NOVEC 1230 – Sistema de Supressão

O NOVEC 1230 é um agente limpo, listado na NFPA 2001, usado em sistemas de supressão por inundação total. O agente tem o menor impacto sobre o meio ambiente dentro todos os gases listados pela NFPA 2001, com tempo, de vida na atmosfera de apenas 5 (cinco) dias e potencial de distribuição da camada de ozônio igual a zero (ODP=0). Mesmo quando um sistema de NOVEC 1230 é descarregado, sua rápida atuação interrompe um possível impacto devastador causado por um incêndio descontrolado.

Características do NOVEC 1230

Quimicamente, o NOVEC 1230 é uma cetona fluorada – CF3CF2C(O)CF(CF3)2 – e em condições normais é um líquido pressurizado e armazenado com nitrogênio; fluido, incolor, inodoro, não condutor de eletricidade e, por não deixar resíduos, é considerado um agente “limpo”. A extinção do fogo se dá por uma combinação química e física agindo sobre a chama, não alterando significativamente a concentração de oxigênio do ambiente. O NOVEC 1230 pode ser usado em ambiente ocupados por pessoas, pois não é toxico nem causa problemas à saúde humana.

Mecanismos de Extinção

O NOVEC 1230 extingue o incêndio por resfriamento e interferência química em virtude de ser um excelente condutor térmico. O NOVEC 1230 reduz a energia térmica do incêndio a um ponto em que a reação de combustão não consegue se sustentar.

A concentração mínima utilizada como base para projeto é de 4.2% (classe A), 5.85% (classe B) e 4.2% a 6% (classe C). Com o NOAEL – No observed adverse effect level (nível de efeito adverso não observado) de 10%, margem de segurança para as áreas ocupadas.

Risco às Pessoas

A descarga de NOVEC 1230 para extinção do fogo não oferece perigo às pessoas desde que respeitados os índices de concentração citados na norma NFPA 2001.

A exposição ao agente extintor não é tóxica, mas todos os cuidados devem ser tomados para evitar a inalação de produtos da decomposição do agente extintor na presença de chama aberta e gases provenientes da própria combustão.

Propriedade do Agente Extintor

Novec 1230
Novec 1230 - 02

Quando o sistema é acionado (manual ou automaticamente), a válvula do cilindro é aberta, o gás é liberado e passa através da tubulação para ser totalmente descarregado na área protegida através dos difusores, de acordo com parâmetros e premissas adotados nos cálculos específicos do software de vazão. É um sistema de baixa pressão que permite sua utilização sem preocupações quanto a aspectos de sobrepressurização do ambiente protegido. O sistema compreende basicamente uma rede de difusores interligados por uma tubulação de aço preto Schedule 40 ao cilindro de baixa pressão correspondente.

Principais aplicações

As principais aplicações do sistema NOVEC 1230 são em salas de servidores, CPD’s, data centers, salas cofres, salas de controle, salas de telecomunicações, centros de comutação e controle, ERBs (estações radio base), salas de painéis, porões de cabos, salas de arquivos, salas de testes, torres de comando aéreo, fitotecas, bibliotecas, museus, etc.

Todos os materiais específicos pertencentes ao sistema de supressão por gás NOVEC 1230, tais como: cilindro, gás, válvula, cabeça de comando elétrica e difusores são listados pela UL e aprovados pela FM.

Componentes físicos NOVEC 1230

O Sistema de Extinção de Incêndio por Agente Limpo utiliza o Fluido de Proteção contra Incêndio 3M Novec 1230 como meio de extinção. O fluido Novec 1230 é um líquido limpo, incolor e de baixo odor, perfeitamente adequado para proteger bens de alto valor em áreas que podem ser normalmente ocupadas, em locais onde a limpeza de outros agentes é problemática, quando o espaço de armazenamento de um agente de supressão de incêndio é restrito, ou quando um agente não condutor de eletricidade é necessário. Cada sistema é composto pelos seguintes componentes:

  1. Componentes de Armazenamento do Agente: composto pelo conjunto do cilindro, que contém o fluido Novec 1230, e o suporte do cilindro, que fixa o conjunto do cilindro com segurança no lugar.
  2. Componentes de Distribuição do Fluido Agente: compostos pelos difusores usados para introduzir o fluido Novec 1230 em uma área de risco protegida juntamente com a tubulação associada usada para conectar os difusores ao conjunto do cilindro.
  3. Componentes de Arranjo: completam a instalação do sistema de supressão e são compostos pelos acessórios de conexão, pelo manômetro, pela chave supervisora de baixa pressão, pelo atuador elétrico da válvula e pelo atuador manual da válvula.
  4. Componentes de Configuração Escravo: compostos pelo atuador pneumático da válvula, pela válvula de retenção de atuação, pela válvula de alívio, pela mangueira de atuação e pelos acessórios necessários em uma configuração (escravo) com múltiplos cilindros.
  5. Componentes Complementares: incluem o comutador à pressão de descarga e a válvula de retenção do tubo coletor. Eles complementam o equipamento principal ou completam uma configuração específica de múltiplos cilindros.
  6. Painel de Controle: esse dispositivo monitora a condição do atuador elétrico, detectores, dispositivos de aviso, pressão do cilindro e de qualquer acionador manual de disparo e chave de bloqueio. Todos os dispositivos elétricos ou eletrônicos devem se conectar ao painel de controle para funcionar.
  7. Dispositivos de Detecção e Alarme: juntamente com os acionadores manuais de disparo e chaves de bloqueio maximizam a eficácia do sistema, enquanto os dispositivos sonoros e visuais de alarme alertam o pessoal quanto às condições de alarme.

Layout Típico do Sistema de Agente Limpo

Sistema Novec 1230

Componentes do Cilindro NOVEC 1230

Cilindro Novec 1230
Tabela cilindro Novec 1230
Cabeça de comando elétrica Novec 1230
Tabela cilindro Novec 1230 continuação

Difusores

Os difusores (4, 6 ou 8 portas) são usados para distribuir uniformemente o fluido Novec 1230. Eles são testados quanto ao desempenho para assegurar que o agente seja descarregado dentro de 10 segundos e seja adequadamente dispersado por toda a área protegida. A altura máxima para instalação do difusor em um espaço protegido é de 18 pés e 4 pol. (5588 mm) por camada de difusor. Camadas adicionais são necessárias para alturas maiores que 18 pés e 4 pol.

Difusor Novec 1230
Difusor Novec 1230 360 e 180
Difusor Novec 1230 90

Contato

Entre em contato com um de nossos especialistas.

  • +55 (11) 3280-8097
  • contato@elfire.com.br
  • Av.Reg. Feijó.944 - Vila Formosa, São Paulo - SP,
Localização

Av. Reg. Feijó, 944 – Vila Formosa, São Paulo – SP, 03342-000

Horários

08:00  – 18.00 
Segunda – Sexta

Contato

Phone: (11) 3280-8097
Email: contato@elfire.com.br