Gás inerte Inergen

Descrição dos Sistemas de Inergen iFLOW

O sistema de gás inerte inergen iFLOW (IG 541) são projetados para suprimir incêndios que envolvem riscos de classe A, B e C. Os sistemas são projetados para inundações totais e consistem em um suprimento fixo de agente conectado a um sistema de tubulação com bicos para direcionar o agente inerte para um risco fechado. O gás inerte apaga os incêndios diminuindo o conteúdo de oxigênio abaixo do nível que suporta a combustão. Em termos simples, se o conteúdo de oxigênio da atmosfera for reduzido para um nível abaixo de 15%, a maioria dos combustíveis comuns não queima.

Como exemplo, um sistema de gás inerte reduzirá o conteúdo de oxigênio de 20,9% para aproximadamente 12,5%, enquanto aumenta o conteúdo de dióxido de carbono de 0,03% para cerca de 3,0%. O aumento no conteúdo de dióxido de carbono aumenta a taxa de respiração de um indivíduo e a capacidade do corpo de absorver oxigênio, permitindo que o corpo compense o menor teor de oxigênio.

Os sistemas de gás inerte inergen (IG 541) são particularmente valiosos na extinção de incêndios em recintos contendo riscos ou equipamentos onde um meio limpo, eletricamente não condutor é essencial ou onde a limpeza de espuma, água ou pó seria problemática.

Propriedades

Sob condições normais, o gás inerte INERGEN (IG 541) é incolor e inodoro, com uma densidade semelhante à do ar.

Não se decompõe quando sujeito ao calor de um incêndio, evitando produtos perigosos, mas deve-se reconhecer que em uma situação de incêndio, os produtos de decomposição do próprio fogo, especialmente o monóxido de carbono, a fumaça e o calor criarão um risco no compartimento protegido e o nível reduzido de oxigênio que ocorre em uma situação de incêndio pode diminuir o nível resultante abaixo do calculado somente a partir da descarga do agente.

A especificação a seguir se aplica ao agente.

  • Pressão (sistema 300 bar) 295 bar – 300 bar a 15 ° C
  • Pressão (sistema de 200 bar) 195 bar – 200 bar a 15 ° C
  • Umidade máxima de 12 ppm

Tolerância de enchimento

INERGEN iFLOW - Gás inerte para supressão de incêndio  Screenshot 12

Segurança

O gás inerte INERGEN (IG 541) reduz simultaneamente a concentração de oxigênio em um compartimento e aumenta a concentração de dióxido de carbono.

O design adequado e seguro do sistema exige que a concentração do design do agente caia dentro de uma janela de design que limite as concentrações superior e inferior de oxigênio e dióxido de carbono.

O agente foi aceito para uso em espaços ocupados quando a concentração do projeto cai nessa janela.

Efeitos Fisiológicos

A tabela a seguir detalha os dados fisiológicos do agente inerte.

Dados fisiológicos:

INERGEN iFLOW - Gás inerte para supressão de incêndio  Screenshot 13

* Baseado em efeitos fisiológicos em humanos em atmosferas hipóxicas.

** Fator de inundação. (Valor aproximado com base em 20 ° C) m³ / m³.

 

Ventilação Pós-Descarga

Para permitir a ventilação do agente e / ou da atmosfera pós-incêndio, será necessário um meio de ventilação normalmente fechado com arranjos de extração, como em qualquer sistema de extinção de gases. Qualquer ventilação mecânica fornecida não deve fazer parte do sistema de ventilação normal. Os controles do sistema de ventilação devem estar fora do compartimento protegido e devem ser operados com chave. Em algumas circunstâncias, os meios de ventilação normalmente fechados podem ser fornecidos por portas e janelas.

Barulho

A descarga de um sistema de gás inerte pode causar ruído alto o suficiente para ser surpreendente, mas normalmente insuficiente para causar lesões traumáticas.

Turbulência

Uma descarga de alta velocidade dos bicos pode ser suficiente para desalojar objetos substanciais diretamente no caminho da descarga. A turbulência geral no gabinete pode ser suficiente para mover objetos leves, papel não garantido etc. As telhas do teto nas proximidades dos bicos devem ser presas no lugar para evitar que sejam desalojadas durante a descarga.

Visibilidade

Sob condições normais, um agente de gás inerte não reduzirá a visibilidade no gabinete protegido. No entanto, em uma situação de incêndio, especialmente onde grandes quantidades de fumaça são produzidas, é provável que a descarga do agente produza algum deslocamento dessa fumaça ao redor do gabinete e isso pode reduzir a visibilidade em algumas circunstâncias.

Determinação da quantidade de agentes

Antes de iniciar o design de qualquer sistema iFLOW, o designer deve ter, no mínimo, os seguintes detalhes:

1. Dimensões do gabinete.

2. Detalhes específicos do perigo, como tipos de combustível, produtos químicos,

carga excessiva de fogo, etc.

3. As temperaturas mínima e máxima do perigo

gabinete.

4. Altura do recinto acima (ou abaixo) do nível do mar.

5. Confirmação da integridade do espaço protegido.

6. Detalhes do sistema de ventilação.

7. Ocupação prevista do recinto.

8. Localização do recipiente de armazenamento (de preferência, deve estar fora do compartimento protegido), mas não deve ser exposto a intempéries ou outros riscos potenciais. O carregamento do piso também deve ser levado em consideração.

 

 

Ligue e conte com o mais confiável e eficiente distribuidor para: 

Sistemas Inergen iFLOW, gás inerte, IG 541

Para mais informações sobre como estabelecer contato com o melhor distribuidor, ligue para a Elfire no seguinte número: (11) 3280.8097. Caso prefira, escreva para: contato@elfire.com.br, Somos:

  • Sistemas Inergen iFLOW, gás inerte, IG 541 para empresas;

  • Sistemas Inergen iFLOW, gás inerte, IG 541  para Data Centers;

  • Sistemas Inergen iFLOW, gás inerte, IG 541  para galpões;

  • Sistemas Inergen iFLOW, gás inerte, IG 541  para edificios;

  • Sistemas Inergen iFLOW, gás inerte, IG 541  para comercio;

  • Sistemas Inergen iFLOW, gás inerte, IG 541  para Museus;

  • Sistemas Inergen iFLOW, gás inerte, IG 541  para hospitais;

  • Sistemas Inergen iFLOW, gás inerte, IG 541  para Embarcações;

  • Sistemas Inergen iFLOW, gás inerte, IG 541  para Mineradoras;

  • Sistemas Inergen iFLOW, gás inerte, IG 541  para turbinas eólicas;
  • Para saber mais clique neste link: https://www.marcioferreira.eng.br/
  • Para outras informações clique neste link: https://www.elfire.com.br/