso prefira, escreva para:  contato@elfire.com.br , Somos:

  •  Desenvolver projeto de prevenção e combate a incêndio para empresas;
  •  Desenvolver projeto de prevenção e combate a incêndio para centros de dados;
  •  Desenvolver projeto de prevenção e combate a incêndio para galpões;
  •  Desenvolver projeto de prevenção e combate a incêndio para edifícios;
  •  Desenvolver projeto de prevenção e combate a incêndio para comércio;
  •  Desenvolver projeto de prevenção e combate a incêndio para Museus;
  •  Desenvolver projeto de prevenção e combate a incêndio para hospitais;
  •  Desenvolver projeto de prevenção e combate a incêndio para Embarcações;
  •  Desenvolver projeto de prevenção e combate a incêndio para Mineradoras;
  •  Desenvolver projeto de prevenção e combate a incêndio para turbinas eólicas.
Thaís Sales
Thaís Sales

Projetista especialista em projetos de prevenção e combate a incêndio nas empresas Elfire e Chamatex, participa do grupo de pesquisa em segurança contra incêndio Fire Masters – MF.

Leave a Reply

Localização

Av. Reg. Feijó, 944 – Vila Formosa, São Paulo – SP, 03342-000

Horários

08:00  – 18.00 
Segunda – Sexta

Contato

Phone: (11) 3280-8097
Email: contato@elfire.com.br