Você sabe o que são bicos de sprinklers? Cópia de Saidas

Você Sabe o Que São Bicos de Sprinklers?

Os bicos de sprinklers são dispositivos destinados a controlar ou extinguir um incêndio, são utilizados em diversos ambientes e podemos encontrá-los em locais como shoppings, hospitais, escritórios e armazéns logísticos. São projetados para serem acionados a temperaturas pré-determinadas e são compostos por quatro partes; corpo, defletor, obturador ou plug e o elemento termo sensível.

Como os bicos de sprinklers funcionam?

Os bicos de sprinklers são acionados através da elevação da temperatura no ambiente em virtude do calor produzido pelo incêndio e ao atingir a temperatura de acionamento pré-determinada o elemento termo sensível se rompe, liberando o obturado que por sua também liberará a passagem de água pelo sprinkler que fará a dispersão desta água a partir do seu defletor.

Para que possamos especificar o bico de sprinklers a ser utilizado precisamos saber as suas características, são elas: o fator K, posição de instalação, tipo de cobertura, tipo de resposta, temperatura de acionamento e seu acabamento.

Fator K

O fator de um bico de sprinkler é conhecido como o coeficiente de descarga relacionado ao diâmetro do seu orifício interno, quanto maior o fator K, maior o seu orifício e mais água será descarregada em uma dada pressão. O mais usual são os bicos de fator K80 e K115 para áreas com escritórios, lojas e estacionamentos, outro bico de sprinkler bastante utilizado é o de fator K360 destinados a áreas de armazenagem.

Você sabe o que são bicos de sprinklers? 2

Posição de instalação

Temos 3 tipos de posições de instalação para os bicos de sprinklers, são elas: pendentes (para baixo), up-right (para cima) e lateral (Sidewall). Esta característica é muito importante, pois se for determinado em projeto o uso de um bico de sprinkler pendente, ele não poderá ser substituído por Up-Right ou lateral, pois a distribuição da água entre eles é diferente. Segue abaixo as fotos de cada um dos bicos de sprinklers.

Você sabe o que são bicos de sprinklers? 3

Tipo de cobertura

Esta característica está relacionada a área que o bico de sprinkler consegue cobrir e proteger. Existem dois tipos de cobertura, padrão e estendida.

Você sabe o que são bicos de sprinklers? 4

Tipo de resposta

O tipo de resposta também possui dois tipos, padrão e rápida. Esta característica determina a velocidade de ativação do elemento termo sensível quando exposto ao calor. Conseguimos identificar se o bico de sprinklers é de resposta padrão ou rápida a partir do bulbo, para bicos de sprinklers de resposta padrão o bulbo tem um diâmetro de 5mm, já o de resposta rápida o diâmetro é de 3mm, conforme a figura abaixo.

Você sabe o que são bicos de sprinklers? 5

Temperatura de Acionamento

As faixas de temperaturas de acionamento de um bico de sprinkler são definidas por norma e possuem uma padronização universal. É possível identificar essa temperatura através da coloração do líquido termo sensível que está no interior do bulbo conforme a figura abaixo.

Você sabe o que são bicos de sprinklers? 6

Acabamento

Os bicos de sprinklers podem ser fornecidos com diversos acabamento, os mais comuns são os cromados e o natural, porem para algumas situações podemos encontrar bicos de sprinklers com outros acabamentos como os pintados, os revestidos de em cera e até em inox.

Você sabe o que são bicos de sprinklers? 7

Dicas Para um Bom Dimensionamento da Rede de Sprinklers

Para que o sistema de bicos de sprinklers possa ser realmente eficaz são necessários alguns requisitos, como:

  • A correta classificação dos riscos (atividades) a serem protegidos, A parir desta classificação do risco podemos elaborar o projeto de instalação mais adequada e compatível com a carga incêndio;
  • Determinação da densidade de água (volume de água lançado sobre uma determinada área durante certo tempo) de acordo com o ambiente a ser protegido, levando-se em consideração a carga incêndio do ambiente, assim como a velocidade de crescimento do incêndio;
  • Definição de uma área de operação (área onde se pressupõe que certo número de bicos venha a ser acionado quase que simultaneamente para a extinção dos incêndios) compatível com a classe de risco – essa definição permite que a rede seja setorizada e haja o aumento da eficiência na extinção das chamas;
  • Dimensionamento da capacidade das bombas de recalque de água de acordo com o risco a ser protegido, de sorte que todo o sistema seja sempre pressurizado e exista volume de água aduzida capaz de dar combate aos incêndios – a maneira mais correta de se explicar é a das trocas de calor que passam a existir entre a água projetada, que passa a ficar mais aquecida e evapora-se e o calor dos materiais em chamas, que têm a temperatura reduzida. O calor cedido pelas substâncias em chamas é trocado com a água projetada;
  • Distanciamento entre os sprinklers nunca superior ao recomendado em normas específicas – o distanciamento é determinado pelos riscos avaliados. Quanto maior for a carga incêndio e a probabilidade de início do incêndio menor será o distanciamento entre os bicos de sprinklers, ou seja, haverá maior quantidade de sprinklers para a proteção do risco;
  • Distribuição das mercadorias e equipamentos de modo que haja um distanciamento mínimo de um metro entre esses e os defletores dos bicos de sprinklers.
Luis Fillipe
Luis Fillipe

Autor Convidado

Leave a Reply

Contato

Entre em contato com um de nossos especialistas.

  • +55 (11) 3280-8097
  • contato@elfire.com.br
  • Av.Reg. Feijó.944 - Vila Formosa, São Paulo - SP,
Localização

Av. Reg. Feijó, 944 – Vila Formosa, São Paulo – SP, 03342-000

Horários

08:00  – 18.00 
Segunda – Sexta

Contato

Phone: (11) 3280-8097
Email: contato@elfire.com.br