Sistema Fixo de Combate a Incêndio por Espuma

A espuma utilizada no sistema fixo de combate a incêndio por espuma é uma massa de densidade mais baixa do que a gasolina, óleo e a água. É formada através da mistura de “líquidos geradores de espuma” LGE, ar e água, geralmente na proporção de 1%, 3% ou 6%. Essa solução, quando misturada com o ar aspirado resulta na espuma que flui sobre as superfícies dos combustíveis.
Saiba mais sobre o LGE em:
Em incêndios classe A (sólidos inflamáveis), a mesma contribui no combate devido a sua aderência ao material em chamas. Por conta da sua baixa densidade, consegue se espalhar no produto em combustão e se aderir, fazendo com que o material seja resfriado, impedindo seu contato com o ar, vedando os vapores combustíveis voláteis e assim controlando o fogo através da manta contínua que é formada sobre a superfície ardente.
TAXA DE EXPANSÃO DA ESPUMA
A taxa de expansão é a proporção de espuma gerada, a partir de um volume de solução. Ou seja, a quantidade final de espuma expandida por meio de um dispositivo de formação de espuma. Tendo essa relação em vista, as espumas são classificadas em três faixas de expansão:
Baixa: Expansão de até 20:1 (volume final até 20 vezes o volume da solução).
Características: bolhas finas, resistente a chamas, alto peso, estanque ao gás e evita reignição.
Saiba mais sobre fontes de ignição:
Aplicação: eficiente para controle e extinção de incêndios causados por líquidos inflamáveis de classe B. Também é utilizada com sucesso nos incêndios classe A.
Média: Expansão de 20:1 a 200:1 (volume final até 200 vezes o volume da solução).
Características: bolha fina e úmida, ou bolha grossa “seca”, baixo peso e grande volume.
Aplicação: A espuma com expansão entre 30:1 e 55:1 produz uma cobertura perfeita para o vapor mitigante ou químico altamente reativos quando em contato com água e orgânicos de baixa fervura.
Alta: de expansão de 200:1 a 1000:1 (volume final até 1000 vezes o volume da solução).
Características: pouco peso, composta com uma quantidade maior de ar, bolhas grossas e seco.
Aplicação: para incêndios em espaços confinados. É um tipo de espuma sintética, detergente, utilizada em espaços fechados como porões, minas e navios.
Projeto de sistema fixo de combate a incêndio por espuma:
O projeto de sistema fixo de combate a incêndios por espuma deverá ser feito por um profissional/empresa especializado(a), para que o mesmo seja dimensionado e elaborado com estudo preliminar e um gerenciamento de risco apropriado de acordo com as normas vigentes que atenda às necessidades da edificação.
FAÇA SEU PROJETO CONOSCO
A empresa Elfire hoje tem simplificado tudo no gerenciamento de proteção de incêndios, um processo muitas vezes confuso e burocrático para as empresas em todo o Brasil.
Trabalhamos com todos os tipos de AVCB, Projeto de incêndio e SPDA do básico ao mais avançado, visando o melhor custo benefício e mantendo o nível de proteção contra incêndios.
Todos os nossos projetos são desenvolvidos com base nas normas técnicas vigentes, nacionais e internacionais, visando tanto proteção, quanto economia para o cliente, em uma análise de risco detalhada sob medida para cada situação.
Elfire é uma empresa internacional, especializada em engenharia de incêndios, situada nos Estados Unidos e no Brasil, com experiência de defesa e soluções críticas para empresas e riscos especiais em mais de 300 projetos.
A empresa conta também com mais de 100 projetistas em todo o Brasil, liderados pelo CEO Marcio Ferreira, mestre em engenharia de incêndios.
Para saber mais sobre o sistema fixo de combate a incêndio por espuma clique no link abaixo:
https://www.marcioferreira.eng.br/
Para outras informações clique neste link: https://elfire.com.br/