O que são saídas de emergência  ? Cópia de Saidas 1

O Que São Saídas De Emergência ?

Para descobrimos o que é uma saída de emergência precisamos entender seu objetivo e como são dimensionada, esses são os principais pontos para uma saída de emergência,  que em uma projeto ou plano de emergência uma saída mal dimensionada pode colocar dificultar a evacuação e deixar em situação de risco todas as pessoas que estiverem em situação de panico.

Há no Brasil uma certa confusão e as pessoas sempre pensam que a saída de emergência é somente uma porta especial, mas na verdade qualquer porta é uma saída de emergência, não apenas esta porta, mas todos os seus caminhos, como corredores e escadas.

Na maioria das vezes que fui explicar o projeto para o dono da edificação ele ou seus gestores de segurança não sabiam disso, percebi que esse era um assunto que deveria escrever para ajudá-los a protegerem suas edificações e principalmente as pessoas que pensam estar protegidas em seu interior.

O Objetivo da Saída De Emergência

A definição dada segundo a NBR 9077 da ABNT, fala que é o caminho contínuo, devidamente protegido, a ser percorrido pelo ocupante da edificação (em caso de incêndio ou outro sinistro) até atingir a via pública ou espaço aberto protegido do incêndio.

As saídas de emergência são exigidas para todas as edificações, instalações e locais de riscos, todo prédio que é ocupado por pessoas é obrigado a ter a facilidade de evacuação onde permite que em caso de incêndio e pânico a população abandone a edificação em segurança.

Rota de fuga também é um nome muito utilizado pelos profissionais de segurança o qual são os possíveis caminhos para a população sair de maneira planejada e de uma forma segura do prédio em questão, a mesma deve ser sinalizada, iluminada e livre de obstáculos, como por exemplo, mercadorias e móveis.

Encontrando o objetivo descrito na norma vamos perceber como deve funcionar uma saída de emergência, encontramos no texto retirado da Instrução Técnica 11/2019 -SP  que o objetivo é estabelecer os requisitos mínimos necessários para o dimensionamento das saídas de emergência, para que sua população possa abandonar a edificação, em caso de incêndio ou pânico, completamente protegida em sua integridade física e permitir o acesso de guarnições de bombeiros para o combate ao fogo ou retirada de pessoas, atendendo ao previsto no Regulamento de Segurança contra incêndio e áreas de risco.

Vamos simplificar ainda mais:

O objetivo é aplicar os requisitos ou dimensionamentos mínimos em escadas, corredores e portas, para que sua população possa abandonar a edificação, com segurança, além disso deve permitir que o corpo de bombeiro também acesse o prédio para realizar o trabalho de salvamento e preservação da edificação em meio a um incêndio.

Como falei toda porta e seus caminhos são saídas de emergência e isso é uma das medidas mais importantes no projeto de combate a incêndio, podemos falar que a missão da proteção contra incêndios e pânico é salvar vidas e patrimônio, e o dimensionamento das saídas de emergência é o principal elemento para o 1° item desta missão. É muito importante as pessoas entenderem, pois isso garante a segurança da vida de uma pessoa ou de uma multidão.

Como é Dimensionado Uma Saída de Emergência

 Os dimensionamentos são regulamentados pelas normas de segurança contra incêndio (No Brasil temos uma legislação independente onde cada estado tem a sua legislação própria, alguns Estados tem uma legislação bem antiga e outros mais avançada, é normal todos os Estados copiarem as normas de São Paulo por pensar que são os mais desenvolvidos mas atualmente o Estado do Pará está bem a frente como o melhor código e as Normas de Segurança Contra Incêndio Mais Avançada, você deve verificar qual a legislação vigente em seu Estado)

As larguras mínimas das saídas de emergência exigidas pela norma na maioria dos casos são:

Portas de 80cm

Corredores e Escadas 1,10m

Estes valores são baseados no tamanho do ombro humano chamamos isso como o termo técnico de uma unidade de passagem = 55cm. Estes tamanhos mínimos são normalmente o dobro, ou seja, o tamanho possível para passar 2 pessoas uma ao lado da outra. O desenho abaixo ilustra bem isso:

O que são saídas de emergência  ? Imagem 2

Cabe ressaltar você deve conferir a norma do seu Estado para as Saídas de Emergências para confirmar esses tamanhos, siga a devida norma ou instrução, pois serão elas que darão parâmetros para a análise técnica do projeto elaborado.

O que são saídas de emergência  ? Imagem 3

Normas:

INSTRUÇÃO TÉCNICA Nº. 11/2019 – Saídas de Emergência, Estado de São Paulo; 

NBR 9077/2001 – Saídas de emergência em edifícios, Nacional;

As normas citadas acima, são as mais comuns usadas que tratam sobre as saídas de emergência, estabelecendo todos os requisitos mínimos necessários para o seu dimensionamento, garantindo que em caso de incêndio a população consiga abandonar o local em segurança.

Tudo na área de incêndio, cada proteção tem um objetivo que precisa ser quantificado eles.

São os requisitos básicos ou mínimos exigidos pela legislação ou documentos normativos.

 

Vejamos por exemplo o objetivo quantificado para a saída de emergência ser bem dimensionada em uma edificação:

Deve permitir a evacuação da população do local em 1 minuto para cada pavimento, se a edificação possui 3 pavimentos, o tempo máximo de evacuação do local deve ser de 3 minutos e os tamanhos dos corredores, escadas e portas que irão determinar isso;

E como provar que a população conseguirá sair nesse tempo?

É exatamente através dos cálculos exigidos pela norma que será possível a verificação dos tamanhos ou medidas dos acessos e aberturas.

Nossa Contribuição

Bom, espero que tenha entendido o que são as saídas de emergência e a sua grande importância, o seu dimensionamento devem ser corretos pois são informações cruciais e que podem custar uma vida, espero ter contribuído com informações de qualidade, o Brasil ainda é muito carente e atrasado em informações como estas, A missão aqui é melhorar a cultura de prevenção no Brasil, que este imenso País um dia seja uma referência nesta área. 

Depois comenta aqui embaixo se tiver alguma dúvida ou feedback. Será um prazer responder. Se quiser conversar para saber mais, é só bater um papo com nossos especialistas.

Marcio Ferreira
Marcio Ferreira

Pesquisador no grupo de pesquisa em segurança contra incêndio Mestres do Fogo
Representante comercial varias empresas internacionais (importador de tecnologia de segurança de Incêndio).
Engenheiro Civil e de Combate a Incêndios - CREA nº 151671823-2
Mestre em Engenharia de Combate a Incêndios, Worcester Polytechnic Institute
Membro internacional da NFPA / SFPE / IAFSS / IAAI
CEO Centro de Projetistas de Combate a Incêndio Fire Masters Academy (Brasil)
CEO Elfire Equipamentos de Segurança (Brasil)
Diretor de Engenharia na Empresa Chamatex (Brasil)
CEO - Elfire Technology LLC (Miami - FL)
Tel: +1 (781) 796-7286

Leave a Reply

Contato

Entre em contato com um de nossos especialistas.

  • +55 (11) 3280-8097
  • contato@elfire.com.br
  • Av.Reg. Feijó.944 - Vila Formosa, São Paulo - SP,
Localização

Av. Reg. Feijó, 944 – Vila Formosa, São Paulo – SP, 03342-000

Horários

08:00  – 18.00 
Segunda – Sexta

Contato

Phone: (11) 3280-8097
Email: contato@elfire.com.br