Sistema de Sprinklers – Combate a incêndio

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Sumário
Sistema de Sprinklers

O sistema de chuveiros automáticos (Sprinklers) funciona a partir da aplicação de água no fogo a fim de eliminar o lado CALOR do “Triângulo do Fogo”, ele faz isso de forma automática.

O sistema de sprinklers fica com pressão de água na rede até que haja o disparo causado por um foco de incêndio. O disparo se dá a partir do aquecimento do elemento termo-sensível encontrado no centro do sprinkler.

O elemento termo sensível é apresentado em 3 cores básicas, vermelha, amarela e azul. Cada cor representa uma temperatura, sendo elas 68ºC, 79ºC e 141ºC respectivamente, e assim que a temperatura é atingida ele quebra, liberando o obturador e consequentemente a água.

Uma vez que a água é liberada ela bate no difusor abrindo em uma forma de “guarda-chuva” atingindo uma área abaixo de cada sprinkler que pode variar conforme o tipo de sprinkler, pressão da rede e vazão da do sprinkler.Militar, etc.).

Com a liberação da água, o sistema se manterá em funcionamento até que a bomba de incêndio seja desligada ou a água do reservatório de incêndio acabe.

Agora que sabemos como o sistema de chuveiros automáticos funciona já podemos entender o porquê este sistema é o melhor em relação ao combate a incêndio.

1. Ele já trabalha com pressão de água, portanto o combate é mais rápido;

2. Atinge uma área maior, resfriando não só o foco do incêndio como todo o seu redor;

3. Em primeira instância consegue controlar o fogo para que haja a evacuação da população, evitando assim, causalidades.

O sprinkler é, porém, um equipamento muito sensível e uma vez utilizado, não pode ser reutilizado, portanto, caso veja o rompimento de algum, não tente repará-lo.

Quais os itens essenciais para o funcionamento do sistema de sprinkler.

Sistema de Sprinklers - Combate a incêndio Capturar 1
Sistema de Sprinklers - Combate a incêndio Capturars

RESERVATÓRIO DE INCÊNDIO

 O reservatório de incêndio nada mais é que uma caixa d’água, mas com uma quantidade calculada para atender não só o sistema de sprinkler, mas também qualquer sistema de combate que use água.

Essa quantidade de água é determinada pelo nível de perigo do projeto, ou seja, a OCUPAÇÃO E RISCO, a maioria das empresas ou prédios comerciais já possuem um reservatório de água potável ou sanitária, sendo que ele pode ser usado para incêndio também, desde que a quantidade de água mínima, calculada em projeto, não venha a ser utilizada em outro local, que não em um foco de incêndio.

BOMBA DE INCÊNDIO

Bombas de incêndio são geralmente alojadas em uma sala de bomba muito perto dos reservatórios de incêndio. O principal ponto é que as bombas devem ser localizadas a um nível logo abaixo da parte inferior do reservatório, de modo que toda a água possa fluir para as bombas por gravidade.

Como todos os sistemas importantes, deve haver bombas de reserva no caso de a bomba principal falhar.

Há uma bomba principal que é elétrica, e uma segunda bomba de reserva que é diesel, caso a eletricidade falhe, que é comum.

Cada uma destas bombas é capaz de bombear a quantidade de água necessária individualmente, elas são idênticas em capacidade.

Há também um terceiro tipo de bomba chamada bomba jockey.

Esta é uma pequena bomba ligada ao sistema que liga continuamente para manter a pressão correta nos sistemas de distribuição, que é normalmente de 7 Kg / cm² ou 100 psi.

Se houver um pequeno vazamento em algum lugar no sistema, a bomba jockey irá ligar para compensá-lo. Cada bomba jockey também terá um backup.

TUBULAÇÃO DE INCÊNDIO

O sistema de distribuição consiste em tubos de aço ou de aço galvanizado que são pintados de vermelho.

Estes podem ser soldados juntos para fazer juntas seguras, ou anexado com grampos especiais – Conexões Ranhuradas.

Quando são subterrâneos, eles são envoltos com um revestimento especial que previne a corrosão e protege o tubo.

VÁLVULAS DE GOVERNO E ALARME

As válvulas de incêndio variam conforme a necessidade do tipo de sprinkler, podendo elas ser, de linhas secas, molhadas, ou pressurizadas com ar/nitrogênio – Para mais informações sobre as respectivas válvulas, acesse o e-book específico.

Todas as válvulas têm por objetivo assegurar que o sistema tenha água na rede, sendo ela que sinaliza na central de alarme quando houver o fluxo de água, podendo assim acionar a brigada de incêndio e a eventual evacuação do local.

As válvulas de incêndio ainda possuem acessórios chamados de “TRIM” – Para mais informações sobre o Trim da válvula, acesse o e-book específico de válvulas.

SISTEMA DE SPRINKLERS OU CHUVEIROS AUTOMÁTICOS

O sprinkler é a peça fundamental para o completo funcionamento do sistema, ele pode ser totalmente fechado, com elemento termo sensível ou aberto, para disparo rápido.

Para selecionar o sprinkler a ser utilizado, é necessário verificar qual a OCUPAÇÃO E RISCO da edificação, e somente assim, poderemos determinar seu coeficiente de vazão (ou “K” do sprinkler) e começar a projetar o sistema a ser instalado.

CONCLUSÃO

Vimos que o sistema de sprinkler é um dos melhores sistemas de combate existentes até hoje, porém seu design é complexo e exige mais informações.

Tendo isso em mente, é sempre recomendado realizar um projeto do sistema, por um engenheiro especializado e responsável técnico, desde sua casa de bombas até o ultimo bico de sprinkler, tendo assim a certeza de que seu sistema ficará correto e funcional para a proteção da sua vida e de seu patrimônio.

Ligue e conte com o mais confiável e eficiente distribuidor para: 

Sprinklers, Sistema de spriklers, Sistema de incêndio , Combate a incêndio, incêndios 

Para mais informações sobre como estabelecer contato com o melhor distribuidor, ligue para a Elfire no seguinte número: (11) 3280.8097. Caso prefira, escreva para: [email protected], Somos:

  • Sprinklers, Sistema de spriklers, Sistema de incêndio , Combate a incêndio, incêndios  para empresas;

  • Sprinklers, Sistema de spriklers, Sistema de incêndio , Combate a incêndio, incêndios  para Data Centers;

  • Sprinklers, Sistema de spriklers, Sistema de incêndio , Combate a incêndio, incêndios  para galpões;

  • Sprinklers, Sistema de spriklers, Sistema de incêndio , Combate a incêndio, incêndios  para edificios;

  • Sprinklers, Sistema de spriklers, Sistema de incêndio , Combate a incêndio, incêndios  para comercio;

  • Sprinklers, Sistema de spriklers, Sistema de incêndio , Combate a incêndio, incêndios para Museus;

  • Distribuidor de Fire Pro, Firepro, aerosol, supressão por aerossol para hospitais;

  • Sprinklers, Sistema de spriklers, Sistema de incêndio , Combate a incêndio, incêndios para Embarcações;

  • Sprinklers, Sistema de spriklers, Sistema de incêndio , Combate a incêndio, incêndios  para Mineradoras;
  • Sprinklers, Sistema de spriklers, Sistema de incêndio , Combate a incêndio, incêndios  para turbinas eólicas;
Compartilhe
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram

Fale com um especialista

Converse com um especialista agora pelo WhatsApp

Obtenhas respostas imediatamente.
Clique aqui
CASES DE SUCESSO
Conheça alguns dos clientes que estão protegidos contra incêndio
VALE S.A.
SOTREQ
KOMATSU
ELETROBRAS
WEG
E MUITAS OUTRAS
FAÇA SEU PROJETO COM A ELFIRE
A Elfire hoje tem simplificado tudo no gerenciamento de proteção de incêndios, um processo muitas vezes confuso e burocrático para as empresas em todo o Brasil.
Fale com um especialista agora!