A importância do Sistema Fixo de CO2
O QUE É O SISTEMA FIXO DE CO2
Hoje, o sistema fixo de CO2 é um dos sistemas mais comuns na área de engenharia de combate a incêndios, por seu custo econômico e benefício, e por isso o sistema fixo de CO2 vem chamando a atenção dos gestores de segurança das empresas de pequeno, médio e grande porte.
O mecanismo funciona quando o CO2 é enviado pelos cilindros no ambiente que está em chamas através de tubulações de aço carbono, até chegar a difusores, por meio do qual será liberado o gás no ambiente para suprimir as chamas.
O seu funcionamento é composto por vários cilindros de CO2 distante do local de perigo, quando o fogo está em alta escala e o combate por meio de extintor não consegue conter o incêndio, o sistema de supressão de CO2 entra em ação.
Saiba mais sobre sistema fixo de CO2 – dimensionamento do sistema e estimativa de agente.
ASPECTOS IMPORTANTES
O Sistema de CO2 para Incêndio UL / FM elimina o incêndio por uma combinação de resfriamento de chamas com retirada de oxigênio, com isso entende-se que para dar entrada no projeto calcula-se a ação da descarga e vazamento do agente, gerando uma extinção de incêndio por duas maneiras:
1 – Por redução da quantidade de oxigênio.
2 – Resfriamentos do ambiente protegido.
NORMAS
Os sistemas de CO2 de baixa pressão são indicados para riscos que atingem grandes quantidades de dióxido de carbono, sendo assim, para ser eficiente e proteger uma empresa, um sistema fixo de CO2, deve ser projetado para atender às normas mais exigentes do mundo, como UL / FM e entender todos os requisitos das normas vigentes e sociedades classificadas (ABS, DNV, BV, Lloyd’s).
Via regra, cada sistema é configurado para usar como recursos
locais e requisitos de processos usados, e com isso Elfire projeta sistemas totalmente dentro das normas nacionais e internacionais, sempre usando tanto quanto o benefício quanto a segurança e qualidade geral do nosso trabalho.
Uma nota importante sobre a instalação do sistema fixo de CO2 é que você deve ser evitado nas áreas ocupadas por pessoas, pois pode causar asfixia e concessão de alterações adversas no organismo de pessoas que promovam risco de vida.
Outro fator importante para uma atenção redobrada é que o CO2 é um composto de carbono e oxigênio, ele não tem cor e provoca quando inalado; em grandes quantidades, é fatal.
O mesmo é um agente supressor eficaz, que pode ser usado em diversas situações.
Ele tem bons índices de expansibilidade, permitindo o efeito de forma instantânea, quando aplicado as chamas o CO2 cria uma cortina de densidade de gás, que impede o nível de oxigênio e o ponto de combustão.
REFERÊNCIA NO COMBATE A INCÊNDIO
Segue os fatores que levam o CO2 ser um dos sistemas preferidos na área de combate a incêndios:
– A densidade do CO2 é cerca de 1,5 vezes maior que a do ar, o que faz com que ela desloque o ar e tome o seu lugar, o que ajuda a extinguir as chamas mais rapidamente;
– Pode ser facilmente liquefeito e envasado em cilindros;
– CO2 com concentração de 20% ou 30% é capaz de extinguir as chamas por sufocamento;
– Não é corrosivo;
– Não é condutor de eletricidade;
– Não deixa resíduos;
– Não se deteriora com o tempo.
SOLUÇÃO
Pensando nisso Aqui na Elfire nós trabalhamos com soluções personalizadas para cada situação, visando não somente o atendimento às normas técnicas do corpo de bombeiros, mas, principalmente a segurança e os padrões de qualidade.
Dúvidas?
Entre em contato, e marque uma consultoria totalmente gratuita sobre o Sistema de CO2 para sistema contra Incêndio com certificação UL / FM.
Para outras informações clique neste link: https://www.marcioferreira.eng.br/