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Correias Transportadoras

O QUE SÃO?

As correias transportadoras são sistemas de movimentação de materiais e produtos que utilizam uma faixa contínua de material (a correia) que gira sobre rolos ou polias. Elas são amplamente usadas em diversos setores industriais para transportar materiais a granel ou itens individuais em percursos fixos. Estes sistemas são essenciais para operações eficientes em fábricas, minas, aeroportos e outros locais onde é necessário movimentar produtos de forma rápida e contínua. As correias são selecionadas com base em critérios como material a ser transportado, distância, inclinação e ambiente operacional.

PRINCÍPIO DE FUNCIONAMENTO DAS CORREIAS TRANSPORTADORAS

1.Estrutura Básica: Consiste em uma faixa contínua de material resistente que se move sobre rolos ou polias.

2.Polias: Um conjunto de rolos mantém a correia tensionada e em movimento.
Acionamento: Um motor aciona uma polia motriz, que por sua vez movimenta a correia.


3.Carregamento e Descarga: Materiais são colocados sobre a correia em um ponto de carregamento e movidos até o ponto de descarga.

4.Transporte Eficiente: Permite o transporte contínuo de materiais, tanto horizontal quanto verticalmente.

5.Aplicações Diversas: Usadas em diversos setores para movimentação de materiais a granel ou itens individuais.

PRINCIPAIS CAUSAS DE INCÊNDIO EM TRANSPORTADOR DE CORREIA:

1- Travamento dos Cilindros

O atrito gerado pode causar faíscas e consequentemente incêndios, especialmente em correias cobertas por material emborrachado. O uso de sensores de vibração e temperatura, sem cabos, combinados com um sistema integrado de manutenção preventiva, é uma abordagem eficiente para o monitoramento constante dos cilindros.

2 – Imobilização da Correia Transportadora

Se a correia parar de se mover enquanto o rolo continua girando, o calor do atrito pode ser uma fonte de incêndio. A colocação de sensores na superfície do rolo pode ser uma solução preventiva, permitindo a detecção precoce do aumento de temperatura e prevenindo paralisações.

3 – Estagnação dos Rolos

Conhecido também como deslizamento, ocorre quando o calor do atrito superaquece o material elástico, podendo levar a incêndios. A detecção de desalinhamento ou estagnação pode ser feita através de sensores, especialmente os de vibração.

4 – Desvio na Trajetória da Correia Transportadora

O desalinhamento da correia, além de causar superaquecimento, pode danificar a estrutura do equipamento. É crucial a monitoração constante desses equipamentos, particularmente em transportadores de longa distância, carregadores de navios, transportadores autônomos, entre outros.

5 – Vegetação Próxima ao Transportador de Correia

O risco de incêndios originados na vegetação se espalharem para o transportador é maior, especialmente em períodos secos, representando um risco desnecessário. É recomendável manter uma distância segura entre a vegetação e o equipamento e realizar podas regulares para reduzir os riscos.

SISTEMAS PARA A PROTEÇÃO EM CORREIAS TRANSPORTADORAS

Para proteger as correias transportadoras em caso de incêndio, são utilizados diversos equipamentos especializados:

1.Sistemas de Supressão de Incêndio: Incluem sprinklers e sistemas de nebulização de água que são ativados automaticamente em caso de detecção de calor ou fumaça.

2.Detectores de fumaça e calor: Instalados ao longo da correia para uma detecção precoce de incêndios.

3.Extintores de Incêndio: Distribuídos ao longo da área para uso imediato em pequenos focos de incêndio.

4.Sistemas de Aspersão de Água: Usados para resfriar a correia e prevenir a propagação do fogo.

5.Portas Corta-fogo: Instaladas em áreas estratégicas para impedir a propagação do incêndio.

6.Treinamento de Segurança e Planos de Emergência: essenciais para garantir que a equipe saiba como agir em caso de incêndio.



A instalação de equipamentos contra incêndio em correias transportadoras requer uma abordagem estratégica para garantir eficácia e segurança. Detectores de fumaça e calor devem ser posicionados ao longo de toda a correia, fornecendo uma cobertura abrangente e permitindo a detecção precoce de incêndios. Sistemas de supressão, como sprinklers e sistemas de nebulização, são essenciais e devem ser instalados acima da correia, especialmente em áreas de maior risco. Extintores de incêndio devem estar acessíveis ao longo da correia para uso imediato. Além disso, sistemas de aspersão de água podem ser colocados em pontos estratégicos para resfriar a correia e evitar a propagação do fogo. Portas corta-fogo são importantes para conter o incêndio em seções específicas, impedindo que ele se espalhe para outras áreas. Essa configuração garante uma resposta rápida e eficiente em caso de incêndio, protegendo tanto o equipamento quanto as pessoas nas proximidades.

DETECÇÃO LINEAR – CORREIAS TRANSPORTADORAS

O detector linear de temperatura também chamado de LHS é um par trançado de condutores de mola diferentes isolados com o material sensível ao calor, este material foi projetado para amolecer e permitir que os condutores atinjam um ao outro quando expostos a uma temperatura de alarme específica.

Sistemas de detecção linear dos nossos fabricantes parceiros:

Além da detecção linear, existem outras formas eficazes de detecção de incêndios em correias transportadoras:

1.Detecção por Infravermelho (IR): Sensores infravermelhos detectam aumentos anormais de temperatura e radiação térmica, indicando pontos quentes.

2.Detecção por Imagem Térmica: Câmeras de imagem térmica monitoram continuamente a correia para detectar variações de temperatura que podem sinalizar um incêndio.

3.Sistemas de Detecção de Chamas: Sensores especializados que detectam a presença direta de chamas.

4.Detecção por Gás e Fumaça: Sensores que detectam a presença de gases e fumaça, que podem ser indicativos de um incêndio.

5.Detecção Acústica: Sistemas que identificam sons característicos de um incêndio, como estalos ou ruídos de combustão.

Cada um desses métodos possui características específicas e pode ser mais adequado para diferentes ambientes e tipos de correias transportadoras. A escolha do método de detecção depende da análise de risco e das condições operacionais específicas.

REFERÊNCIAS NORMATIVAS E BIBLIOGRÁFICAS RELACIONADAS À PROTEÇÃO CONTRA INCÊNDIO PARA CORREIAS TRANSPORTADORAS
  • 1. ABNT NBR 17240: Sistemas de detecção e alarme de incêndio – Projeto, instalação, comissionamento e manutenção de sistemas de detecção e alarme de incêndio – Requisitos​​.
  • 2. Outras normas ABNT NBR e ISO relacionadas, incluindo:
    • ABNT NBR 5410: Instalações elétricas de baixa tensão.
    • ABNT NBR ISO 7240-1: Sistemas de detecção e alarme de incêndio – Parte 1: Generalidades e definições.
    • ABNT NBR ISO 7240-5: Sistemas de detecção e alarme de incêndio – Parte 5: Detectores de temperatura pontuais.
    • ABNT ISO/TR 7240-14: Diretrizes para esboçar códigos de prática para projeto e uso de sistemas de detecção e alarme de incêndios.
    • ISO 7240-7 e ISO 7240-15: Relacionadas a detectores de fumaça e combinação de sensores

Essas normas são fundamentais para o projeto, instalação e manutenção de sistemas de detecção e proteção contra incêndio em instalações com correias transportadoras. Elas fornecem diretrizes e requisitos técnicos essenciais para garantir a segurança e eficácia desses sistemas.

TIPOS DE SISTEMAS DE CHUVEIROS AUTOMÁTICOS:

1. Ação-Prévia: Utiliza chuveiros automáticos fixados a uma tubulação que contém ar, podendo ou não estar sob pressão, conjugado a um sistema suplementar de detecção na mesma área dos chuveiros.

2. Anel Fechado: Sistema em que tubulações subgerais múltiplas são conectadas de modo a permitir mais de uma rota de escoamento de água até um chuveiro em operação.

3. Anticongelamento: Sistema de chuveiros automáticos de tubulação molhada que utiliza uma solução anticongelante seguida de água, descarregada imediatamente após a abertura dos chuveiros pelo calor de um incêndio.

4. Dilúvio: Utiliza chuveiros abertos fixados a uma tubulação, conectada a uma fonte de abastecimento de água por uma válvula que é aberta pela operação de um sistema de detecção.

5. Grelha: As tubulações subgerais são conectadas a ramais múltiplos, e um chuveiro em operação recebe água pelas duas extremidades do ramal.

6. Sistema Calculado por Tabela: Diâmetros de tubulação selecionados em tabelas preparadas conforme a classificação da ocupação, alimentando um número específico de chuveiros.

7. Sistema Projetado por Cálculo Hidráulico: Os diâmetros de tubulação são selecionados com base na perda de carga para fornecer a densidade de descarga de água necessária ou a pressão mínima de descarga ou vazão por chuveiro.

Entendemos que cada sistema possui suas particularidades e desafios. Por isso, convidamos você para uma consultoria personalizada com a nossa equipe de especialistas. Vamos analisar em detalhes o seu sistema atual e identificar quaisquer vulnerabilidades ou oportunidades de melhoria. Está na hora de garantir a máxima proteção para o seu sistema de correias transportadoras! Na Elfirе, somos especialistas em proporcionar segurança e eficiência, e estamos prontos para ajudar a sua empresa a atingir esse objetivo.

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