Segurança Elétrica ao Redor de Piscinas, Banheiras de Hidromassagem e Spas Segurança Elétrica ao Redor de Piscinas Banheiras de Hidromassagem e Spas

Segurança Elétrica ao Redor de Piscinas, Banheiras de Hidromassagem e Spas

Para muitos de nós, as atividades aquáticas são igualmente divertidas. Mas é importante estar ciente dos riscos elétricos enquanto desfruta da água. Saiba como ser seguro em piscinas, banheiras de hidromassagem e spas.

Se estiver instalando uma nova piscina, jacuzzi ou spa, verifique se a fiação é feita por um eletricista experiente e seguindo os requisitos especiais de segurança para esse tipo de instalação.

Os recipientes externos devem ter tampas que os mantenham secos, mesmo quando os aparelhos estiverem conectados.

Os disjuntores de falha à terra (GFCI) são dispositivos especiais projetados para proteção contra choque elétrico e eletrocussão. Eles são necessários para a maioria dos equipamentos de piscina, spa ou banheira de hidromassagem. Eles podem ter a forma de uma saída ou um disjuntor. Teste o GFCI mensalmente, de acordo com as instruções do fabricante.

Aparelhos, equipamentos e cabos devem ser mantidos a pelo menos 6 pés da água. Quando possível, use aparelhos e equipamentos com bateria, como televisões, rádios e aparelhos de som.

Evite manusear dispositivos elétricos quando molhado.

Verifique se as companhias aéreas mantêm distância adequada sobre uma piscina e outras estruturas, como um trampolim. Se você não tiver certeza, entre em contato com um eletricista qualificado ou sua concessionária local para garantir que as linhas de energia estejam a uma distância segura.

Não nade durante uma tempestade.

Peça a um eletricista qualificado que inspecione periodicamente e, quando necessário, substitua ou atualize os dispositivos ou equipamentos elétricos que mantêm sua piscina, spa ou banheira de hidromassagem eletricamente segura. Conheça os riscos!Eletrocussão é a morte por choque elétrico. Lembre-se de que a pele está molhada ou que as superfícies circundantes, como a grama ou a plataforma da piscina, estão molhadas. A pele molhada ou superfícies molhadas podem aumentar bastante as chances de eletrocussão quando houver eletricidade.

Existem vários sinais de choque elétrico. Os nadadores podem sentir uma sensação de formigamento. Eles podem sofrer cãibras musculares. Eles podem não ser capazes de se mover. Eles podem sentir que algo os mantém no lugar.

Se você acha que alguém na água está sendo eletrocutado, desligue toda a energia, mas não tente ir à água. Use uma fibra de vidro ou outro tipo de gancho de resgate que não conduza eletricidade para ajudar o nadador. Peça para alguém ligar para 9-1-1.

Se você acha que está sendo eletrocutado enquanto estiver na água, fique longe da fonte do choque. Saia da água.

Fato

Comissão de Segurança de Produtos para Consumidores dos EUA. Há relatos de 14 mortes relacionadas a eletrocussões em piscinas de 2003 a 2014. Banheiras de hidromassagem e spas podem apresentar o mesmo perigo que as piscinas.

Fontes: https://www.nfpajla.org/pt/blog/1297-seguridad-electrica-alrededor-de-piscinas-jacuzzis-y-spas

Marcio Ferreira
Marcio Ferreira

Pesquisador no grupo de pesquisa em segurança contra incêndio Mestres do Fogo
Representante comercial varias empresas internacionais (importador de tecnologia de segurança de Incêndio).
Engenheiro Civil e de Combate a Incêndios - CREA nº 151671823-2
Mestre em Engenharia de Combate a Incêndios, Worcester Polytechnic Institute
Membro internacional da NFPA / SFPE / IAFSS / IAAI
CEO Centro de Projetistas de Combate a Incêndio Fire Masters Academy (Brasil)
CEO Elfire Equipamentos de Segurança (Brasil)
Diretor de Engenharia na Empresa Chamatex (Brasil)
CEO - Elfire Technology LLC (Miami - FL)
Tel: +1 (781) 796-7286

Leave a Reply

Contato

Entre em contato com um de nossos especialistas.

  • +55 (11) 3280-8097
  • contato@elfire.com.br
  • Av.Reg. Feijó.944 - Vila Formosa, São Paulo - SP,
Localização

Av. Reg. Feijó, 944 – Vila Formosa, São Paulo – SP, 03342-000

Horários

08:00  – 18.00 
Segunda – Sexta

Contato

Phone: (11) 3280-8097
Email: contato@elfire.com.br