Boate kiss Grey Circles Gaming Youtube Channel Art

Incêndio na Boate kiss

Hoje, dia 27 de janeiro fazem 7 anos que o 2° maior incêndio do Brasil e o 3° mais fatal da história tem acontecido.

Para os profissionais que trabalham diretamente na área ou tem sua profissão relacionada a prevenção de incêndios é momento e oportunidade para uma das mais importantes reflexões.

Fatos do incêndio da boate kiss: 

  • 242 vidas de jovens perdidas
  • Outras 680 pessoas feridas 
  • Centenas de famílias despedaçadas pelo trauma 
  • Impunidade sobre os responsáveis pela segurança do local e os que causaram a tragédia.

Em minha análise gostaria de destacar coisas em minha experiência:

Não é a primeira vez que vemos um caso semelhante e do mesmo jeito ter acontecido na história, a boate Station 100 pessoas mortas e a Boate Coconut 492 mortas, foram outras grandes tragédias anteriores a nossa com grandes lições a serem aprendidas mas deixamos de fora de nossos treinamentos básicos e dos nossos programas de segurança. 

Uma outra coisa que penso e que comento quando falo da kiss é se tivesse acontecido em outros Estados do Brasil há grande chance que teria sido pior, uma vez que os Estados do Sul tem uma cultura com menos jeitinhos brasileiro, um código de segurança contra incêndios atualizado, e uma boa estruturação em emergência. Resultando em um dos Estados que têm uma das melhores estruturas mas quem nem assim esconde a imensa fragilidade da segurança contra incêndio no Brasil.

Mesmo que todo movimento após a tragédia gerou repercussões de leis.

A Lei kiss focando sua preocupação em reunião de público e e sobre abrindo portas para o desenvolvimento científico a área de incêndios virou área científica.

PDF

http://www.sice.oas.org/SME_CH/BRZ/Lei_13_425_2017_p.pdf

Mudanças bem tímidas mas um passo em frente. 

Vamos lembrar também das 5 coisas fundamentais para área que precisam acontecer

  • Um código nacional, cada estado hoje tem seu próprio código de prevenção e comumente defasado das tecnologias de prevenção atuais, algo que vem se arrastando e atrapalhando tudo na área sem explicação.

(cada legislação exige um processo diferente para a segurança contra incêndio trazendo a cada Estado a necessidade de equipe de criação de normas e de instruir a população, muitas funções desnecessárias diante de muita confusão, falta de preparo e número insuficiente dos responsáveis, o simples copiar o código de São Paulo, hoje os códigos mais atualizados seria a solução)

  • Copiar e adotar as NFPA’s ou normas internacionais de países mais desenvolvidos fruto de série de estudos e validações bilionarias. (os detectores independentes mencionados que poderiam ter salvo a vida dos jovens e uma série de melhorias em nível de estrutura vem deste importante item)
  • Promulgação de informações e cursos desde pré-escolas a cursos de engenharia contra incêndios, temos um sério problema de cultura prevencionista (conscientização em prevenção em vez de remediação) e uma incrível falta de profissionais preparados para trabalharem na área.
  • A certificação de produtos da área de incêndios, muitos produtos, não possuem nem a mínima normatização de qualidade definidas por exemplo pelo Inmetro.
  • Registro dos números de incêndios em todo o Brasil, hoje não é divulgado ou registrado os incêndios nas corporações, este números são a base de decisões com inteligência para toda a área, não são discutidos e não aprendemos a lição com os incêndios passados 

Conclusão

O incêndio na Boate kiss foi:

Um dos atos de grande irresponsabilidade empresarial guiado pela cobiça $$ se transformou em destruição e assassinato em Santa Maria por aplicarem o teto isolamento com material barato e inflamável a base de petróleo em um salão escuro sem porta de emergência e seguranças impediam a saída de quem não pagasse a conta atração da noite era um fogareiro da banda e a boate virou um ferro no terminal

Só agora 7 anos depois temos ainda réus em liberdade o dono da boate o articulador do crime se beneficiado com julgamento na capital e diante dessa tragédia os familiares lutando contra a perda e buscando justiça pelos 242 mortos em meio a latência e lentidão da Justiça.

Para saber mais clique neste link: https://elfire.com.br/

Para saber mais sobre o caso clique no link abaixo:

https://pt.wikipedia.org/wiki/Inc%C3%AAndio_na_boate_Kiss