Solucionar a Prevenção de incendio impraticavel com 1 detector de fumaça é util para impedir sanções de fiscalização como multas e interdições de seu predio

Voce já pensou em ser multado ou ter seu estabelecimento fechado por não atender ao requerimento de proteção de incendios do seu estado? A Fiscalização pode Bater Aí e exigir coisas que pode chegar até Reconstruir parte de Seu Prédio.

Já pensou que por não ter as medidas de segurança pode acontecer um incêndio em seu estabelecimento e você perder bens materiais e até pessoas? Um pequeno curto circuito pode levar a acontecer um grande incêndio.

Que susto hein! Já pensou nessa história, alguém chegar aí e falar que você será obrigado a modificar algo na estrutura do seu prédio e com a prevenção de incêndio e com as medidas de segurança corretas você terá menores consequências e perdas.

Esse problema pode acontecer com voce!

Deixa eu te explicar os motivos e onde esse problema pode acontecer:

– Falta de informação

– Não conhecer das medidas de Segurança

– Edificações já existentes

Profissionais com falta de informação 

Alguns profissionais tem pouca orientação na área e fazem o projeto baseando em partes que leem na Norma.

O entendimento da Norma e o conhecimento das medidas de segurança são importantes para que a execução saia de forma mais segura e econômica para você.

A falta de informação pode atrapalhar na hora da execução do projeto, gerando um custo muito maior.

E com isso começamos nossos problemas por não termos escolas básicas para preparar e dar informações aos profissionais.

Não conhecer as medidas de Segurança

Para a prevenção do incêndio é necessário conhecer as medidas de segurança. Uma das principais e também a segurança mínima pedida nas Normas é a de saída de emergência.

Eu mesmo já tive que dar essa notícia para várias pessoas e isso porque o prédio não tinha quase nada de segurança mínima para a população sair com segurança, é sério e por causa disso você pode ter um dos maiores prejuízos causados pela segurança, quebrar várias paredes ou fazer uma nova escada porque não foram dimensionadas as Saídas corretamente.

Mas estou aqui para tambem lhe dar a informação que posso te ajudar a resolver isso…

Muitas edificações se encontram com deficiência na sua segurança contra incêndios sem as devidas medidas para prevenção do incêndio.

Se você se viu enquadrado nessa situação não se desespere há ainda uma maneira para você resolver esse problema.

Prédios existentes

Temos tambem os casos das edificações antigas ou já existentes.

Em algumas ocasiões seu prédio pode ter uma tolerância para não atender a norma e não precisar ser reconstruído e estar ok com a segurança destas pessoas

Isso seria uma defesa em um projeto que chamamos projeto baseado em desempenho, é um conceito novo no Brasil e funciona assim toda a norma tem um objetivo para ser atendido por exemplo a norma de saídas tem o objetivo de fazer a população sair em um tempo mínimo e a norma delimita uma maneira de alcançar esse objetivo a realidade é que não existe apenas uma maneira, aqui está o X da questão.

Existem medidas de segurança que podemos acrescentar no projeto e assim suprir essa falha na edificação, uma das medidas mais utilizadas é o detector de fumaça.

Detector de Fumaça

Essa proteção é a que dá mais inteligência no projeto e também a mais utilizada para melhoria e compensação dos itens de proteção.

O Detector de fumaça tem como objetivo de alertar a existência do incêndio no principio, identificar o local onde está este principio de incêndio e possibilitar a evacuação do local a tempo para evitar maiores perdas.

Exemplos que podemos substituir ou acrescentar em um projeto:

– Edificação já existente: à Uma escada que não atende a Norma: Em vez de você ter o gasto com reforma e alterando a escada para ficar de acordo com a solicitada na Norma, podemos nesse caso substituir, sim, substituir a reforma da escada que na Norma solicita ser protegida ou enclausurada colocando o aparelho de detector de fumaça. Essa substituição será mais prático e econômico.

Tipos de detectores de fumaça

Existem tipos de detectores de fumaça para cada tipo de ocupação (empresa), eles fariam conforme a necessidade de cada local, pois existe ambientes com diferentes tipos de temperatura, umas que existe a necessidade de aviso ao 1º sinal de fumaça e outros que no local trabalha com temperaturas altas, havendo então a necessidade de estipular a temperatura para ativar o detector.

  • Termo velocimétrico

A temperatura é controlada por um determinado tempo. No ambiente existe uma alternância na temperatura, como isso é controlado a alteração da temperatura no ambiente por determinados tempos. Se em menos de 1 minuto acontecer uma alteração na temperatura que não é previsto, o alarme será ativado

  • Térmico

Ele é baseado na temperatura do ambiente, quando a temperatura ultrapassa a temperatura determinada conforme o ambiente, o alarme é ativado.

  • Ótico

É baseado em uma micro câmera que tem dentro do detector de fumaça e quando a partícula de fumaça atravessa essa câmera e impede que o feixe de luz atinja o sensor interrompendo a corrente elétrica e assim ativando o sistema de alarme.

  • Iônico

É baseado em reação química

Tipos especiais

  • Detector de chama
  • Detector por vídeo monitoramento

Uma câmera de filmagem consegue identificar pela coloração e movimentação do fogo ele fica junto com um sistema (software) que ele vai identificar um incêndio sendo a chama ou a fumaça e vai ativar o alarme.

  • Detector modelo sem fio

Consegue identificar a progressão da fumaça do incêndio mostrando para onde ele está sendo propagado e assim você consegue também implementar, ao mesmo tempo, plano de emergência e assim conseguir evacuar o local com mais segurança.

  • Termo bulbo

Utilizado em locais mais agressivos como por exemplo em industrias.

  • Por Aspiração (Tubos)

É um sistema de supressão, é uma câmera que fica sugando o ar e envia para um espectrômetro, ele faz a leitura por partículas de fumaça conseguindo identificar 0,0001 PPM, ou seja, a fumaça invisível ele consegue identificar.

Ele fica discreto sendo um tubo que você pode colocar onde a pessoa não consegue ver, podendo assim ser utilizado em locais onde não quer que seja visto ou modifique algo no ambiente.

Na hora que começa a reação inicial da fumaça, o detector já identifica e ativa o alarme.

Ele tem 3 relés dos quais podemos monitorar e tomar as precauções necessárias. Sendo por exemplo, o 1º só para avisar o responsável na central de monitoramento, o 2º liga a câmera para verificar o que ocorre no local e no 3º um agente é disparado e começa a tomar as providências conforme o que foi visto.  

  • BEAM (feixe de Lux)

É utilizado para grandes ambientes, onde não pode ser um detector de fumaça comum, por ser um ambiente mais alto ou existir a situação de estratificação (é quando tem o ar quente na parte de cima do teto então a fumaça não chega até o final pelo ar existente no local ser mais quente que a fumaça)

  • Cabo sensor

É utilizado para grandes ambientes tmbém, onde não pode ser um detector de fumaça comum e onde não existe um anteparo para coletar a fumaça ou o ar quente, normalmente é utilizado em locais abertos ou riscos moveis.

Tipos de sistemas para os detectores de fumaça

Sistema Convencional

Cada dispositivo deve ter um fio que conecte a central de alarme, ou seja, se em uma sala tiver 5 detectores, terá que 5 fios na central do qual cada um vem de um detector. Quando o alarme dispara não é possível identificar de qual deles vem o chamado para que possa fazer a prevenção de mais forma mais rápida.

Existem vários tipos desse sistema com diversos fabricantes. Deve-se sempre verificar como funciona o detector conforme o fabricante.

Sistema endereçável

É um sistema do qual você consegue saber de onde vem o chamado. Você tem acesso qual foi o detector que foi disparado e assim verificar o que está acontecendo e solucionar o problema de forma mais rápida.

Ele pode ser de Classe A ou Classe B

  • Classe A

Esse sistema passa um fio, esse fio sai da central e passa por todos os detectores de fumaça.

  • Classe B

Esse sistema utiliza 2 fios, ele vai e volta, dessa forma se algum cabo se soltar, não irá atrapalhar para direcionar de onde está vindo o alarme e também não corta a sequência impedindo assim de outro detector ativar também.

Solução

Conforme podemos ver é muito importante o conhecimento das Normas juntamente com as medidas de segurança e seus equipamentos.

Através das Normas obtemos os pontos principais que devemos seguir, mas entendendo o objetivo quantificável da norma teremos o conhecimento para atender as medidas de segurança e podemos substituir a medida de segurança, ou compensar, essa é uma abordagem internacional existente nos códigos de construção internacional.

Podemos assim ver de forma prática o exemplo de um predio existente onde não consegui atender a norma do Estado para ver este exemplo clique no botão abaixo.


 Verificar conteudos já escritos no site por ex. https://elfire.com.br/o-grande-problema-das-saidas-de-emergencia/