Sistema de Supressão – FM200

O FM200® é um agente limpo, listado na NFPA 2001, usado em sistemas de supressão por inundação total. O agente tem um baixo impacto sobre o meio ambiente e potencial de distribuição da camada de ozônio igual a zero (ODP=0). Mesmo quando um sistema de FM200® é descarregado, sua rápida atuação impede um possível impacto devastador causado por um incêndio descontrolado. O FM200®, é o agente extintor mais utilizado mundialmente em substituição ao Halon 1301, com uma percentagem superior a 70% quando comparado a outras alternativas.

A eliminação da produção de substâncias prejudiciais à camada de ozônio, decretada pelo Protocolo de Montreal, efetivamente encerrou o uso do Halon 1301 como agente extintor em novos sistemas de supressão de incêndio. O FM200®, foi desenvolvido para atender à necessidade de um agente limpo, eficaz e confiável, que não prejudique o meio ambiente. Os sistemas de supressão FM200®, atendem aos rígidos padrões definidos pela agência de proteção ambiental dos Estados Unidos (EPA – US. Environmental Protection Agency) de acordo com seu Programa de Novas e Importantes Alternativas (SNAP – Significant New Alternatives Program).

O impacto ambiental de um sistema de FM200®, em operação por 15 anos é compatível ao de uma lâmpada de 100 watts acesa por um período similar ou a dirigir um automóvel por 2400Km. O número de cilindros necessários para o armazenamento do gás também é reduzido, o que indiretamente minimiza os efeitos de aquecimento global causados pela fabricação deles.

O FM200®, não possui qualquer tipo de restrição quanto à utilização em ambientes ocupados, pois não é toxico e não causa problemas à saúde humana, inclusive, sendo utilizado como propelente em inaladores médicos. É um sistema de baixa pressão que permite sua utilização sem preocupações quanto a aspectos de sobrepressurização do ambiente protegido.

O sistema compreende basicamente uma rede de difusores interligados por uma tubulação de aço preto Shedule 40 ao cilindro de baixa pressão correspondente.

Quando o sistema é acionado (manual ou automaticamente), a válvula do cilindro é aberta, o gás é liberado e passa através da tubulação para ser totalmente descarregado na área protegida através dos difusores, de acordo com parâmetros e premissas adotados nos cálculos específicos do software de vazão.

Principais aplicações

As principais aplicações do sistema FM200® são em salas de servidores, CPD’s, data centers, salas cofres, salas de controle, salas de telecomunicações, centros de comutação e controle, ERBs (estações rádio base), salas de painéis, porões de cabos, salas de arquivos, salas de testes, torres de comando aéreo, fitotecas, bibliotecas, museus, etc.

Todos os materiais específicos pertencentes ao sistema de supressão por gás FM200®, tais como: cilindro, gás, válvula, cabeça de comando elétrica e difusores são listados pela UL e aprovados pela FM.

Propriedade Químicas do FM200®

O FM-200® (HFC-227ea) é formado pelos elementos carbono, flúor e hidrogênio (CF3CHFCF3 – heptafluoropropano). O principal mecanismo de extinção do FM-200® é a absorção do calor, com uma contribuição química secundária a partir da decomposição térmica do FM-200® na chama.

O FM-200® não deixa resíduo e é seguro para uso em espaços ocupados.

A maioria dos metais comuns, tais como alumínio, latão, aço, ferro fundido, chumbo, aço inoxidável e cobre, bem como borracha, plástico e componentes eletrônicos, não são afetados quando expostos ao FM-200®.

Componentes físicos FM200® 

O Sistema de Extinção de Incêndio por Agente Limpo utiliza o FM200® como meio de extinção. O FM200® é um gás limpo, incolor e não tóxico, perfeitamente adequado para proteger bens de alto valor, em áreas que podem ser normalmente ocupadas, em locais onde a limpeza de outros agentes é problemática, quando o espaço de armazenamento de um agente de supressão de incêndio é restrito, ou quando um agente não condutor de eletricidade é necessário. Cada sistema é composto pelos seguintes componentes:

  • Componentes de Armazenamento do FM200®: são compostos pelo conjunto do cilindro, que contém o agente químico FM200® e o suporte do cilindro, que fixa o conjunto do cilindro com segurança no lugar.
  • Componentes de Distribuição do FM200®: são compostos pelos difusores usados para introduzir o agente FM200® em uma área de risco protegida juntamente com a tubulação associada usada para conectar os difusores ao conjunto do cilindro.
  • Componentes de Arranjo: completam a instalação do sistema FM200® e são compostos pelos acessórios de conexão, pelo manômetro, pela chave supervisora de baixa pressão, pelo atuador elétrico da válvula e pelo atuador manual da válvula.
  • Componentes de Configuração Escravo: compostos pelo atuador pneumático da válvula, pela válvula de retenção de atuação, pela válvula de alívio, pela mangueira de atuação e pelos acessórios necessários em uma configuração (escravo) com múltiplos cilindros.
  • Componentes Complementares: incluem o comutador à pressão de descarga e a válvula de retenção do tubo coletor. Eles complementam o equipamento principal ou completam uma configuração específica de múltiplos cilindros.
  • Painel de Controle: esse dispositivo monitora a condição do atuador elétrico, detectores, dispositivos de aviso, pressão do cilindro e de qualquer acionador manual de disparo e chave de bloqueio. Todos os dispositivos elétricos ou eletrônicos devem se conectar ao painel de controle para funcionar.
  • Dispositivos de Detecção e Alarme: juntamente com os acionadores manuais de disparo e chaves de bloqueio maximizam a eficácia do sistema, enquanto os dispositivos sonoros e visuais de alarme alertam o pessoal quanto às condições de alarme.

Layout Típico do Sistema de Agente Limpo

Sistema de Supressão – FM200 fm

Descrição do Equipamento

O agente FM-200® é armazenado em estado líquido, em conjuntos de cilindros projetados especificamente para essa aplicação e carregados a uma densidade de enchimento entre 35 lb/pés³ (561 kg/m³) e 70 lb/pés³ (1121 kg/m³). Para assegurar o desempenho ideal, cada cilindro é superpressurizado com nitrogênio seco a 360 psi (24,8 bar) a 70°F (21°C). Uma etiqueta de identificação é afixada ao corpo do cilindro indicando a quantidade de enchimento de FM-200®, a pressão de carga, a data do enchimento e a estação de enchimento.

Os sistemas de extinção de incêndio FM-200® são projetados de acordo com a National Fire Protection Association (NFPA) 2001, Norma para Sistemas de Extinção de Incêndio por Agente Limpo, que afirma que cada sistema deve ser de inundação total, o que significa que ele descarrega o FM-200® em uma sala, área ou recinto com a integridade estrutural para reter o agente, e que cada sistema deve ser descarregado dentro de 10 segundos, sendo que o FM-200® deve ser completamente espalhado pela área protegida, atingindo um nível de concentração mínimo de 6,25%, mas não excedendo 9% em áreas normalmente ocupadas

Componentes do Cilindro FM-200®

Sistema de Supressão – FM200 fm1
Sistema de Supressão – FM200 fm5
Sistema de Supressão – FM200 fm3
Sistema de Supressão – FM200 fm6
Sistema de Supressão – FM200 fm4

Difusores

Os difusores (1, 2 ou 4 portas) são usados para distribuir uniformemente o agente FM-200®. Eles são testados quanto ao desempenho para assegurar que o agente seja descarregado dentro de 10 segundos e seja adequadamente dispersado por toda a área protegida. A altura máxima para instalação do difusor em um espaço protegido é de 16 pés (4877 mm) por camada de difusor. Camadas adicionais são necessárias para alturas maiores que 16 pés.

Sistema de Supressão – FM200 fm9 e1571662401954
Sistema de Supressão – FM200 fm10 e1571662424674

Considerações sobre Segurança

Embora o Significant New Alternative Program (SNAP) da EPA liste o FM-200® como sendo aceitável para espaços ocupados, a Norma NFPA 2001 e o SNAP mencionam as seguintes orientações para a exposição de humanos:

A descarga do FM-200® em uma área de risco pode reduzir a visibilidade durante um breve período. O FM-200® pode causar queimadura por frio se uma descarga líquida ou o vapor liberado entrar em contato com a pele.

Quando o FM-200® é exposto a temperaturas maiores que 1300°F (700°C), o subproduto Fluoreto de Hidrogênio (HF) será formado. Os sistemas FM-200® são projetados para serem descarregados em 10 segundos ou menos a fim de minimizar a quantidade de HF formado.

A Folha de Dados de Segurança do Material (MSDS) do FM-200® deve ser lida e entendida antes de se trabalhar com o agente.

Um cilindro contendo FM-200® deve ser manipulado cuidadosamente. O dispositivo de segurança anti recuo deve estar colocado sempre que o cilindro não estiver conectado à tubulação de descarga e fixado.

Sistema de Supressão – FM200 fm11

Contato

Entre em contato com um de nossos especialistas.

  • +55 (11) 3280-8097
  • contato@elfire.com.br
  • Av.Reg. Feijó.944 - Vila Formosa, São Paulo - SP,
Localização

Av. Reg. Feijó, 944 – Vila Formosa, São Paulo – SP, 03342-000

Horários

08:00  – 18.00 
Segunda – Sexta

Contato

Phone: (11) 3280-8097
Email: contato@elfire.com.br