ENGENHARIA DE SEGURANÇA CONTRA INCÊNDIO placeholder

ENGENHARIA DE SEGURANÇA CONTRA INCÊNDIO 

24 de novembro de 2019 / Autores: Márcio Ferreira 

Oi pessoal, seja bem-vindo ao nosso site!! Nesse artigo iremos abordar sobre umas das engenharias com maior demanda no mercado internacional: engenharia contra incêndio. Espero que goste do material disponibilizado. Boa leitura!

O QUE É ENGENHARIA DE SEGURANÇA CONTRA INCÊNDIO?

A engenharia de segurança contra incêndio é uma ciência, ou seja, área de pesquisa que se define pela adoção de métodos científicos e fórmulas matemáticas relacionados à ciência do fogo, em parceria com o comportamento humano. Com isso, os profissionais do ramo estarão capacitados para que possam projetar instalações mais seguras e coordenar situações emergenciais que englobam sistemas preventivos contra incêndio (ativos e passivos).

QUAIS OS OBJETIVOS?

  1. Objetivo primordial: garantir proteção à vida humana. O bem mais importante e valioso que existe. 
  2. Objetivo secundário: segurar a preservação dos bens públicos e privados. Um dano estrutural em uma empresa, causado por incêndio, é capaz de prejudicar toda a sua cadeia produtiva, imobilizando suas atividades, além de repercutir negativamente perante o mercado (já bastante concorrido, no qual não perdoa deslizes), e da mídia.

A pergunta a seguir direcionada ao caro leitor, será um convite à reflexão mais profunda sobre o assunto: a empresa onde você trabalha, ou talvez seja o (a) proprietário (a), possui algum sistema de proteção contra incêndio? Caso não, lembre-se que pode ficar mais oneroso pra você lá na frente viu!!

CURSOS OFERECIDOS

Na esfera internacional, os Estados Unidos da América (EUA) lideram o ranking  do país que mais oferece cursos de especialização renomados em segurança de combate a incêndio (SCI), em nível de mestrado e doutorado (confira no link: https://www.nfpajla.org/pt/servicos/perguntas-frequentes/519-estudios-en-   ingenieria-en-proteccion-contra-incendios), em seguida os países da Europa e Japão. 

Já no Brasil, apesar do crescente número da população e da construção de novas edificações, lamentavelmente, pode-se constatar apenas cursos de pós-graduação em nível de especialização. Mas já é um passo muito importante para o nosso país.

NOTÍCIA BOA!!!

A 1ª notícia boa é que: o Brasil está em fase de crescimento, onde vários investidores estão de olho na nação. Isso significa: novas empresas, novas construções, novas oportunidades para quem atua na engenharia contra incêndio (IBGE, 2019).

A 2ª notícia boa: os órgãos públicos fiscalizadores, em especial o Corpo de Bombeiros Militar de todos os Estados brasileiros, vem intensificando cada vez mais as exigências relacionadas às medidas de segurança contra incêndio (SCI). Onde os empreendimentos, deverão atender a legislação e as normatizações em vigor.

E a 3ª e última notícia: por se tratar de uma área de pesquisa na qual envolve muitas pessoas (a nível mundial), desde a produção de materiais até a execução/inspeção de projetos, podemos afirmar que existe um mercado bastante promissor e crescente no nosso país. 

Daí você dever estar se perguntando: quem poderia se dar bem nesse mercado promissor e crescente?

Entre eles, podemos citar:

  1. Empresas: direcionadas à produção de equipamentos e sistemas de proteção contra incêndio, empresas de instalação e/ou de manutenção, ou até mesmo àquelas especializadas na venda de seguros. A tecnologia aliada à engenharia, tem oferecido cada vez mais avanços no âmbito da informática, eletrônica e automação, contribuindo e muito no desenvolvimento e aprimoramento de sistemas contra incêndio, tais como:
  1. softwares cada vez mais avançados;
  2. simuladores capazes de representar situações reais; 
  3. sistemas de combate a incêndios cada vez mais eficazes e de fácil manuseio;
  4. tecnologia via wireless etc.
  1. Engenheiros: agindo na elaboração de projetos contra incêndio, no monitoramento/desenvolvimento de sistemas e softwares etc. 
  2. Técnicos: atuando na execução de projetos contra incêndio, no treinamento de brigada, no monitoramento dos sistemas de proteção etc.

Pode-se observar a importância dos profissionais e empresas envolvidos na área bastante promissora: a engenharia contra incêndio. Os quais, ao possuírem condições de analisar minuciosamente determinadas situações emergenciais, consequentemente, estarão capacitados para proporcionar aos seus clientes projetos e produtos (respectivamente, mais seguros e eficazes), buscando alcançar novas soluções.

Recomenda-se também a leitura dos seguintes artigos mencionados abaixo, os quais abordam sobre engenharia de segurança contra incêndio: 

Obrigado por sua atenção!

REFERÊNCIAS

ARAUJO, J.M.F. A segurança contra incêndio no Brasil. 1. ed. São Paulo: Projeto Editora, 2008.

ELFIRE. Disponível em: <https://elfire.com.br/engenharia-de-protecao-contra-incendio/#registro-profissional>.  

INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA – IBGE. Disponível em: <https://www.ibge.gov.br/explica/pib.php>.

NATIONAL FIRE PROTECTION ASSOCIATIONNFPA. Disponível em: <https://www.nfpajla.org/pt/servicos/perguntas-frequentes/519-estudios-en-ingenieria-en-proteccion-contra-incendios>.  

Contato

Entre em contato com um de nossos especialistas.

  • +55 (11) 3280-8097
  • contato@elfire.com.br
  • Av.Reg. Feijó.944 - Vila Formosa, São Paulo - SP,
Localização

Av. Reg. Feijó, 944 – Vila Formosa, São Paulo – SP, 03342-000

Horários

08:00  – 18.00 
Segunda – Sexta

Contato

Phone: (11) 3280-8097
Email: contato@elfire.com.br