Sistema Fixo de Combate a Incêndio por Espuma

Sitema fixo de combate a incêndio por espuma, sistema de proteção por espuma, espuma.

A espuma utilizada no sistema fixo de combate a incêndio por espuma é uma massa de densidade mais baixa do que a gasolina, óleo e a água. É formada através da mistura de “líquidos geradores de espuma” LGE, ar e água, geralmente na proporção de 1%, 3% ou 6%. Essa solução, quando misturada com o ar aspirado resulta na espuma que flui sobre as superfícies dos combustíveis.

Saiba mais sobre o LGE em:

Em incêndios classe A (sólidos inflamáveis), a mesma contribui no combate devido a sua aderência ao material em chamas. Por conta da sua baixa densidade, consegue se espalhar no produto em combustão e se aderir, fazendo com que o material seja resfriado, impedindo seu contato com o ar, vedando os vapores combustíveis voláteis e assim controlando o fogo através da manta contínua que é formada sobre a superfície ardente.

TAXA DE EXPANSÃO DA ESPUMA

A taxa de expansão é a proporção de espuma gerada, a partir de um volume de solução. Ou seja, a quantidade final de espuma expandida por meio de um dispositivo de formação de espuma. Tendo essa relação em vista, as espumas são classificadas em três faixas de expansão:

Baixa: Expansão de até 20:1 (volume final até 20 vezes o volume da solução).

Características: bolhas finas, resistente a chamas, alto peso, estanque ao gás e evita reignição.

Saiba mais sobre fontes de ignição:

Aplicação: eficiente para controle e extinção de incêndios causados por líquidos inflamáveis de classe B. Também é utilizada com sucesso nos incêndios classe A.

Média: Expansão de 20:1 a 200:1 (volume final até 200 vezes o volume da solução).

Características: bolha fina e úmida, ou bolha grossa “seca”, baixo peso e grande volume.

Aplicação: A espuma com expansão entre 30:1 e 55:1 produz uma cobertura perfeita para o vapor mitigante ou químico altamente reativos quando em contato com água e orgânicos de baixa fervura.

 Alta: de expansão de 200:1 a 1000:1 (volume final até 1000 vezes o volume da solução).

Características: pouco peso, composta com uma quantidade maior de ar, bolhas grossas e seco.

Aplicação: para incêndios em espaços confinados. É um tipo de espuma sintética, detergente, utilizada em espaços fechados como porões, minas e navios.

Projeto de sistema fixo de combate a incêndio por espuma:

O projeto de sistema fixo de combate a incêndios por espuma deverá ser feito por um profissional/empresa especializado(a), para que o mesmo seja dimensionado e elaborado com estudo preliminar e um gerenciamento de risco apropriado de acordo com as normas vigentes que atenda às necessidades da edificação. 

FAÇA SEU PROJETO CONOSCO

 A empresa Elfire hoje tem simplificado tudo no gerenciamento de proteção de incêndios, um processo muitas vezes confuso e burocrático para as empresas em todo o Brasil.

 Trabalhamos com todos os tipos de AVCB, Projeto de incêndio e SPDA do básico ao mais avançado, visando o melhor custo benefício e mantendo o nível de proteção contra incêndios.

 All our projects are developed based on the technical standards in force, both national and international, aiming at both protection and savings for the client, in a detailed risk analysis tailored to each situation.

 Elfire é uma empresa internacional, especializada em engenharia de incêndios, situada nos Estados Unidos e no Brasil, com experiência de defesa e soluções críticas para empresas e riscos especiais em mais de 300 projetos.

The company also has over 100 designers throughout Brazil, led by the CEO Marcio Ferreira, mestre em engenharia de incêndios.

Para saber mais sobre o sistema fixo de combate a incêndio por espuma clique no link abaixo:

https://www.marcioferreira.eng.br/

For further information click on this link: https://elfire.com.br/