SEGURANÇA ELÉTRICA

Acender a luz, conectar a cafeteira, carregar o laptop, coisas que a maioria de nós faz automaticamente. A eletricidade facilita nossa vida. No entanto, devemos ter cuidado e sempre ter em mente a segurança elétrica.

DICAS DE SEGURANÇA ELÉTRICA

Qualquer trabalho elétrico que você deva fazer, faça-o com um eletricista certificado.

– Ao comprar ou reformar uma casa, inspecione-a com um eletricista certificado.

– Conecte apenas um aparelho de aquecimento de cada vez na mesma tomada (cafeteira, torradeira, aquecedor de ambiente, etc.).

– Aparelhos maiores (geladeiras, secadoras, máquinas de lavar, fornos, condicionadores de ar etc.) devem ser conectados diretamente a uma tomada embutida na parede. Não devem ser utilizados cabos de extensão (extensões) ou plugues múltiplos.

– Disjuntores devido a falha de arco ou AFCI, são um tipo de disjuntor que corta eletricidade quando ocorre uma condição perigosa. Considere sua instalação em sua casa. Ligue para um eletricista certificado.

– Use disjuntores devido a falta à terra ou GFCI, para reduzir o risco de choque elétrico. Os GFCIs cortam a eletricidade de um circuito elétrico quando há risco de descarga. Eles devem ser instalados dentro da casa em banheiros, cozinhas, garagens e porões. Todas as tomadas externas devem ser protegidas com chaves do tipo GFCI.

– Verifique uma vez por mês se os AFCIs e os GFCIs estão funcionando corretamente.

– Verifique se os cabos não passam por portas ou por baixo de tapetes. Os cabos de extensão destinam-se apenas a uso temporário. Contrate um eletricista certificado para colocar mais tomadas, para que não sejam necessários cabos de extensão.

– Use lâmpadas adequadas para a voltagem recomendada na lâmpada ou na luminária. Deve haver uma etiqueta indicando a tensão máxima que a lâmpada pode usar.

Lembrar que é importante

Ligue para um eletricista ou proprietário certificado se encontrar algum dos seguintes riscos contra a segurança elétrica :

  • Os fusíveis são frequentemente queimados ou os disjuntores são ativados.
  • Sinta uma descarga, mesmo que pequena, ao tocar em um aparelho elétrico.
  • As tomadas na parede estão descoloridas ou mornas.
  • Há um cheiro de queima ou borracha de um aparelho.
  • As luzes piscam ou ficam mais escuras.
  • Eles emitem faíscas de uma tomada elétrica.

Fonte: https://www.nfpajla.org/pt/blog/1243-seguridad-electrica