Oi pessoal, seja bem-vindo ao nosso site! Nesse artigo abordar sobre umas das engenharias com maior demanda no mercado internacional: ENGENHARIA DE SEGURANÇA CONTRA INCÊNDIO. Espero que goste do material disponibilizado. Boa leitura!

O QUE É ENGENHARIA DE SEGURANÇA CONTRA INCÊNDIO?

A engenharia de segurança contra incêndio é uma ciência, ou seja, área de pesquisa que se define pela adoção de métodos científicos e fórmulas matemáticas relacionadas à ciência do fogo, em parceria com o comportamento humano. Com isso, os profissionais do ramo capacitados para que projetar instalações mais seguras e coordenar hipóteses emergenciais que englobam sistemas preventivos contra incêndio (ativos e passivos).

QUAIS OS OBJETIVOS?

  1. Objetivo primordial: garantir proteção à vida humana . O bem mais importante e valioso que existe. 
  2. Objetivo secundário: segurar a preservação dos bens públicos e privados. Um dano estrutural em uma empresa, disparo por incêndio, é capaz de prejudicar toda a sua cadeia produtiva, imobilizando suas atividades, além de repercutir negativamente perante o mercado (já bastante concorrido, no qual não perdoa deslizes), e da mídia.

A pergunta a seguir direcionada ao caro leitor, será um convite à reflexão mais profunda sobre o assunto: a empresa onde você trabalha, ou talvez seja o (a) proprietário (a), possui algum sistema de proteção contra incêndio? Caso não, lembre-se que pode ficar mais oneroso pra você lá na frente viu!

CURSOS OFERECIDOS

Na esfera internacional, os Estados Unidos da América (EUA) lideram o ranking do país que mais oferece cursos de especialização renomados em segurança de combate a incêndio (SCI), em nível de mestrado e doutorado (confira no link: https: // www .nfpajla.org / pt / servicos / perguntas-frequentes / 519-estudios-en-ingenieria-en-proteccion-contra-incendios ), em seguida os países da Europa e Japão. 

Já no Brasil, apesar do número crescente da população e da construção de novas edificações, lamentavelmente, pode-se constatar apenas cursos de pós-graduação em nível de especialização. Mas já é um passo muito importante para o nosso país.

NOTÍCIA BOA!!

A 1ª notícia boa é que: o Brasil está em fase de crescimento, onde vários investidores estão de olho na nação. Isso significa: novas empresas, novas construções, novas oportunidades para quem atua na engenharia contra incêndio (IBGE, 2019).

A 2ª notícia boa: os órgãos públicos fiscalizadores, em especial o Corpo de Bombeiros Militar de todos os Estados brasileiros, vem intensificando cada vez mais as exigências relacionadas às medidas de segurança contra incêndio (SCI). Onde os empreendimentos, devem atender a legislação e as normatizações em vigor.

E a 3ª e última notícia: por se tratar de uma área de pesquisa na qual envolve muitas pessoas (a nível mundial), desde uma produção de materiais até a execução / execução de projetos, podemos afirmar que existe um mercado bastante promissor e crescente no nosso país. 

Daí você dever estar se perguntando: quem poderia se dar bem nesse mercado promissor e crescente?

Entre eles, podemos citar:

  1. Empresas: direcionadas à produção de equipamentos e sistemas de proteção contra incêndio, empresas de instalação e / ou de manutenção, ou até mesmo àquelas especializadas na venda de seguros. A tecnologia aliada à engenharia, tem cada vez mais avanços no âmbito da informática, eletrônica e automação, contribuindo e muito no desenvolvimento e aprimoramento de sistemas contra incêndio, tais como:
  1. softwares cada vez mais avançados;
  2. simuladores capazes de representar reais; 
  3. sistemas de combate a incêndios cada vez mais eficaz e de fácil manuseio;
  4. tecnologia via wireless etc.
  1. Engenheiros: agindo na elaboração de projetos contra incêndio, no monitoramento / desenvolvimento de sistemas e softwares etc. 
  2. Técnicos: atuando na execução de projetos contra incêndio, no treinamento de brigada, no monitoramento dos sistemas de proteção etc.

Pode-se observar a importância dos profissionais e empresas envolvidas na área bastante promissora: a engenharia contra incêndio. Os quais, ao possuírem como condições de análise minuciosamente determinadas determinadas emergenciais, consequentemente, está capacitado para proporcionar aos seus clientes projetos e produtos (respectivamente, mais seguros e eficazes), buscando alcançar novas soluções.

Recomenda-se também a leitura dos artigos mencionados abaixo, os quais abordam sobre engenharia de segurança contra incêndio: 

Obrigado por sua atenção!

REFERÊNCIAS

ARAUJO, JMF . A segurança contra incêndio no Brasil . 1. ed. São Paulo: Projeto Editora, 2008.

ELFIRE. Disponível em: < https://elfire.com.br/engenharia-de-protecao-contra-incendio/#registro-profissional >.  

INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA – IBGE. Disponível em: < https://www.ibge.gov.br/explica/pib.php >.

ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE PROTEÇÃO CONTRA INCÊNDIO NFPA. Disponível em: < https://www.nfpajla.org/pt/servicos/perguntas-frequentes/519-estudios-en-ingenieria-en-proteccion-contra-incendios >.