ENGENHARIA DE SEGURANÇA CONTRA INCÊNDIO

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
ENGENHARIA DE SEGURANÇA CONTRA INCÊNDIO Obra de engenharia

Oi pessoal, seja bem-vindo ao nosso site! Nesse artigo abordar sobre umas das engenharias com maior demanda no mercado internacional: ENGENHARIA DE SEGURANÇA CONTRA INCÊNDIO. Espero que goste do material disponibilizado. Boa leitura!

O QUE É ENGENHARIA DE SEGURANÇA CONTRA INCÊNDIO?

A engenharia de segurança contra incêndio é uma ciência, ou seja, área de pesquisa que se define pela adoção de métodos científicos e fórmulas matemáticas relacionadas à ciência do fogo, em parceria com o comportamento humano. Com isso, os profissionais do ramo capacitados para que projetar instalações mais seguras e coordenar hipóteses emergenciais que englobam sistemas preventivos contra incêndio (ativos e passivos).

QUAIS OS OBJETIVOS?

  1. Objetivo primordial: garantir proteção à vida humana . O bem mais importante e valioso que existe. 
  2. Objetivo secundário: segurar a preservação dos bens públicos e privados. Um dano estrutural em uma empresa, disparo por incêndio, é capaz de prejudicar toda a sua cadeia produtiva, imobilizando suas atividades, além de repercutir negativamente perante o mercado (já bastante concorrido, no qual não perdoa deslizes), e da mídia.

A pergunta a seguir direcionada ao caro leitor, será um convite à reflexão mais profunda sobre o assunto: a empresa onde você trabalha, ou talvez seja o (a) proprietário (a), possui algum sistema de proteção contra incêndio? Caso não, lembre-se que pode ficar mais oneroso pra você lá na frente viu!

CURSOS OFERECIDOS

Na esfera internacional, os Estados Unidos da América (EUA) lideram o ranking do país que mais oferece cursos de especialização renomados em segurança de combate a incêndio (SCI), em nível de mestrado e doutorado (confira no link: https: // www .nfpajla.org / pt / servicos / perguntas-frequentes / 519-estudios-en-ingenieria-en-proteccion-contra-incendios ), em seguida os países da Europa e Japão. 

Já no Brasil, apesar do número crescente da população e da construção de novas edificações, lamentavelmente, pode-se constatar apenas cursos de pós-graduação em nível de especialização. Mas já é um passo muito importante para o nosso país.

NOTÍCIA BOA!!

A 1ª notícia boa é que: o Brasil está em fase de crescimento, onde vários investidores estão de olho na nação. Isso significa: novas empresas, novas construções, novas oportunidades para quem atua na engenharia contra incêndio (IBGE, 2019).

A 2ª notícia boa: os órgãos públicos fiscalizadores, em especial o Corpo de Bombeiros Militar de todos os Estados brasileiros, vem intensificando cada vez mais as exigências relacionadas às medidas de segurança contra incêndio (SCI). Onde os empreendimentos, devem atender a legislação e as normatizações em vigor.

E a 3ª e última notícia: por se tratar de uma área de pesquisa na qual envolve muitas pessoas (a nível mundial), desde uma produção de materiais até a execução / execução de projetos, podemos afirmar que existe um mercado bastante promissor e crescente no nosso país. 

Daí você dever estar se perguntando: quem poderia se dar bem nesse mercado promissor e crescente?

Entre eles, podemos citar:

  1. Empresas: direcionadas à produção de equipamentos e sistemas de proteção contra incêndio, empresas de instalação e / ou de manutenção, ou até mesmo àquelas especializadas na venda de seguros. A tecnologia aliada à engenharia, tem cada vez mais avanços no âmbito da informática, eletrônica e automação, contribuindo e muito no desenvolvimento e aprimoramento de sistemas contra incêndio, tais como:
  1. softwares cada vez mais avançados;
  2. simuladores capazes de representar reais; 
  3. sistemas de combate a incêndios cada vez mais eficaz e de fácil manuseio;
  4. tecnologia via wireless etc.
  1. Engenheiros: agindo na elaboração de projetos contra incêndio, no monitoramento / desenvolvimento de sistemas e softwares etc. 
  2. Técnicos: atuando na execução de projetos contra incêndio, no treinamento de brigada, no monitoramento dos sistemas de proteção etc.

Pode-se observar a importância dos profissionais e empresas envolvidas na área bastante promissora: a engenharia contra incêndio. Os quais, ao possuírem como condições de análise minuciosamente determinadas determinadas emergenciais, consequentemente, está capacitado para proporcionar aos seus clientes projetos e produtos (respectivamente, mais seguros e eficazes), buscando alcançar novas soluções.

Recomenda-se também a leitura dos artigos mencionados abaixo, os quais abordam sobre engenharia de segurança contra incêndio: 

Obrigado por sua atenção!

REFERÊNCIAS

ARAUJO, JMF . A segurança contra incêndio no Brasil . 1. ed. São Paulo: Projeto Editora, 2008.

ELFIRE. Disponível em: < https://elfire.com.br/engenharia-de-protecao-contra-incendio/#registro-profissional >.  

INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA – IBGE. Disponível em: < https://www.ibge.gov.br/explica/pib.php >.

ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE PROTEÇÃO CONTRA INCÊNDIO NFPA. Disponível em: < https://www.nfpajla.org/pt/servicos/perguntas-frequentes/519-estudios-en-ingenieria-en-proteccion-contra-incendios >.  

Compartilhe

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no telegram
Telegram

Fale com um especialista

Converse com um especialista agora pelo WhatsApp

Obtenhas respostas imediatamente.
Clique aqui
CASES DE SUCESSO
Conheça alguns dos clientes que estão protegidos contra incêndio
VALE S.A.
SOTREQ
KOMATSU
ELETROBRAS
WEG
E MUITAS OUTRAS
FAÇA SEU PROJETO COM A ELFIRE
A Elfire hoje tem simplificado tudo no gerenciamento de proteção de incêndios, um processo muitas vezes confuso e burocrático para as empresas em todo o Brasil.
Fale com um agora!

Leave a Reply