Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Skype
Email
saída de emergência

O Que São Saídas De Emergência?

Para descobrir o que é uma saída de emergência precisa entender seu objetivo e como são dimensionadas.

Há no Brasil uma certa confusão e as pessoas sempre pensam que as saídas de emergência é somente uma porta especial, mas pode ser muito mais que isso.

A definição dada segundo a NBR 9077 da ABNT, fala que é o caminho contínuo, devidamente protegido, a ser percorrido pelo ocupante da edificação (em caso de incêndio ou outro sinistro) até atingir a via pública ou espaço aberto protegido do incêndio.

As emergências de emergência são exigidas para todas as edificações , instalações e locais de riscos, todo prédio que é ocupado por pessoas é obrigado a ter uma facilidade de evacuação onde permite que em caso de incêndio e pânico a população abandonada a edificação em segurança.

Rota de fuga também é um nome muito utilizado pelos profissionais de segurança o qual são os caminhos possíveis para a população sair de maneira planejada e de uma forma segura do prédio em questão, a mesma deve ser sinalizada, iluminada e livre de impedimentos, como por exemplo, mercadorias e móveis.

Encontrando o objetivo descrito na norma vamos perceber como deve funcionar uma saída de emergência, encontramos no texto retirado da Instrução Técnica 11/2019 -SP que o objetivo é definir os requisitos necessários para o dimensionamento das emergências, para que sua população possa abandonar a edificação , em caso de incêndio ou pânico, completamente protegida em sua integridade física e permitir o acesso de guarnições de bombeiros para o combate ao fogo ou retirada de pessoas, atendendo ao previsto no Regulamento de Segurança contra incêndio e áreas de risco.

Vamos simplificar ainda mais:

O objetivo é aplicar os requisitos ou dimensões aplicadas em escadas, corredores e portas, para que sua população possa abandonar a edificação, com segurança, além disso deve permitir que o corpo de bombeiro também acesse o prédio para realizar o trabalho de salvamento e preservação da edificação em meio a um incêndio.

Como falei toda porta e seus caminhos são de emergência e isso é uma das medidas mais importantes no projeto de combate a um incêndio, podemos falar que uma missão da proteção contra incêndios e pânico é salvar vidas e patrimônio, e o dimensionamento de emergência de emergência é o elemento principal para o 1 ° item desta missão. É muito importante para as pessoas entendamem, pois isso garante a segurança da vida de uma pessoa ou de uma multidão.

Como é Dimensionado Uma Saída de Emergência 

 Os dimensionamentos são regulamentados pelas normas de segurança contra incêndio (No Brasil temos uma legislação independente onde cada estado tem a sua legislação própria, alguns Estados tem uma legislação bem antiga e outros mais avançada, é normal todos os Estados copiarem as normas de São Paulo por Pensar que são os mais desenvolvidos mas atualmente o Estado do Pará está bem a frente como o melhor código e como Normas de Segurança Contra Incêndio Mais Avançado (você deve verificar qual a legislação vigente em seu Estado).

As larguras mínimas das situações de emergência exigidas pela norma na maioria dos casos são:

Portas de 80cm

Corredores e Escadas 1,10m

Estes valores são baseados no tamanho do ombro humano, chamamos isso como o termo técnico de uma unidade de passagem = 55cm. Estes adaptados são normalmente o dobro, ou seja, o tamanho possível para passar 2 pessoas uma ao lado da outra. O desenho ilustra bem isso:

Saídas de Emergência Imagem 2

Cabe ressaltar você deve conferir uma norma do seu Estado para as Saídas de Emergências para esses compactados, siga a devida norma ou instrução, pois serão elas que darão parâmetros para a análise técnica do projeto elaborado.

Saídas de Emergência Imagem 3

Normas:

INSTRUÇÃO TÉCNICA Nº. 11/2019 – Saídas de Emergência, Estado de São Paulo; 

NBR 9077/2001 – Saídas de emergência em edifícios, Nacional;

As normas citadas acima, são as mais comuns usadas que tratam sobre como responder de emergência, estabelecendo todos os requisitos necessários para o seu dimensionamento, garantindo que em caso de incêndio uma população consiga abandonar o local em segurança.

Tudo na área de incêndio, cada proteção tem um objetivo que precisa ser quantificado eles.

São os requisitos básicos ou critérios exigidos pela legislação ou documentos normativos.

 

Vejamos por exemplo o objetivo quantificado para a saída de emergência ser bem dimensionada em uma edificação:

Deve permitir a evacuação da população do local em 1 minuto para cada pavimento, se a edificação possui 3 pavimentos, o tempo máximo de evacuação do local deve ser de 3 minutos e os tamanhos dos corredores, escadas e portas que destruir determinar isso;

E como provar que uma solução conseguirá sair nesse tempo?

É exatamente através dos cálculos exigidos pela norma que será possível a verificação dos tamanhos ou medidas dos acessos e aberturas.

Nossa Contribuição

Bom, espero que tenha entendido o que são como emergências e sua grande importância, o seu dimensionamento deve ser corretos pois são informações cruciais e que podem custar uma vida, espero ter contribuído com informações de qualidade, o Brasil ainda é muito carente e atrasado em informações como estas. Uma missão aqui é melhorar a cultura de prevenção no Brasil, que este imenso País um dia seja uma referência nesta área. 

Depois comenta aqui embaixo se tiver alguma dúvida ou feedback. Será um prazer responder. Se quiser conversar para saber mais, é só bater um papo com nossos especialistas.

                                                                                            Cases de sucesso!

Picture of Marcio Ferreira
Marcio Ferreira

Marcio Ferreira, Administrador, Especialista em incêndios, Projetos, Instalação, Manutenção, Consultoria e Treinamentos.
Especialização e Mestrado em engenharia de combate a Incêndio nos Estados Unidos Curso WPI - Worcester Polytechnic Institute (WPI).

-Atualmente é pesquisador no grupo de pesquisa em segurança contra incêndio Mestres do Fogo – MF\Enquadramento funcional: Gerente Executivo pela empresa Chamatex (a empresa trabalha com tudo na área de incêndios mas foca em instalações e manutenções).

Proprietário da empresa Elfire (foco em Projetos e consultoria em engenharia de incêndio), Representante regional norte e Nordeste de varias empresas (importador de tecnologia de segurança de Incêndio).

Envie para um amigo
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Skype
Email

Marcas que confiam na Elfire