Sistemas de Névoa de Água
Os sistemas de névoa de água são sistemas de supressão de incêndio que usam gotículas de água muito pequenas para extinguir ou controlar incêndios. Essas gotículas são eficazes no controle de incêndios usando menos água e com tubulação menor do que um sistema de sprinklers padrão devido ao aumento dos efeitos de resfriamento, deslocamento de oxigênio e pré-umedecimento que o tamanho e a distribuição das gotículas fornecem. Alguns benefícios adicionais dos sistemas de proteção contra incêndio por névoa de água incluem a redução de danos causados pela água e baixo impacto ambiental, enquanto uma das compensações inclui maior pressão do sistema. Este blog revisará alguns dos conceitos básicos sobre esses sistemas para ajudar a adicionar esses sistemas como uma opção em seu portfólio de projetos de proteção contra incêndio.
O tamanho da gota para sistemas de névoa de água pode variar entre 1000 mícrons e 10 mícrons. Esse pequeno tamanho de gota diminui a taxa de aplicação necessária, aumenta a evaporação e ajuda a reduzir os níveis de oxigênio para extinguir incêndios visíveis e ocultos.
Os sistemas de névoa de água têm sido usados para aplicações específicas (como marítimas) há muito tempo, mas a partir de meados da década de 1990, o avanço no uso de sistemas de névoa de água foi impulsionado pela eliminação progressiva do halon e seu uso como sistema de segurança contra incêndio para espaços onde a quantidade de água que pode ser armazenada ou descarregada é limitada. Além disso, há uma longa lista de aplicações nas quais os sistemas de névoa de água foram listados para uso, incluindo o seguinte:
- Espaços de máquinas
- Turbinas de combustão
- Fogões a óleo industriais
- Piso elevado da sala de informática
- Salas de equipamentos de processamento de dados
- Capelas de fumaça química
- Prensas contínuas de tábuas de madeira
- Cabines e corredores de passageiros a bordo
- Alojamento a bordo e áreas públicas
- Túneis rodoviários
- Túneis de conduítes de cabos
Inscrição
Existem algumas maneiras diferentes de aplicar sistemas de proteção contra incêndio por névoa de água em seu prédio ou instalação. Esses tipos de configurações de sistema serão semelhantes aos aplicativos de sistema de agente limpo porque os dois sistemas compartilham vários pontos em comum na proteção contra incêndios.
Aplicação Local – Esta configuração é usada para proteger um perigo ou objeto específico. Um exemplo pode ser a proteção de um equipamento em um grande compartimento. O sistema seria projetado para descarregar a névoa de água diretamente no objeto.
Aplicação Total do Compartimento – Este tipo de sistema oferece proteção a todos os riscos de incêndio e a todas as áreas de um compartimento. Os bicos abertos são posicionados em uma grade para que a névoa de água seja descarregada aproximadamente uniformemente em todo o volume.
Aplicação Zoneada – Este tipo de sistema é configurado para descarregar névoa de partes de um sistema maior conforme necessário para controlar o fogo em uma parte específica de um compartimento. Ele seria instalado em circunstâncias em que a demanda de água para um sistema de compartimento total (ou seja, um sistema de dilúvio) estivesse além da capacidade de abastecimento de água. O zoneamento da rede de tubulação de névoa de água, no entanto, requer a instalação de um sistema de detecção que possa encontrar com precisão a localização de um incêndio.
Sistemas de proteção de ocupação – Um sistema de névoa de água que utiliza bicos automáticos de névoa de água instalados em todo o edifício ou em uma parte de um edifício e destinados a controlar, suprimir ou extinguir um incêndio.
Tipos de bicos
Existem vários tipos diferentes de bicos que podem ser encontrados em um sistema de proteção contra incêndio por névoa de água.
Automático – Bicos que operam independentemente de outros bicos por meio de um dispositivo de detecção/ativação embutido no bico. Este dispositivo de ativação é tipicamente um elemento ou atuador responsivo ao calor.
Não automático – Bicos que não possuem atuadores individuais ou elementos responsivos ao calor. Esses tipos de bicos são usados em sistemas de dilúvio onde os bicos estão sempre abertos.
Multifuncional – Bicos capazes de operar tanto por meios automáticos como não automáticos. O acionamento de um bico multifuncional de névoa de água pode ser por um dispositivo de detecção e ativação embutido e/ou por um meio de ativação independente.
Automático operado eletronicamente – Bicos que são normalmente fechados e operados por energia elétrica que é iniciada e fornecida por equipamentos de detecção e controle de incêndio.
Tipos de sistema
Existem vários tipos de sistemas de névoa de água que são as mesmas categorias que os diferentes tipos de sistemas de aspersão. Como publicamos recentemente um blog cobrindo os tipos de sistemas de aspersão que entra em detalhes sobre cada tipo, vou manter esta seção breve e apenas dar uma visão geral rápida.
Sistema de Dilúvio – Um sistema de névoa de água utilizando bicos de névoa não automáticos (abertos) conectados a uma rede de tubulação conectada ao(s) suprimento(s) de fluido diretamente ou através de uma válvula controlada por um sistema de detecção independente instalado na mesma área dos bicos de névoa.
Wet Pipe System – Um sistema de névoa de água usando bicos automáticos conectados a um sistema de tubulação contendo água e conectado a um abastecimento de água para que a água seja descarregada imediatamente de bicos operados pelo calor de um incêndio.
Sistemas de pré-ação – Um sistema de névoa de água usando bicos automáticos conectados a um sistema de tubulação que contém ar que pode ou não estar sob pressão, com um sistema de detecção suplementar instalado nas mesmas áreas dos bicos de névoa. A atuação do sistema de detecção abre uma válvula que permite que a água flua para o sistema de tubulação e descarregue por todos os bicos abertos no sistema.
Sistemas de tubulação seca – Um sistema de névoa de água usando bicos automáticos conectados a um sistema de tubulação contendo ar, nitrogênio ou gás inerte sob pressão, cuja liberação (como a partir da abertura de um bico automático) permite que a pressão da água abra um tubo seco válvula. A água então flui para o sistema de tubulação e para fora através de qualquer bocal aberto.
Métodos de produção de gotículas
Os sistemas de proteção contra incêndio por névoa de água têm a opção de ser um sistema de fluido único (água) ou fluido duplo (água e meio de atomização).
Fluido único – Um sistema de meio de fluido único requer um conjunto de tubulação de distribuição para transportar o fluido para cada bico. As gotículas são então formadas de uma das seguintes maneiras:
a) O líquido deve ser descarregado em alta velocidade em relação ao ar circundante. A diferença de velocidades entre o líquido e o ar circundante deve cisalhar o líquido em pequenas gotas.
b) Um fluxo de líquido colide com uma superfície fixa. O impacto do líquido na superfície quebra o fluxo de líquido em pequenas gotículas.
c) Duas correntes líquidas de composição semelhante colidem uma com a outra. A colisão dos dois fluxos quebra os fluxos individuais em pequenas gotículas.
d) O líquido é vibrado ou eletricamente quebrado em pequenas gotículas (atomizadores ultrassônicos e eletrostáticos).
e) O líquido é aquecido acima de seu ponto de ebulição em um vaso de pressão e liberado repentinamente à pressão atmosférica (sprays de líquido intermitentes).
Twin Fluid – Os sistemas de meios de fluido duplo produzem névoa de água (produção de gotículas) por impacto de dois fluidos fornecidos de sistemas de tubulação separados. Um conjunto de tubulação fornece um líquido (água) ao bocal e a segunda rede de tubulação fornece um fluido/meio de atomização.
Ambos os sistemas de fluido simples e fluido duplo podem ser operados na faixa de pressão baixa, intermediária ou alta, que é baseada na maior pressão à qual a tubulação de distribuição está exposta, conforme mostrado na tabela abaixo.
Conclusão
Em última análise, embora os sistemas de proteção contra incêndio por névoa de água ainda não tenham superado a prevalência dos sistemas de sprinklers tradicionais, existem inúmeros benefícios associados a eles para justificar seu uso em muitas aplicações. Para obter informações sobre os requisitos associados aos sistemas de névoa de água, consulte a NFPA 750, Norma sobre sistemas de proteção contra incêndio por névoa de água e para obter mais informações sobre os próprios sistemas, consulte o Manual de proteção contra incêndio da NFPA , Capítulo 16-8.