Imagem com Cilindros do fabricante ansul com Assunto Endurecimento versus Compactação de pó químico seco

Endurecimento Versus Compactação do Pó Químico Seco (Dry Chemical Foray) em Extintores

Definição dos Termos

Os termos “Endurecimento” e “Compactação” são frequentemente mal utilizados. Por esse motivo, existe muita confusão em relação a esses fenômenos. O que dificulta a resolução correta de uma análise e a tomada de ação correta para eliminar essas ocorrências.

O objetivo deste é colocar em perspectiva adequada as duas condições e descrever o impacto que cada uma delas tem sobre a operacionalidade de um extintor de incêndio de tipo pó químico seco (dry chemical foray). 

Endurecimento do Agente Químico Seco (Dry Chemical Foray) 

O endurecimento é um fenômeno que ocorre quando a umidade reage quimicamente com um agente de supressão de incêndio do tipo pó químico seco (dry chemical foray). Os produtos dessa reação resultam em materiais capazes de serem hidratados pela umidade e, portanto, aglomerado; isto é, partículas individuais se unem para formar um grande aglomerado, ou o que é mais comumente chamado de nódulos. Este fenômeno em particular, em geral, não depende do tamanho de partícula do agente supressor.

Compactação do Agente Químico Seco (Dry Chemical Foray) 

A compactação é um fenômeno que ocorre sempre que você tem um material sólido composto de partículas de tamanhos diferentes que são armazenadas em um recipiente vertical ou vertical e sujeitas a qualquer tipo de vibração. A pior vibração está no modo vertical, em oposição ao modo horizontal. Esse fenômeno não envolve nenhuma reação química e depende nitidamente da distribuição do tamanho de partícula do agente supressor.

Detalhamento

Definidos esses dois termos, é necessário considerar cada um com mais detalhes. Esses dois fenômenos se referem a interações completamente diferentes da substância química seca com seu ambiente particular. 

No caso do endurecimento, estamos nos referindo a uma reação química que ocorre entre a umidade e o próprio produto químico seco (dry chemical foray), resultando na formação de aglomerados ou agregados. Estes consistem em partículas menores de produto químico seco (dry chemical foray), que são reativas à umidade e se unem, formando um grande número de partículas do pó químico seco (dry chemical foray) em um nódulo. 

Com a compactação, estamos nos referindo à interação do agente supressor de pó químico seco (dry chemical foray) com um movimento mecânico, geralmente vertical, quando o produto químico seco (dry chemical foray) é armazenado em um recipiente vertical ou na posição vertical, como é o caso mais comum em um extintor e em sistemas de supressão de equipamentos móveis Offroad. Nesse caso, pode ocorrer uma segregação dos tamanhos das partículas. O grau de segregação depende da diferença no tamanho das partículas presentes no pó químico. 

Quanto maior a diferença no tamanho de partícula no pó químico seco (dry chemical foray), mais severa será a compactação. Portanto, a compactação é algo que depende da distribuição do tamanho das partículas, mas não depende da presença ou ausência de umidade ou temperatura elevada.De

Função Extintor

Tendo definido esses dois termos, somos capazes de explicar o que esses dois fenômenos significam em termos do uso de um agente de supressão de incêndio com pó químico seco (dry chemical foray) em um extintor típico, dos quais existem dois tipos básicos. 

Com o tipo de Cilindro extintor do tipo pressurização indireta, o pó químico seco (dry chemical foray) é armazenado em um Cilindro em uma posição vertical, que não é pressurizado. O gás expelente, geralmente nitrogênio, é armazenado em um vaso de pressão separado. Quando o extintor é acionado, o gás flui através de um sistema de distribuição apropriado para o cilindro que contém o pó químico seco (dry chemical foray). O pó químico seco (dry chemical foray) é fluidizado e flui através de uma saída para as mangueiras de distribuição do pó químico seco (dry chemical foray).

Com o Cilindro extintor do tipo pressão armazenada, o pó químico seco (dry chemical foray) é colocado em um cilindro vertical, que é pressurizado após ser preenchido com o pó químico seco (dry chemical foray), mantendo a mistura em estado pressurizado até que o dispositivo seja utilizado. Após a atuação, a válvula, localizada na parte superior do tubo de captação, é aberta e o pó químico seco (dry chemical foray) flui através do tubo de captação, através da válvula e saindo para o bico.

Equívocos comuns

Esses são alguns equívocos comuns em relação a esses dois tipos de extintores. Sempre se supõe que o pó químico seco (dry chemical foray) contido na unidade do cartucho seja compactado quando sujeito a movimento vertical, e isso é verdade. Isso ocorre porque o pó químico seco (dry chemical foray) contém partículas de tamanhos diferentes e as partículas menores, como foi apontado anteriormente, migrarão para o fundo do cilindro e as partículas maiores migrarão para o topo. 

No entanto, o sistema de distribuição de gás e a quantidade de gás necessária para superar a compactação do pó químico seco (dry chemical foray) com uma distribuição de tamanho específica são levados em consideração durante o projeto do extintor. 

Adequadamente, é extremamente improvável que o pó químico seco (dry chemical foray) em um cilindro projetado adequadamente possa ficar tão compactado que o sistema de distribuição de gás não possa superar a compactação, resultando em uma descarga incompleta do pó químico seco (dry chemical foray). Isso está prevendo, é claro, que o pó químico seco (dry chemical foray) usado não seja contaminado pela umidade.

Outro equívoco é que, com os cilindros do tipo pressão armazenada, porque o pó químico seco (dry chemical foray) é pressurizado com gás, ele não pode ser compactado. Isso não é verdade. A compactação é um fenômeno que, como mostramos, ocorre sempre que você tem um sólido com diferentes tamanhos de partícula em um cilindro vertical que é sujeito a movimento vertical.

No caso de um cilindro do tipo pressão armazenada, se alguém pudesse seccioná-la enquanto a unidade estava pressurizada, veria o seguinte: no topo da unidade, uma mistura sólida de gás muito diluída, na qual o gás é a espécie predominante.

No meio da unidade, uma mistura sólida gasosa menos diluída, na qual o sólido é a espécie mais predominante. No fundo, está presente uma mistura sólida gasosa muito densa, na qual o sólido é a espécie predominante. Este sólido poderia então, em movimento vertical, realiza a segregação dos tamanhos de partículas, resultando na compactação do pó químico seco (dry chemical foray) dentro do cilindro. Portanto, é perfeitamente possível que a embalagem ocorra em um extintor de pressão armazenado.

Causas de Endurecimento

A situação em relação ao endurecimento é diferente. Como discutido acima, o endurecimento é uma reação química entre a umidade e o pó químico seco (dry chemical foray)

No caso dos cilindros do tipo pressurização indireta, as vedações na unidade devem ser estanques à umidade. 

Causas de Compactação

No caso dos cilindros de pressão armazenada, a principal preocupação é a secura do gás no qual a unidade é pressurizada. 

Na maioria dos casos, as unidades são pressurizadas com nitrogênio e, se o gás pressurizador utilizado não for de grau seco, ou se houver contaminação por umidade durante o processo de recarga, podem ocorrer problemas devido a uma reação entre a umidade contida no gás pressurizador e o pó químico seco (dry chemical foray) presente no extintor. 

O grau em que essa reação ocorre e, portanto, até que ponto o gás contém umidade determinará a gravidade dos problemas que podem surgir durante a operação do cilindro. 

Com ambos os tipos de extintores, é claro, é essencial que o pó químico seco (dry chemical foray) não seja contaminado com a umidade.

Resumo

  • Endurecimento e Compactação são duas condições totalmente diferentes e completamente independentes.
  • O Endurecimento pode ocorrer apenas quando a umidade está presente.
  • A Endurecimento não ocorrerá se os equipamentos e agente de qualidade forem usados, e procedimentos adequados de recarga e manutenção forem seguidos, impedindo o contato de umidade com o agente.
  • A Compactação pode ocorrer em extintores do tipo pressurização indireta, e do tipo pressurização armazenada, tanto portáteis quanto em sistemas fixos de supressão, quando sujeitos a vibração.
  • Os extintores de alta qualidade, do tipo pressurização indireta e do tipo pressurização armazenada, são projetados para superar condições químicas secas de compactação.
  • A melhor garantia contra falha do extintor devido a uma dessas condições é usar equipamentos e agentes de qualidade e seguir atentamente as instruções de recarga e manutenção do fabricante.

Ligue e conte com o mais confiável e eficiente distribuidor para:

Pó químico seco para supressão / agente químico seco para supressão / dry chemical foray / Dry chemical / Sistema fixo de pó químico

Para mais informações sobre como estabelecer contato com o melhor distribuidor, ligue para a Elfire no seguinte número: (11) 3280.8097. Caso prefira, escreva para: contato@elfire.com.br, Somos distribuidores:

  • Pó químico seco para supressão / agente químico seco para supressão / dry chemical foray / Dry chemical / Sistema fixo de pó químico para OFF Road;
  • Pó químico seco para supressão / agente químico seco para supressão / dry chemical foray / Dry chemical / Sistema fixo de pó químico para Escavadeiras a Cabo;

  • Pó químico seco para supressão / agente químico seco para supressão / dry chemical foray / Dry chemical / Sistema fixo de pó químico para Escavadeiras Hidráulicas;
  • Pó químico seco para supressão / agente químico seco para supressão / dry chemical foray / Dry chemical / Sistema fixo de pó químico para Retroescavadeiras;

  • Pó químico seco para supressão / agente químico seco para supressão / dry chemical foray / Dry chemical / Sistema fixo de pó químico para Pás Carregadeiras;

  • Pó químico seco para supressão / agente químico seco para supressão / dry chemical foray / Dry chemical / Sistema fixo de pó químico para Perfuratrizes;

  • Pó químico seco para supressão / agente químico seco para supressão / dry chemical foray / Dry chemical / Sistema fixo de pó químico para Tratores de Roda;

  • Pó químico seco para supressão / agente químico seco para supressão / dry chemical foray / Dry chemical / Sistema fixo de pó químico para Tratores de Esteira;

  • Pó químico seco para supressão / agente químico seco para supressão / dry chemical foray / Dry chemical / Sistema fixo de pó químico para linha de Mineração;

  • Pó químico seco para supressão / agente químico seco para supressão / dry chemical foray / Dry chemical / Sistema fixo de pó químico para linha Florestal;

  • Pó químico seco para supressão / agente químico seco para supressão / dry chemical foray / Dry chemical / Sistema fixo de pó químico para linha Agrícola;

  • Para Saber mais: https://www.ansul.com/en/us/pages/ProductDetail.aspx?productdetail=SENTRY+Corrosion+Resistant+Dry+Chemical+Extinguishers

  • https://elfire.com.br/

Picture of Adalberto Souza
Adalberto Souza

Especialista em sistemas de supressão de incêndio em máquinas e caminhões off - road.